JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Jogo Aberto

Célio José de Oliveira

Publicado às quartas-feiras

10/03/2020

APROVADO

Com 8 votos favoráveis - Nardão, Tiquinho, Evandro, Delfino, Ziza, Cabeça, Carlão e Rubinho - foi autorizada a Prefeitura de Penápolis a contrair um financiamento através de uma linha de crédito da Desenvolve SP. Os recursos serão investidos da seguinte forma: 1 milhão de reais para terminar o asfaltamento do Parque Industrial e 10 milhões para recapeamento de dezenas de ruas e avenidas de nossa cidade. Votaram contra o projeto os três vereadores do PSD presentes a sessão (Bruno Marco estava ausente): Rodolfo Valadão, Júlio Caetano e Ester Miotto.

 

APROVADO II

Na realidade estamos correndo atrás desta linha de crédito desde que iniciamos o nosso segundo mandato em 2017. Foram viagens e mais viagens, reuniões e reuniões para finalmente no final de 2019 um sinal verde para a possibilidade de conseguir o financiamento e recapear mais de 70% do que precisa ser recapeado. No início do ano tivemos o apoio do vice-governador Rodrigo Garcia e do deputado federal Geninho Zuliani, além do secretário Marco Vinholi, com sinal verde para tramitar o pedido na Desenvolve. A votação da lei na Câmara era um dos documentos mais importantes para sacramentar a operação.

 

APROVADO III

Agora é correr contra o tempo para assinar o contrato até o dia 20 de Abril e finalmente a população ter acesso a continuidade do maior programa de recapeamento asfáltico da história da cidade. Entre emendas e recursos próprios a Prefeitura de Penápolis desde o nosso primeiro mandato iniciado em 2013 já investiu mais de 8 milhões em recapeamento. Com este aporte através de um financiamento com juros subsidiados (0,7% ao mês) e carência de 12 meses para iniciar pagamento chegaremos a uma número histórico de quase 20 milhões de recape asfáltico na cidade.

 

ATÉ O FINAL

Um governo não pode parar no último ano só porque tem eleição. Nós optamos em tentar terminar todas as obras propostas dentro da nossa gestão. O próximo prefeito pegará uma cidade com praticamente todas terminadas. São poucos projetos que ficarão para serem complementados, entre os quais o Parque do Emprego. A proposta é fazer em três módulos de 11 barracões totalizando 33 barracões de 150 metros cada um que abrigarão pequenas empresas. Só esperamos a licitação da venda do prédio do cartório para iniciar o primeiro módulo. O Parque do Emprego ficará ao lado do Centro de Castração no recinto Jandira Trench.

 

ORIENTAÇÃO

Quem governa trabalha, quem está do lado de fora atrapalha. Esta é a máxima mesmo quando falamos de administração pública e aqui em Penápolis não é diferente. Estamos fazendo o nosso papel de governar a cidade até o último dia do mandato e a oposição quer o “quanto pior, melhor”. Mas sempre me pergunto: “Melhor prá quem?”  É uma contradição na verdade porque todos deveriam torcer pela cidade e pela população independente de quem esteja governando.  Quem se propõe a governar a cidade não deveria agir com “maniqueísmo”. É ultrapassada a estratégia de querer derrubar adversários com manobras que têm como único objetivo tentar tirar as pessoas do jogo. Isso demonstra medo e insegurança e reflete diretamente na opinião do eleitor, mas enfim cada um com suas “armas”.

 

RIDÍCULO

Chega a ser ridículo em uma época pré-eleitoral como a que estamos vivendo presenciar pessoas que não têm identificação nenhuma com determinadas comunidades e lugares aparecerem principalmente em festas e eventos. Pior que isso é assistir de uma forma deprimente esta gente passar de “mesa em mesa” para dar a mão para pessoas que nunca viram na vida. Seria cômico se não fosse trágico.

 

NATURALIDADE

Nunca fui adepto a este tipo de comportamento e às vezes isso pode ser confundido com “arrogância” porque chega e fica quietinho na mesa ou no seu espaço sem ficar forçando a barra e sair dando a mão para todo mundo. Quando uma pessoa quer te saudar isso tem que ser de forma natural. A presença não pode ser “imposta”, ela precisa ser natural, porém, mais uma vez, cada um com sua estratégia, mas fica aí mais uma boa dica.

 

CÔMICO

Dias atrás num jogo do CAP, ambiente que frequentamos já várias décadas, fiquei da tribuna observando o movimento dos pré-candidatos. Quem já está acostumado com o clima de um estádio de futebol circula de uma forma natural e é saudado de um jeito bem amistoso. Quem vai a um lugar assim “vez ou outra”, normalmente em períodos pré-eleitorais, deveria ver imagens da reação das pessoas ao virarem as costas. Com certeza mudaria a estratégia porque chega a ser cômico.

 

OBRAS

As obras que desejamos entregar ainda este ano, último do nosso segundo mandato, não param. O reservatório elevado do Pereirinha Tropical foi iniciado, o prolongamento da Rita Monteiro, acesso a Bonolat, está terminando o aterro e até o final deste mês estará pavimentada e iluminada, a creche do Gimenes fica pronta em Abril, temos duas reformas de creches já concluídas e serão entregues, tem obras em Unidades Básicas e Macros de Saúde, a reforma da clínica odontológica pronta, além de obras de recape e troca de pavimento que ocorrerão nos próximos dias em convênios já assinados.

 

EXAMES

Também acertamos a questão dos exames de imagem com a recente licitação e homologação dos processos. Serão 12 mil ultrassonografias até o final deste ano mais quase duas mil tomografias e cerca de 600 ressonâncias. Além disso trabalhamos agora em um “pacote” de cataratas com recursos de emenda parlamentar, além da volta das cirurgias eletivas e ortopédicas que estavam paradas.

 

UTI

O projeto de um novo aporte de 114 mil por mês para a UTI foi aprovado pela Câmara Municipal e é mais um passo importante que a nossa gestão faz para consolidar o Hospital de Ensino na nossa Santa Casa, reclassificando a unidade de nível 1 para 2. O que se defende agora é uma participação financeira mais efetiva por parte da Funepe que detém o curso de Medicina e precisa ter um “olhar” voltado para isso dentro do hospital. A Prefeitura, mais uma vez, vai colocar 1 milhão de reais a mais na Santa Casa, sem contar com os quase 5 milhões que já coloca anualmente.

 

PROJETO FANTÁSTICO

Nos reunimos segunda feira última em São Paulo, na Secretaria de Estado da Saúde, com três deputados presentes (dois estaduais e um federal) para uma discussão muito boa em torno de algo importante para as mulheres e crianças. É outro projeto que mira totalmente a questão Funepe-Medicina, o grande eixo para um presente e, principalmente, futuro próximo, uma guinada na saúde pública do município. É mais uma iniciativa da nossa gestão em sintonia com os anseios de Penápolis e do seu povo. Grande chance de dar certo. Não vamos dar detalhes porque não queremos ninguém atrapalhando a cidade por causa de eleição. Só na hora que estiver tudo alinhado promoveremos uma coletiva para dar a notícia. Tem tudo para dar certo porque tem muito apoio institucional e político.

 

FRASE DO DIA

NÃO SE TRATA DE QUEM É BOM NA SUA CARA, MAS DE QUEM É LEAL PELAS SUAS COSTAS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações