BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Prefeitura de Alto Alegre endurece medidas e proíbe atividades religiosas presenciais

Região

Decreto ainda determina fechamento de espaços públicos

Alto Alegre é o 4º município da microrregião a anunciar medidas restritivas

Alto Alegre é o 4º município da microrregião a anunciar medidas restritivas. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Prefeitura de Alto Alegre publicou na quinta-feira (10), decreto endurecendo as medidas restritivas em decorrência da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. O documento, assinado pelo chefe do Executivo, Carlinhos Sussumi (MDB), informa que as ações, de caráter temporário e excepcional, terão vigência a partir da próxima segunda-feira (14) e irão até o dia 27.

Quem descumprir, poderá ser penalizado, além do pagamento de multa, que varia de R$ 290,90 – para pessoa física – a R$ 2.909 – pessoa jurídica -, que serão revertidas para o financiamento das ações contra a doença. Dentre as medidas, os espaços públicos, como as praças, academias ao ar livre, Centro de Lazer do Trabalhador, parque infantis, entre outros, serão interditadas para evitar aglomerações.

Áreas de lazer, sociais e salões de festas serão fechadas. Atividades presenciais em templos religiosos, como missas e cultos, estarão proibidas durante o período. Estão autorizadas as “lives”, com limitação de até cinco pessoas no ambiente, para auxílio às transmissões pelas redes sociais.


COMÉRCIO

Ainda conforme o decreto, o atendimento ao público para as demais atividades permitidas na fase vigente do Plano São Paulo é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados das 8h às 14h. Aos domingos, deverão manter-se fechados. O toque de recolher acontecerá todos os dias, das 19h às 5h. Farmácias poderão funcionar de segunda à sábado até às 20h e, aos domingos, até às 12h.

Os postos de combustíveis atenderão no mesmo horário, porém, aos domingos, até às 17h, apenas para abastecimento de veículos, sendo proibida a venda de qualquer produto. Os bares e depósitos de bebidas poderão atuar de segunda à sexta, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 14h, apenas na modalidade drive-thru, sendo proibido o acesso ao público nestes estabelecimentos.

Das 17h às 22h, assim como eles, os restaurantes, lanchonetes e similares só poderão atender os clientes por delivery. Por prazo indeterminado, a realização de eventos particulares estão suspensas, bem como o consumo de bebida alcoólica em vias e espaços públicos das 17h às 5h. O estabelecimento que descumprir as normas, além da multa, poderá ter a suspensão do alvará de funcionamento por até 90 dias e, em caso de reincidência, a cassação definitiva do documento.


CIDADES

Alto Alegre é o 4º município da microrregião a endurecer medidas. Antes, o prefeito de Glicério, Ildo de Souza (PSDB), colocou a cidade na Fase Vermelha – a mais restritiva -, proibindo uma série de atividades. Heitor Verdú (Podemos) e Rogélio Cervigne Barreto (DEM), de Braúna e Luiziânia, respectivamente, também publicaram decretos.

Dentre as ações impostas, está o atendimento nas modalidades delivery e drive-thru de alguns setores do comércio, o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais, proibição de reuniões, eventos esportivos e religiosos, além da interdição de espaços públicos, como praças.

Na quinta-feira (10), os chefes dos Executivos se reuniram e, durante o encontro, decidiram que intensificarão a fiscalização em seus municípios, com o objetivo de conter o avanço de casos positivos e mortes pela Covid-19. Os trabalhos serão feitos por meio dos fiscais de posturas e Vigilância Sanitária das cidades, contando com o apoio da Polícia Militar e do Tiro de Guerra.

Segundo o que foi apurado, a chance de haver um lockdown regional é mínimo para não onerar ainda mais o comércio. No entanto, essa possibilidade não foi descartada, caso alguns comerciantes - especialmente donos de bares e lanchonetes - não cumpram as recomendações do Plano São Paulo, do governo estadual, como atenderem presencialmente até às 21h e com capacidade de 40%.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.