JOVEM PAN PENÁPOLIS

Colunistas

home

Jogo Aberto

Célio José de Oliveira

Publicado às quartas-feiras

23/10/2019

PENÁPOLIS

Penápolis completa 111 anos depois de amanhã com motivos para comemorar uma evolução que só não enxerga quem não quer. A cidade vem avançando e se consolidando como uma das melhores do Estado conforme indicadores que são fornecidos por organismos governamentais, especialmente na última década nas áreas de segurança pública, saúde e educação.

 

PENÁPOLIS II

Evidente que a cidade pertence a um país que tem desafios no combate principalmente a geração de empregos e oportunidades. Aqui não é ilha, naturalmente, mas lamentavelmente assistimos a um movimento que quer depreciar todo o trabalho que a nossa administração tem procurado fazer. Os números do emprego de 2019 são positivos em Penápolis, conforme o Caged, mas preferiram estender o período de análise de alguns meses de 2018 quando existiram demissões mais acentuadas. O cenário não é o ideal, mas as perspectivas são excelentes, com a chegada da Usina Aliança, Bonolat e a volta do crescimento da Midori, só para citar alguns exemplos.

 

EQUILÍBRIO

O próprio setor público acabou fazendo ajustes importantes, implantando um programa de demissão voluntária que reflete nas estatísticas, porém é preciso passar para a população o quanto foi importante o equilíbrio nas contas públicas, com o enxugamento da folha de pagamento sem prejuízos no atendimento para a comunidade. A Prefeitura de Penápolis estava comprometendo 55% das receitas com folha e hoje trabalha abaixo de 50%. Isso não é destacado por parte de meios de comunicação porque não interessa falar sobre coisas positivas.

 

CANTEIRO DE OBRAS

Com todas as dificuldades da Prefeitura, ocasionadas principalmente pelos precatórios milionários a que fomos submetidos, temos procurado administrar a cidade com eficiência administrativa e equilíbrio das contas públicas. Estamos projetando os próximos 60 dias como muito difíceis diante de compromissos obrigatórios e uma queda na arrecadação que se acentua, porém mantemos a crença que tudo vai dar certo no final. Temos várias obras em andamento na cidade e outras para iniciar projetando um 2020 de realizações e conquistas.

 

CANTEIRO DE OBRAS II

A inauguração do novo Parque Santa Leonor, marcada para o dia 25 de Outubro, ocorrerá com diversas atrações e eventos a partir das 8 da manhã, culminando com shows e descerramento de placa por volta das 18h30, quando já estará acionado o novo sistema de iluminação feito pela Prefeitura de Penápolis. Além da iluminação com lâmpadas de led, o local recebeu desassoreamento das lagoas, troca da pista de caminhada por bloquetes inter-travados,  reforma da ciclovia, poda alta das árvores, construção de um pergolado de madeira para uma área de convivência.

 

EMENDA

Uma boa parte do que foi investido no Santa Leonor veio da emenda parlamentar conquistada junto ao deputado federal Paulinho da Força, em trabalho feito pelo vereador Rubinho Bertolini e do sindicalista Cristiano Alves, no valor de 300 mil reais. A Prefeitura colocou mais 150 mil para revitalizar o local que, sem dúvida, se transforma num dos cartões postais mais lindos da cidade.

 

GALERIAS

As obras de galerias no bairro Jardim atingem agora sua etapa final com os ramais sendo trazidos até Augusto Pereira de Moraes, entre a Eduardo de Castilho e Av. Santa Casa e ainda Cunha Cintra, Olsen, chegando até a Fernando Ribeiro de Barros. É uma obra importante que acabará com os alagamentos que ocorriam defronte o Clube Penapolense e no Posto Caneco de Ouro, pela Luiz Osório. Os transtornos são inevitáveis porque aquela máxima de “não se faz omelete sem quebrar ovos”, mas no final os benefícios são imensos para a comunidade. Terminada a implantação dos tubos então será feito todo recapeamento dos trechos, sendo que em um deles haverá troca de pavimento (na Eduardo de Castilho, entre a Jorge Carui e Augusto Pereira de Moraes).

 

CRECHE

Também uma outra obra acelerada é a nova creche do Gimenes- Benone com 90% executada. Restam pintura e acabamentos finais para que tudo esteja pronta para inauguração, que deverá ocorrer em Janeiro. São 120 novas vagas que serão criadas no serviço de creche e pré escola e que vão ajudar a diminuir a demanda existente pelo serviço.

 

ASFALTO

A Viamari ganhou o processo de licitação para a implantação da capa asfáltica da Irmãos Torrezan, com a base já pronta, e prolongamento da Guilherme Lang, em fase de guias e sarjetas e preparação da base. A capa em CBUQ deverá ser colocada nos próximos dias quando será emitida a ordem de serviço. São quase 600 mil reais só de capa, sendo que a obra toda ultrapassará a casa de1 milhão e meio de reais. Vem aí uma nova Irmãos Torrezan e Guilherme Lang, região esquecida por 35 anos e que ganhou prioridade na nossa administração.

 

PRESENTE

Fomos comunicados pelo Governo do Estado que no próximo dia 4 de Novembro assinaremos em São Paulo o convênio do FID- Fundo de Interesses Difusos - no valor de quase 1 milhão de reais que serão utilizados no tão sonhado projeto de reforma do prédio da antiga Estação Ferroviária. Com obra prevista para terminar em 8 meses, o local abrigará o chamado “Atende Fácil” com a concentração de vários órgãos do Poder Público e um misto de cidadania e cultura. Vai dar uma “guinada” em toda aquela região e mais um desafio vencido pela nossa administração. Será outro cartão postal da cidade. Esta conquista teve participação direta do deputado Roquinho Barbieri.

 

EM BRASÍLIA

Estamos em Brasília ao lado do nosso vice Feltrin e dos vereadores Ziza e Roberto Delfino, além de Benoninho, presidente da Casa de Apoio de Penápolis em Barretos. Vivemos os últimos dias da formatação das emendas impositivas ao orçamento do Governo Federal do ano que vem, ou seja, é agora ou só 2021 para conquistar recursos que signifiquem melhorias na qualidade de vida da nossa população. A nossa comitiva está visitando cerca de 60 gabinetes de deputados paulistas, além dos senadores. Benoninho nos acompanha porque tem um pleito muito justo em relação a uma atividade relacionada a prevenção e combate ao câncer.

 

FRASE DO DIA

NÃO EXISTE SEGREDO. APENAS CHEGUE ANTES, SAIA DEPOIS, FAÇA MAIS DO QUE TE PEDIREM E CONFIE 100% EM SÍ MESMO.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações