FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Colunistas

home

Jogo Aberto

Célio José de Oliveira

Publicado às quartas-feiras

26/11/2019

TRISTEZA

A cidade ainda está consternada com a tragédia ocorrida sábado no Penápolis Shopping Center quando a queda de uma marquise atingiu e matou uma jovem de apenas 18 anos de idade. Kesia Aquilino Andrade tinha toda uma vida pela frente com seu esposo e filho. Infelizmente uma fatalidade ceifou a vida de uma jovem e marcou definitivamente toda família e amigos. Filha do pastor Ezequias, pessoa muito querida em nossa comunidade, o velório reuniu milhares de pessoas. Passado este momento de dor irreparável toda sociedade se volta agora para apuração dos fatos e perícias que deverão ser feitas nos próximos dias.

 

AJUSTES

O projeto de lei que transfere o Pronto Socorro para a Santa Casa de Misericórdia de Penápolis foi adiado pela Câmara Municipal com o objetivo de proceder alguns ajustes no texto, tornando-o mais claro para os vereadores e promovendo algumas mudanças no próprio contexto da mensagem. Deve ser colocado em votação, com estas alterações, na próxima segunda-feira e, em sendo aprovado, dentro do prazo pretendido pela municipalidade.

 

AJUSTES II

O fato da administração do hospital ser a mesma do Pronto Socorro (esta é a ideia central do projeto) trará a sintonia extremamente necessária na solução de casos de pacientes que necessitam, especialmente, de vagas na Santa Casa quando recebem atendimento inicial no PS. Atualmente, em que pese a boa relação existente, ainda existem algumas “divergências” que acabam sendo desgastantes no encaminhamento de pacientes de um local para o outro. Com a unificação isso, com certeza, vai acabar.

 

IMPOSSÍVEL

O que temos demonstrado é que sem este convênio com a Santa Casa fica impraticável para o município reassumir o Pronto Socorro tendo que promover concurso público para contratar 100 funcionários e prestar atendimento à população. Com muito sacrifício conseguimos trazer o índice dos gastos com pessoal para abaixo do limite prudencial estabelecido e uma das ações foi a co-gestão do PS.

 

PROLONGAMENTO

Começaram as obras de guias, sarjetas, asfalto e iluminação pública no prolongamento da Av. Maria Rita Aguirre Monteiro que dá acesso interno à empresa Bonolat. Como o funcionamento está previsto para o início do ano que vem a ideia é deixar esta alternativa de acesso pronta independente das obras de execução da Rotatória.

 

PRORROGAÇÃO

Por causa de algumas divergências entre projeto e planilha a licitação para contratação de empresa para executar a Rotatória da Bonolat foi prorrogada por 30 dias no sentido de se promover os ajustes necessários conforme a legislação preconiza. Independente da construção da Rotatória a Bonolat vai iniciar as suas atividades em Janeiro, tendo inclusive já conseguido tramitar em Brasília a liberação do SIF. Por isso é fundamental que as obras no prolongamento da Maria Rita estejam prontas até lá.

 

REGULARIZAÇÃO

A Câmara Municipal aprovou projeto de lei do Executivo que permitirá durante o mês de Dezembro que cidadãos possam regularizar registros de propriedade pagando 1% de ITBI e não 2% como é hoje. A medida deverá promover uma corrida ao município para oficializar estas transações imobiliárias porque o desconto temporário é significativo. Numa operação de 300 mil reais de imóvel o ITBI a ser pago seria de 6 mil. Com a promoção é possível acertar o imposto com 3 mil reais, ou seja, metade do valor inicial.

 

PROERD

Participamos na semana passada de formaturas de turmas do PROERD, em parceria do município com a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Cerca de 500 alunos fizeram o curso de prevenção às drogas ministrado pela destacada policial militar Ana, muito querida por todos. Os atos ocorreram no Teatro Municipal e contaram com a presença maçica dos alunos, professores, coordenadores e funcionários da Educação além, é claro, dos pais e responsáveis que superlotaram as dependências do local.

 

CRECHE

Está na reta final a obra da Creche do Gimenes-Benone que atenderá 120 crianças quando estiver funcionando no início do ano que vem. Os trabalhos estão sendo executados pela equipe da Obras-Emurpe depois que a empresa vencedora da licitação em 2017 abandonou a obra em fase inicial. Orçada em mais de um milhão e meio de reais a creche vai ajudar a diminuir a demanda reprimida de vagas e atenderá uma região em constante desenvolvimento.

 

CDHU

As casas do Vicente Berbel, conjunto habitacional da CDHU, serão sorteadas neste domingo as 14h30 no Estádio Municipal Tenente Carriço. Cerca de 4 mil pessoas finalizaram inscrição e retiraram suas senhas na semana passada. Toda uma estrutura estará montada para receber inscritos e familiares, inclusive espaço coberto e com cadeiras para idosos, gestantes e deficientes. Existe a previsão de um forte calor e sugerimos até para a CDHU que o sorteio fosse realizado no período noturno mas as regras determinam que este procedimento só pode ser feito durante o dia, com luz natural.

 

OUTRO DIA

Numa outra data a ser ainda definida pela CDHU serão sorteadas as 78 casas dos servidores públicos. Provavelmente uma semana depois ocorrerá o sorteio no Ginásio de Esportes já que a concentração será bem menor. Cerca de 400 servidores se inscreveram para as 78 unidades que estão espalhadas em alguns bairros da cidade, com predominância no Antonio Ferreira, 56 casas.

 

FRASE DO DIA

NÃO OUÇA CRÍTICA DAQUELES QUE NUNCA ENTRARAM NA ARENA. DA ARQUIBANCADA É MOLE DAR PITACO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações