JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Jogo Aberto

Célio José de Oliveira

Publicado às quartas-feiras

18/03/2020

COVID-19

Conforme tínhamos adiantado aqui mesmo neste espaço o Estado de São Paulo viverá momentos difíceis em relação ao Coronavírus (Covid-19) nos próximos 60 dias principalmente. A previsão é que se todas as medidas preventivas derem certo ainda assim deverão ser infectadas pelo menos 300 mil pessoas. Sem as medidas, que basicamente são comportamentais, haverá uma explosão de casos, infelizmente.

 

COVID-19 II

O contágio é muito rápido, aí está a principal questão. E o país não possui uma estrutura de atendimento para tratar dos casos mais graves que vão atingir principalmente população idosa e quem possui doenças crônicas que normalmente deixam a imunidade já muito prejudicada. Países de primeiro mundo estão se desdobrando para ter leitos com respiradores e encontram dificuldades, imaginem o nosso Brasil que tem toda uma limitação de estrutura nesta área.

 

PENÁPOLIS

Aqui em Penápolis estamos tomando as medidas necessárias acompanhando um protocolo do próprio Governo do Estado. Montamos um Gabinete de Crise-Covid 19 coordenado pelo experiente e capacitado Coronel Daniel Rodrigueiro, que é nosso Secretário de Planejamento. Ao lado de outros secretários e servidores públicos o gabinete se reúne todos os dias, duas, três vezes para avaliar o cenário da pandemia.

 

DECRETO

Fizemos um decreto, o 6.395, que dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Covid-19 (novo coronavirus) bem como recomendações no setor privado. Tudo isso para que tenhamos o menor número de casos possível registrado no município e basicamente são medidas que alteram o comportamento e a rotina das pessoas.

 

DECRETO II

As aulas no Ensino Fundamental 1- de primeira a quinta série- estão suspensas e nas creches e pré-escolas a presença das crianças está facultada, ou seja, a recomendação é que fiquem em casa, porém sabemos que a realidade confronta com necessidades básicas de sobrevivência e atuação dos pais no mercado de trabalho. Tem criança que as refeições que tem acesso são aquelas servidas nas nossas unidades. E tem criança que os pais não tem onde deixar e com quem deixar. Por isso optamos pelo aspecto facultativo, o que não significa que será mantido assim. Tudo dependerá de como as coisas vão acontecer no dia a dia.

 

DECRETO III

Está suspensa também a expedição de alvarás de licença e funcionamento para realização de eventos, ou seja, não teremos festas e encontros com aglomeração de pessoas até segunda ordem. Todos os eventos programados pela Prefeitura de Penápolis estão suspensos, assim como as inaugurações que estavam previstas para este mês, no total de quatro.

 

ORIENTAÇÃO

As viagens com agendas para São Paulo e Brasília que contariam com a presença do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais em alguns casos foram canceladas e os atendimentos diários feitos no gabinete do executivo diminuídos sensivelmente. O objetivo com tudo isso é diminuir a circulação de pessoas evitando espalhar, eventualmente, o vírus. Basicamente é a melhor prevenção. Ficar dentro de casa e tomar todos os cuidados na higienização das mãos, nariz, rosto, enfim uma mudança comportamental importante porém extremamente necessária.

 

OUTRAS MEDIDAS

O gabinete criado para cuidar só deste tema pode decidir pelo anúncio de outras medidas no sentido de proporcionar um cenário que possa minimizar os efeitos da pandemia que está no mundo inteiro. Uma das sugestões é diminuir sensivelmente o número de idosos circulando no transporte coletivo. A ideia não é proibir, mas restringir a um número pequeno dos que se utilizam deste meio. 70% do transporte coletivo da cidade é subsidiado pela Prefeitura e do público que anda de graça nos ônibus boa parte é idoso, justamente onde temos a maior preocupação.

 

ASSINATURA

Precisa existir, especialmente na vida de uma Prefeitura, a continuidade das ações do dia a dia. Foi assim que assinamos ao lado de gerentes do Banco do Brasil o contrato de pouco mais de 1 milhão e 400 mil para melhoria da iluminação, especialmente de praças e canteiros da cidade, além da troca de cerca de 600 pontos de iluminação de algumas ruas e avenidas do município. Também será adquirido um caminhão com cesto para troca de lâmpadas queimadas em praças e canteiros centrais com a própria equipe da Prefeitura.

 

ILUMINAÇÃO

Serão beneficiadas as seguintes praças com troca da iluminação atual por led: Praça da Vila Fátima, Praça 9 de Julho, Praça Carlos Sampaio Filho, Praça Laonte Vasconcellos (Vilaje ), Praça Julieta Risk (Vilaje), Praça Jair Soares, Praça Orentino Martins, Praça da Vila Aparecida, Praça Chico Mendes.

 

ILUMINAÇÃO II

Também haverá nova iluminação de led no Parque Maria Chica, inclusive com implantação de 40 postes novos com luminária de 100 W na pista de caminhada, além da troca de 19 dispositivos com 4 refletores cada de 200 W. A Av. Leopoldino na Santa Terezinha ganhará 28 postes com luminária de 100 W de led na pista de caminhada que será construída ali. Também a frente da Estação Ferroviária que será totalmente reformada e Feira Livre atual e a ampliada com 21 postes e lâmpadas de 200W.

 

FRASE DO DIA

TODA CRISE POSSUI TRÊS ELEMENTOS: UMA SOLUÇÃO, UM PRAZO DE VALIDADE E UMA LIÇÃO PARA SUA VIDA.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações