JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Jogo Aberto

Célio José de Oliveira

Publicado às quartas-feiras

12/02/2020

FROTA NOVA

Estamos cumprindo papel importante na gestão pública de nossa cidade ao estabelecermos marcas em diversas áreas. Tem sido assim também na questão da frota do município, englobando ai Emurpe e DAEP. Diversas aquisições nos últimos anos simplesmente renovou toda estrutura de veículos, máquinas e ônibus. Uma parte desta nova frota foi mostrada no último final de semana defronte o Santuário São Francisco de Assis.

 

FROTA NOVA II

O mais relevante nisso tudo é que em toda esta renovação não existiu nenhuma linha de financiamento. Normalmente as Prefeituras entram em linhas de crédito para operações como estas, porém aqui as conquistas foram com recursos próprios e convênios com os Governos do Estado e Federal. Resumindo: não tem dívida para prefeito futuro pagar na questão da renovação da frota.

 

FROTA NOVA III

Na saúde, entre veículos, vans e ambulâncias foram quase 30 aquisições até agora. Na Educação são 5 novos ônibus nos últimos dois anos com investimentos perto de 1 milhão de reais. No transporte coletivo, além da manutenção dos ônibus comprados em 2011, efetivamos a aquisição de um grande no valor de 423 mil reais com ar condicionado e wi-fi para os usuários. O transporte coletivo de Penápolis é subsidiado em 70% pela Prefeitura e a recente aquisição foi com recursos próprios. No total são quase 70 lugares, sendo 35 sentados, com plataforma de acessibilidade. É um projeto piloto que, dando certo, será estendido para compra de mais ônibus renovando a frota do transporte coletivo pelos próximos 4 anos.

 

DAEP

Com investimentos de mais de 1 milhão e meio de reais de recursos próprios o DAEP acaba de adquirir um caminhão basculante (346 mil); um caminhão pipa (358 mil); uma pá carregadeira (367 mil); uma escavadeira Dosan (469 mil). Muito bem administrado pelo presidente Edson Bilche Giroto, Batata, o DAEP ainda trabalha na construção de um reservatório de água na região do Pereirinha com recursos próprios de quase 2 milhões de reais, sem contar as contrapartidas que vem colocando em convênios que melhoram a rede de emissários e lagoas de tratamento de esgoto.

 

DAEP II

O DAEP também ajuda na limpeza de áreas na cidade com equipes volantes sendo duas atualmente passando por toda cidade. Com este período de chuvas intensas não aparece muito o trabalho que vem sendo feito, porém é inegável o avanço neste setor. Ponto positivo para o Batata e sua equipe de colaboradores mantendo o DAEP no mais alto patamar quando o assunto é eficiência.

 

SÓ INFLAÇÃO

O Conselho Deliberativo decidiu quase que por unanimidade que o aumento da tarifa de água será apenas o índice apurado de inflação e deverá ser ratificado através de um decreto do Poder Executivo. Isso demonstra a seriedade com que o Departamento é conduzido porque com todos estes investimentos não precisou dar aumento real na tarifa.

 

NOVAS OBRAS

Nos próximos dias vai começar a reforma do Barracão Comunitário do São Francisco que se transformará em Posto de Saúde para a região que vai crescer ainda mais com a chegada do Marco Guerreiro. No dia 19 de Fevereiro ocorre também a licitação para contratação de empresa que vai implantar braços e lâmpadas no prolongamento da Rita Monteiro (acesso secundário à Bonolat) e prolongamento da Avenida Rio Branco, acesso ao Colégio Futuro.

 

CANTEIRO

O fato de vários projetos estarem sendo executados ou em processo de execução justamente no último ano da nossa gestão causa um incomodo evidente na oposição, mas a verdade é que obras e serviços vem ocorrendo desde o primeiro ano do nosso segundo mandato. O chamado “canteiro de obras” foi uma constante nos 7 anos incluindo o primeiro mandato.

 

CANTEIRO II

De fato algumas obras muito importantes de infraestrutura na cidade vão ficar prontas neste ano. A creche do Gimenes, a reforma da Estação Ferroviária, a nova Leopoldina na Santa Terezinha, o prolongamento da Avenida Rita Monteiro, acesso  a Bonolat, a entrega de quase 900 casas populares, o recapeamento de diversas ruas da cidade, o término das galerias e o recape de todas as ruas do bairro Jardim, a Rotatória da Bonolat, o projeto de iluminação de diversas praças e vias da cidade são, sim, obras importantes que serão entregues para a população até Dezembro de 2020.

 

CANTEIRO III

Um mandato não pode e nem deve ser interrompido no ritmo de obras e serviços por causa de um ano eleitoral o que poderia caracterizar que tudo foi deixado para último momento. O que existe é sempre a disposição de não tirar  o pé do acelerador. Existem prefeitos de segundo mandato que já nem querer saber de aparecer em Prefeitura para despachar quanto mais realizar, fazer e concluir mandato com o sentimento de dever cumprido. Certamente não é nosso caso. Vamos trabalhar até o último dia para deixar uma cidade cada vez melhor.

 

FRASE DO DIA

VOCÊ NUNCA SABE QUAIS RESULTADOS VIRÃO DA SUA AÇÃO. MAS SE NÃO FIZER NADA, NÃO EXISTIRÃO RESULTADOS. (GHANDI)

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações