JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Jogo Aberto

Célio José de Oliveira

Publicado às quartas-feiras

17/12/2019

ESTAÇÃO

Com o nosso gabinete cheio de penapolenses e com ilustres visitas assinamos na manhã da última segunda feira o convênio que vai propiciar a reforma completa do prédio da Estação Ferroviária no centro de Penápolis. Os recursos são na ordem de quase 900 mil reais do Governo do Estado, através do FID- Fundo de Interesses Difusos- ligado a Secretaria de Justiça e Cidadania. Com uma contra partida de mais de 200 mil reais do município, a reforma custará mais de 1 milhão e 100 mil reais e dará uma nova cara para aquela região.

 

ESTAÇÃO II

A batalha pela conquista desta obra começou, na verdade, ainda no nosso primeiro mandato e em 2017 logo que assumimos a Prefeitura pela segunda vez reiniciamos as conversações especialmente com o deputado Roquinho Barbieri, um dos maiores parceiros políticos do município. Foi ele quem nos levou até o coordenador do FID para incluir Penápolis na análise de outros mil projetos propostos por mais de 500 municípios paulistas. A concorrência foi grande já que o Estado contemplaria (como contemplou) 149 projetos.

 

ESTAÇÃO III

Esperamos praticamente dois anos para o grande dia da assinatura deste convênio. Foram viagens em cima de viagens para que tudo fosse concretizado. O projeto do Centro de Cidadania foi idealizado pelo arquiteto Reinaldo Morás, funcionário de carreira da Prefeitura. Ele contempla a instalação de serviços que hoje estão espalhados pela cidade como o Procon, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Posto Fiscal, Banco do Povo, Ministério do Trabalho, Casa do Artesão, além de salas de exposição de artes, salas de reuniões, sala dos conselhos, além de uma área de convivência com quiosque (a ser licitado) e shows artísticos e culturais. É um novo espaço multi-uso que revitalizará uma região que sofre com a “feiura” do prédio e presença de andarilhos e, às vezes, usuários de drogas.

 

COMÉRCIO

Por isso mesmo o comércio esteve representado pela presença de diretores- presidentes como foram os casos de Julio Galinari, Sincomércio, e Francis Arisa, ACE, além de outros comerciantes da região que, sem dúvida, serão beneficiados pelo movimento diário que o Centro de Cidadania que já estamos tratando como “Atende Fácil” vai propiciar. Além deles, estiveram presentes vereadores da base governista na Câmara, secretários, o representante do Estado, Lucas Ganga, representando o Governador Doria, o vice Rodrigo e o Secretário de Estado Marco Vinholi.

 

ROQUINHO

Um capítulo a parte, lógico, o representante do deputado Roquinho Barbieri, seu braço direito, o assessor parlamentar Jairzinho que esbanja simpatia e carisma. Jair disse, em sua fala no gabinete, que Roquinho devolvia com seu trabalho as excelentes votações recebidas na cidade em todos os 8 mandatos do parlamentar. Roquinho emplacou liberação de FID para Penápolis, Alto Alegre, Braúna, Barbosa e Avanhandava, ou seja, 80 por cento das cidades da comarca, demonstrando seu prestígio no Governo.

 

ROQUINHO II

De fato Roquinho faz um trabalho diferenciado em toda comarca, principalmente, fato enaltecido pelo prefeito de Barbosa, Paulinho, que esteve prestigiando a assinatura do FID Penápolis, retribuindo a gentileza que tivemos com ele quando da solenidade que contemplou Barbosa, 40 dias atrás. Penápolis agradece muito este carinho de Roquinho para com a cidade e seus habitantes.

 

POUPATEMPO

Comemoramos com um café da manhã na sede do Posto, localizado no Garden Shoping, os 5 anos do Poupatempo, uma grande conquista de nossa cidade efetivada em 2014, em nosso primeiro mandato. Atendendo 800 procedimentos por dia, cerca de 16 mil por mês e 180 mil por ano, o Poupatempo de Penápolis tem avaliação positiva de quase 100%.

 

POUPATEMPO II

Gerando mais de 50 empregos diretos, o Poupatempo e Novo Detran fizeram mais de 800 mil atendimentos durante estes 5 anos. São números impressionantes que comprovam que valeu muito a pena ter feito uma luta enorme para conseguir trazer para cá este benefício para a população. Afinal, se não tem unidade aqui estas milhares de pessoas teriam que se deslocar em rodovias, pagar pedágios, gastar combustível para fazerem estes procedimentos. Por isso a nossa administração, que durante 5 anos não pagou aluguel para abrigar o Poupatempo no Garden Shopping, em deferência do empresário Rafael Ferreira, não pensou duas vezes em garantir, agora com investimento de locação, o posto de Penápolis, uma exigência do Governo do Estado para os locais onde não foi construído prédio próprio.

 

ELOGIOS

A melhor decoração de Natal de todos os tempos em Penápolis. É assim que a população define as ruas e praças iluminadas para os festejos de final de ano. De fato até quem é oposição teve que se curvar diante da beleza que se verifica. A parceria Prefeitura (que entrou com a maior parte financeira), ACE e Sincomércio rendeu bons frutos e é nítido o aumento no fluxo de pessoas no comércio da cidade. Show.

 

EXPECTATIVA

Temos uma expectativa muito positiva para Penápolis no ano de 2020, último do nosso segundo mandato, no quesito geração de empregos. Senão vejamos: estão em curso duas negociações de grandes redes de supermercado muito avançadas que poderão gerar 350 novas vagas de trabalho. A Bonolat começa a funcionar, no mais tardar, em Fevereiro, tendo sido aprovado nos últimos dias o SIF e com a Prefeitura fazendo a obra do prolongamento da Rita Monteiro, independente da questão da Rotatória, cuja nova licitação se dará em 30 de Dezembro. Vai gerar pelo menos 250 empregos diretos inicialmente, podendo chegar a 500 até o final do ano.

 

EXPECTATIVA II

A Usina Aliança vai ter safra já em 2020 (Abril) com expectativa de contratar 900 funcionários entre campo  e indústria. E a última que roda pela praça e que carece ainda de confirmação: a provável volta da antiga Campestre. Com a Usina Solar tendo inauguração prevista para o início do ano e, com isso, abrindo perspectiva da chegada de novos negócios é muito boa a projeção para a cidade, que receberá ainda pelo menos mais 66 alunos de Medicina pela Funepe, girando o mercado local do ponto de vista comercial e imobiliário. Estão previstos dois anúncios de construtoras de condomínios fechados com financiamento de imóveis pela Caixa Federal que vai demandar contratação de muita mão de obra na construção civil. Enfim, é um horizonte promissor o que teremos pela frente.

 

FRASE DO DIA

O INVEJOSO É ASSIM: TE OBSERVA, CRITICA, E NO FINAL ACABA TE IMITANDO.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações