JOVEM PAN PENÁPOLIS

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

19/03/2020

Coronavírus

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está mudando a rotina das pessoas no mundo todo, e no Brasil e em Penápolis, particularmente, também não é diferente. As medidas drásticas visando o isolamento social é para poder dar condições para que o sistema de saúde, seja público ou particular, tenha condições de atender aos pacientes infectados. É muito grave a situação, e ainda tem gente que acha que é excesso de alarde e que esse vírus não é tão perigoso assim. É preocupante sim, e devemos todos colaborar para evitar centenas e até milhares de mortes. Nesta quarta-feira a cidade contabilizou 9 casos suspeitos, contra 4 do dia anterior.

 

Pânico

O excesso de informações acaba gerando pânico na população. Porém, informação confiável é essencial para orientar, informar e ajudar a prevenir. Há muita desinformação circulando principalmente nas redes sociais. As pessoas precisam se conscientizar e buscar se informar através de sites oficiais ou veículos de comunicação confiáveis. No âmbito local, nossa equipe do jornal INTERIOR está fazendo uma belíssima cobertura, com ampla divulgação do que ocorre nesta luta contra o Covid-19 em Penápolis e comarca.

 

Pico

Os alertas dos especialistas no assunto, dão conta de que o pico do Covid-19 será entre os meses de abril e maio. Portanto, ainda estamos longe de um grave problema que já atingiu uma contaminação coletiva. Os reflexos para a economia são os piores possíveis, pois parando ou diminuindo serviços e produção, a maioria das indústrias e comércio não vai suportar. Isso também é preocupante, em que pese a atenção prioritária (e correta) de salvar vidas.

 

Restrições 1

No âmbito governamental as medidas estão sendo mais drásticas, e vão tomando corpo a cada dia, mediante avaliação do crescimento e riscos da pandemia do novo coronavírus. Além do ensino fundamental, também as creches e pré-escolas serão fechadas ao atendimento a partir da próxima semana. Também haverá a paralisação do Transporte Coletivo Municipal a partir de segunda-feira, 23. A Prefeitura de Penápolis fará ainda a suspensão do atendimento ao público a partir desta segunda. Os serviços serão mantidos internamente. Outros detalhes estão sendo finalizados até a publicação do novo decreto.

 

Restrições 2

Será recomendada ainda a restrição de circulação de público em geral em locais como shoppings centers, igrejas, templos, clubes sociais, centros empresarias, comerciais, academias de ginástica, praças, bares, salão de festas e similares. Também deverão ser evitadas aglomerações em festas de aniversários, casamentos e afins. Todas essas medidas são tomadas seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

 

Agentes

O secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, informou que Penápolis tem 84 agentes comunitários de saúde distribuídos em 13 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) Destes, 70 estão atuando efetivamente, e outros afastados por problemas diversos. Para suprir a demanda, 14 novos agentes estão sendo convocados para reforçar as equipes. O secretário anunciou a abertura de concurso público para contratar 23 agentes administrativos para suprir a demanda na Secretaria de Saúde. Ainda com relação aos agentes comunitários, todos os agentes passarão a operar tablets cadastrando imediatamente as informações coletadas em campo.

 

Financiamento

Por outro lado, a vida continua, na medida do possível. A administração municipal firmou um novo contrato com o Banco do Brasil para troca da iluminação pública de praças públicas. O financiamento é de R$ 1,4 milhão, que após o período de carência de 06 meses, o principal da dívida será pago em 54 prestações mensais e sucessivas e iguais, vencendo-se a primeira prestação em 10 de outubro de 2020 e as demais todo dia 10.

 

Ruído

E não é somente em cima de terrenos baldios e obras realizadas que o setor de Fiscalização de Obras e Posturas tem agido em Penápolis. Na semana passada, foi publicada uma Notificação contra uma igreja evangélica, no bairro Atlântica, que estaria causando incômodo por conta do alto volume do som. Se não eliminar o ruído, será aplicada multa.

 

Contradição

Defendendo-se de críticas de um vereador da bancada do PSD, quanto ao financiamento de R$ 11 milhões junto ao programa Desenvolve SP, para investimentos em obras de pavimentação e recape asfáltico, que segundo ele a administração deveria pensar na saúde da população, o prefeito Célio de Oliveira (sem partido) disse que o tal parlamentar é o campeão dos pedidos de recape por meio de requerimentos e indicações. O prefeito chamou o vereador de populista e contraditório.

 

Mensagem

Quando não podemos mais tocar na smãos de ninguém, podemos tocar as almas uns dos outros com músicas, orações e sentimentos elevados. É no meio da crise que a vida renasce e tudo ganha um novo sentido. Obrigado pela leitura e até a próxima. Muita Luz. Paz e Bem!

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações