FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Colunistas

home

Jogo Aberto

Célio José de Oliveira

Publicado às quartas-feiras

07/04/2020

QUARENTENA

O governador João Doria acabou anunciando a prorrogação da chamada “quarentena” no Estado de São Paulo até o dia 22 de Abril. O aumento do número de óbitos e dos casos acabou levando Dória a promover ação, depois de ouvir especialistas e membros do próprio Governo, além de uma pesquisa Datafolha que apontou que quase 80% da população aprova a continuidade da “quarentena”.

 

QUARENTENA II

Existe uma corrida para estruturar os hospitais, principalmente com leitos de UTI, no sentido de garantir o atendimento aos eventuais pacientes que possam precisar. Enquanto esta estrutura não estiver pronta o Governo não vai liberar a volta total das atividades porque correria um risco muito grande de, em tendo uma explosão no número de casos, ter que escolher quem iria ter atendimento ou não.

 

GRADUAL

E no dia 22 de Abril, quando termina este novo período, deverá ser avaliado o quadro e, se estiver estável e com uma nova estrutura hospitalar montada, aí sim uma volta gradual das atividades comerciais. Isso, com certeza, se dará paulatinamente, com restrições e com todas as medidas preventivas junto a população, com uso de máscaras, luvas, aventais, álcool gel, entre outras coisas.

 

NITIDA

É muito clara a atitude do Governo do Estado e até agora do próprio Governo Federal, em que pese o presidente Bolsonaro continuar emitindo sinais diferentes do ministro da saúde, no sentido de ganhar tempo para montar uma estrutura de atendimento suficientemente segura para a volta da circulação normal das pessoas. Evidente que toda economia está seriamente comprometida, afetando o setor privado em cheio mas também colaborando para deteriorar o setor público, que não fechará as metas e deixará sequelas muito sérias para o futuro.

 

OPÇÃO

A opção é pela preservação da vida em detrimento a economia. Ponto final. Tem quem fale: “quantas vidas”? Como se quantidade fosse o preponderante quando na verdade uma vida, uma única vida não tem preço. São mais de 600 mortos até agora e duas dezenas de milhares de casos notificados. A análise é o inverso: quantas vidas serão salvas com estes 28 dias de paralisia na economia?

 

REALIDADE

Muito se argumenta que as características aqui são diferentes daquelas da Capital e Região Metropolitana, o que é uma verdade, mas separar isso para o Governo neste momento que o Interior do Estado não possui um aumento do número de leitos é temerário. Aguardemos, portanto, os próximos dias e a evolução do Covid-19 porque é isso que ditará o Governador Doria e sua equipe.

 

NÃO PODE

Muitos comerciantes nos procuraram na tarde de sexta feira quando a nossa colega prefeita de Andradina, Tamiko, anunciou a volta, por decreto, das atividades do comércio naquele município. Isso, com certeza, soltou uma pressão em cima dos demais prefeitos do Estado e logo todos vieram para cima no sentido de que pudéssemos acompanhar Andradina. Explicamos que a medida seria derrubada em pouco tempo porque legalmente está pacificado que um decreto do município não pode prevalecer diante de um do Estado.  

 

OBRAS

As obras que estamos executando e são várias fazem parte de um cronograma planejado de recursos próprios e de convênios que só podem ser usados nelas. É o caso do asfaltamento da marginal Rita Monteiro (que dá acesso a Bonolat) que está praticamente pronta, além do novo asfalto do trecho da Irmãos Crisóstomo (dinheiro de convênio) e da retomada das obras de galerias na Augusto Pereira de Moraes (bairro Jardim) com dinheiro de convênio. Bacias do programa Bacia Legal também não pararam porque o dinheiro vem do fundo de investimentos e já estava programado.

 

EMENDAS

Graças ao grande trabalho de vereadores, do prefeito e do vice prefeito, conquistamos várias emendas de custeio para a saúde de nossa cidade e é com este dinheiro que estamos atravessando a pandemia do Covid 19. Demos a ordem na Prefeitura de não economizar dinheiro para a doença e tudo que o secretário da Saúde, Coronel Bráz, tem pedido estamos autorizando. Foi assim que com recursos devolvidos da Câmara Municipal, a quem agradecemos o presidente Ivan e vereadores, que adquirimos EPIs para os profissionais que estão no “front” do dia a dia.

 

AQUISIÇÕES

Fomos a primeira cidade a comprar “teste rápido” e autorizamos também investimentos para novos EPIs, medicamentos, recursos humanos, além da parceria com a iniciativa privada para confeccionar 100 mil máscaras de tecido para uso da população, ou seja, tudo que precisar vamos investir. Agora não se trata de economizar, é preciso pensar no ser humano e na preservação de vidas. Infelizmente tivemos um óbito por Covid 19 na cidade mas temos como meta que pare por aí. Queremos tratar e cuidar das pessoas que forem positivadas para que elas saiam com vida e curadas, como ocorreu com o casal que estava internado na Santa Casa e domingo foi para casa.

 

PROFISSIONAIS

Aqui vale um “muito obrigado” e parabéns a toda equipe de saúde do município e da Santa Casa. Do Secretário de Saúde, Coronel Bráz, que tem dado um show de competência, passando pelo médico chefe da UTI, Dr Damo, os demais médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal da higienização dos espaços, porteiros, recepcionistas, enfim todos de um modo geral, sem contar com a equipe da AHBB, OS que gerencia hoje Pronto Socorro e Santa Casa. Não podemos esquecer do grande papel exercido pelo Comitê de Gerenciamento de Crise, através da liderança do Coronel Daniel Rodrigueiro, e todos os seus integrantes. Todos, indistintamente, estão sendo maravilhosos, sem contar a equipe do Fundo Social, Secretaria de Assistencia Social e do gabinete do prefeito, através de Fátima Rahal, que não medem esforços para atenuar as consequências deste crise do ponto de vista de auxilio a centenas de famílias em nossa cidade.

 

FRASE DO DIA

NÃO PODEMOS VOLTAR AO NORMAL, PORQUE O NORMAL ERA EXATAMENTE O PROBLEMA. PRECISAMOS VOLTAR MELHORES. MENOS EGOÍSTAS. MAIS SOLIDÁRIOS. MAIS HUMANOS.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações