COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Colunistas

home

Jogo Aberto

Célio José de Oliveira

Publicado às quartas-feiras

15/04/2020

COVID 19

Para a volta gradual da economia o Governo trabalha para estruturar um provável atendimento em larga escala da população. Por isso estão existindo os investimentos em hospitais de campanha e Centros de Referência, como o que estamos preparando em Penápolis. Seria colocar vidas em risco se antes de estruturar os equipamentos de atendimento soltar a atividade econômica. Quem critica isso hoje pode precisar de um respirador amanhã, esta que é a verdade.

 

COVID 19 II

Em Penápolis tínhamos 33 casos notificados até a manhã de ontem, com 18 descartados, seja por exame, seja por cumprimento de um período de avaliação de sintomas superior a 14 dias. 8 pessoas aguardam resultados de exames do Adolf Lutz e dos 3 casos confirmados por teste rápido não existe ninguém mais internado na Santa Casa. 3 óbitos estão sendo investigados e um óbito foi confirmado por Covid 19, o primeiro caso suspeito e depois sacramentado do empresário de 53 anos.

 

COVID 19 III

Graças ao empenho de todos os funcionários da Santa Casa de Penápolis e contando com a misericórdia de Deus apenas dois pacientes estão, até ontem, internados por Covid, sendo duas mulheres, uma na enfermaria e outra na UTI sem, no entanto, fazer uso de respirador. O quadro, sem dúvida, é fruto do intenso isolamento de 15 dias atrás, mas pode ser modificado a partir da semana que vem com o “relaxamento” ocorrido no início de Abril, mais precisamente depois do dia 6.

 

PICO

Estima-se que a doença possa atingir um pico nos meses de Maio e Junho, segundo as autoridades sanitárias do país. Por isso esta estrutura que conseguimos atrair para Penápolis será fundamental. O objetivo da Prefeitura e da AHBB é concluir no máximo em 20 dias todas as providencias que o Estado pediu para credenciar 30 leitos, sendo 20 enfermaria e 10 de UTI. É um reforço para a estrutura que Penápolis possui hoje na Santa Casa, que até agora tem feito um trabalho digno de elogios.

 

SANTA CASA

No meio de tudo isso que vem ocorrendo não se comenta o grande avanço que a Santa Casa de Penápolis teve com o credenciamento de 10 leitos de UTI nível 2. É o trabalho que a AHBB, junto com a Irmandade, realizou desde que a intervenção do município se encerrou. A Prefeitura de Penápolis e a Câmara Municipal muito contribuíram para que a conquista do credenciamento e habilitação da UTI nível 2 se efetivasse com uma recente colocação de recursos até enquanto durasse o processo. Com a pandemia tudo foi agilizado e hoje a Santa Casa possui e vai receber um bom recurso pela UTI nível 2.

 

SANTA CASA II

A UTI nível 2, nesta época de pandemia, significa o custeio de 1.600 reais por dia, por leito. São 10 leitos que vão significar quase 500 mil reais por mês para a UTI. Isso é muito significativo para um hospital que passou o tempo todo da sua existência sem ter habilitação e credenciamento de UTI, sem contar que isso é fundamental para consolidação do processo do Hospital Escola que servirá, também, o curso de Medicina da Funepe.

 

DECRETOS

Hoje vivemos a época de decretos daqui e dalí, com prefeitos vivendo momentos muito difíceis em função de um confronto com o Governo do Estado quando toma medidas mais flexíveis sobre as atividades comerciais. Aquilo que não consta explicitamente no decreto do Estado procuramos contemplar, porém uma parte do Ministério Público tem recomendado a prefeitos que revoguem decretos feitos recentemente por entenderem uma confrontação com o decreto do Governador. Foi o que ocorreu em Birigui, por exemplo. Aqui, por enquanto, não tivemos nenhuma manifestação neste sentido pelo MP.

 

DECRETOS II

A verdade é que não temos uma estrutura comportamental para o confinamento. Por um período até vai, mas perdurar isso não corresponde a expectativa de vida do cidadão. O que no início foi um sacrifício feito por todos começa a perder força porque é da natureza humana. Aí vem a irritação, a desobediência, a polêmica, o confronto com as autoridades.

 

DECRETOS III

Na realidade cada um deve, no fundo, no fundo, independente de decretos, saber o que fazer com sua vida. O ideal, para ser sincero, é cada um cuidar de sí e dos seus familiares queridos decidindo se vão sair de casa, se vão aglomerar, se vão correr riscos ou não. Infelizmente diante das projeções as autoridades tentam conter, tentar impedir a circulação através das edição de decretos e mais decretos, mas a população, ou uma parte dela, quer decidir por sí só.

 

USINA DE ASFALTO

Quando a equipe da Obras já estava terminando o asfaltamento do prolongamento da via marginal Rita Monteiro que dá acesso à Bonolat quebrou uma peça da engrenagem da usina de asfalto e com isso a conclusão deverá ocorrer somente na semana que vem. A expectativa é que até o final de Abril toda via esteja concluída. A Bonolat tem previsão para iniciar atividades em Maio.

 

ALARGAMENTO

Vamos partir, depois de concluir a Rita Monteiro, para as obras de alargamento da Av. Adolfo Hecth entre a Amazonas e Rio Grande do Sul, uma reivindicação antiga da comunidade que vai desafogar o tráfego da Fernando Ribeiro de Barros e da Amazonas. O trecho ganhará asfalto e recape no que existe hoje.

 

FRASE DO DIA

GOVERNE O ESPAÇO QUE LHE CABE. A CRISE É MUNDIAL, MAS AS SOLUÇÕES SÃO PARTICULARES. INTERFIRA NO ESPAÇO QUE É SEU. NOSSAS AMBIÊNCIAS NÃO SÃO AS IDEAIS, EU SEI. MAS FAÇA O QUE FOR POSSÍVEL. O QUE A VIDA QUER DA GENTE É CORAGEM. (Padre Fabio de Melo)

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações