FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Colunistas

home

Jogo Aberto

Célio José de Oliveira

Publicado às quartas-feiras

28/01/2020

ROTATÓRIA

Recentemente tivemos em Penápolis a presença do governador do Estado, João Doria, que desceu no Aeroporto “Dr. Ramalho Franco” para cumprir agenda por toda região. Na ocasião fomos representados pelo nosso vice Feltrin que assumiu a Prefeitura de Penápolis por duas semanas no cumprimento de um período de descanso que pegamos. O ato de assinatura de uma ordem de serviço para as obras da Rotatória da Bonolat foi feita pelo prefeito em exercício Carlos Alberto Feltrin ao lado do próprio Governador Doria.

 

ROTATÓRIA II

A empresa penapolense Viamari, com um deságio de quase 700 mil, ganhou a licitação e já providencia o canteiro de obras. Em Fevereiro deve ocorrer o início efetivo, com previsão de 5 meses para execução final do projeto.  Paralela a construção a Rotatória a Prefeitura está terminando a implantação de guias e sarjetas no prolongamento da Avenida Rita Aguirre Monteiro. O asfaltamento da via deverá ocorrer nos próximos dias. O sistema de iluminação desta avenida também está em fase final e braços com lâmpadas de 250 watts serão instalados.

 

ZELADORIA

O DAEP montou a segunda equipe de unidade móvel de zeladoria que consiste em ações por toda cidade na questão da limpeza pública, notadamente na retirada de mato e sujeira que juntam em calçadas. Os chamados “bigodinhos” que juntam entre a calçada, guia e sarjeta, estão sendo retirados todos os dias por duas equipes que estrategicamente e com planejamento coordenado saem todas as manhãs no centro e nos bairros. O resultado tem sido muito elogiado por todos e disponibilizamos a ouvidoria (156) para receber solicitações para estas ações de zeladoria.

 

CRECHE

O término das obras da Creche do Gimenes será possível nos próximos dias depois que conseguimos destravar na Secretaria de Estado da Educação alguns aspectos do convênio que já tem mais de 5 anos. Infelizmente com a saída em determinado estágio da obra da empresa que havia vencido a licitação para a construção da creche houve um atraso considerável. Para se ter uma idéia a creche do Gualter Monteiro foi conquistada e licitada no mesmo dia que a do Gimenes e inaugurada em 15 de Junho de 2017. A diferença é que a construtora que ganhou a licitação foi firme e cumpriu todos os prazos.

 

MAIS RECAPE

Uma nova etapa de recape asfáltico ocorre em Penápolis. Um trecho da Irmãos Buranello, entre o Gualter Monteiro e Silvia Covas acaba de ser concluído, com recursos de 100 mil reais do deputado Coronel Telhada, através de um trabalho do vereador Bruno Marco. Outros trechos serão contemplados a partir de Fevereiro: Ramalho Franco, entre a Antonio Define e Cunha Cintra (ao lado da Praça Carlos Sampaio, Forum e Promotoria); Olsen, entre a Giacomo Paro e Treze de Maio; Boanerges Gomide, no Vilaje Regina e Irmãos Crisóstomo de Oliveira, entre a linha férrea e a Marginal Maria Chica, com troca de pavimento dos bloquetes para CBUQ. Tudo com recursos do deputado federal Gilberto Nascimento, em trabalho do vereador Roberto Delfino.

 

TÉRMINO

Acompanhamos ontem o término das obras da nova Guilherme Lang que em seu prolongamento ganhou pavimentação asfáltica. É uma nova realidade vivida por moradores e usuários daquele trecho da cidade que está transformado porque em 2018 o ex. vereador e Secretário de Agricultura Fabinho nos levou em um encontro com moradores do local. Estabelecemos uma parceria com eles e cerca de um ano e meio depois as obras estão finalizadas.

 

TERMINO II

Também estão encerradas as obras da nova Irmãos Torrezan, em parceria com a comunidade. Depois de 30 anos uma nova realidade se configurou alí também com a implantação de galerias, guias, sarjetas e base de pavimentação feitas pelo Poder Público. Os moradores entraram com o pagamento da capa asfáltica em CBUQ e neste momento se discute o projeto paisagístico para o canteiro central. Um velho problema resolvido pela nossa administração.

 

EMPREGOS

Sempre um tema recorrente, o emprego fechou 2019 com saldo negativo, é verdade, mas as perspectivas para 2020 são as melhores possíveis no caso de Penápolis. Pelas projeções será um ano de saldo positivo de vagas de trabalho com carteira assinada em função da chegada da Bonolat, Amigão Supermercados e Usina Aliança. Expectativa, inclusive, de superar a marca negativa dos últimos três anos (cerca de 400 empregos a menos segundo dados do CAGED). Espera-se o  mesmo destaque quando isso se configurar por parte da mídia que divulga sempre os dados.

 

SETOR PÚBLICO

Embora a abertura de uma nova etapa do PDV vai se configurar com provável aprovação do Legislativo, a expectativa é que o município contrate mais neste ano de 2020, em decorrência das demandas do próprio Poder Público. Para um contrato de seis meses prorrogável por mais seis, por exemplo, cerca de 20 pedreiros e serventes serão contratados nos próximos dias para dar conta de fazer cerca de 130 bacias coletoras e o início do primeiro módulo do projeto Parque do Emprego.

 

PARQUE DO EMPREGO

O Parque do Emprego é um projeto da Prefeitura de Penápolis que consiste na construção de 32 barracões para pequenas e médias empresas da cidade, em moldes semelhantes a Incubadora. O objetivo é fazer em módulos (3) começando com os primeiros 15 galpões ainda este ano. Os recursos virão do Fundo de Investimento que a Prefeitura criou com a venda de alguns imóveis. Neste  caso específico será da venda do prédio do Cartório Eleitoral prevista para os próximos meses tão logo seja resolvida uma pendência jurídica. A venda já foi autorizada pelo Poder Legislativo e todo recurso auferido será destinado para este patrimônio que significará a criação de empregos na cidade.

 

FRASE DO DIA

É MAIS VANTAGEM SER UM LEÃO SOLITÁRIO, DO QUE UMA OVELHA MEDÍOCRE NUM REBANHO QUALQUER

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações