BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Colunistas

home

Jogo Aberto

Célio José de Oliveira

Publicado às quartas-feiras

29/04/2020

QUARENTENA

O Governo de São Paulo promete divulgar na semana que vem, mais precisamente dia 8 de Maio, as medidas de flexibilização das atividades de comércio e serviços para todo o território paulista em função da Covid 19, que tem seu epicentro justamente em nosso Estado. As condições que serão estabelecidas a partir do dia 11 levarão em conta o número de casos confirmados da doença, os óbitos e as estruturas hospitalares, principalmente leitos de UTI.

 

QUARENTENA II

Também existe uma preocupação no Estado em função do baixo índice de isolamento social que se verifica em todos os lugares. A verdade é que praticamente a vida voltou a normalidade para uma grande maioria, o que é muito perigoso segundo as próprias autoridades sanitárias. Há, ainda, a resistência de uma parte da população no uso de máscaras, item indispensável para quem está saindo às ruas e tendo contato com outras pessoas, em aglomerações não recomendadas.

 

ENTENDIMENTO

Alguns municípios, como Penápolis, optaram em flexibilizar algumas atividades e isso está sendo encarado em determinados lugares como um confronto com o decreto do Estado e motivado algumas ações por parte do Ministério Público para o estrito cumprimento do que preceitua o Governo Estadual. Em resumo: prefeito não pode sobrepor o Governador.

 

ENTENDIMENTO II

Aqui em Penápolis não existe ação do Ministério Público como ocorreu em Araçatuba e outras cidades, mas tem uma recomendação para que adequemos a edição de alguns decretos municipais ao do Estado. Estamos dialogando com a Promotoria no sentido de mostrar os números de Penápolis e a efetividade de algumas medidas que não comprometem, neste momento, a preservação de atendimento em caso de necessidade.

 

ENTENDIMENTO III

Em Araçatuba o Ministério Público entrou com uma ação de obrigação de fazer do município e a Justiça não deu a liminar suspendendo o decreto. De fato aquilo que foi feito lá, cópia do que fizemos aquilo, não chega a caracterizar um confronto pleno ao decreto do Estado. Diriamos que é uma espécie de complemento para uma flexibilização a mais nas atividades comerciais e de serviços. Existe um entendimento que o que o STF em recente decisão permitia aos municípios era restringir mais em relação ao que o Estado determina e nunca afrouxar. Não foi isso que entendeu a Justiça de Araçatuba no caso desta recente ação.

 

BOM SENSO

A análise parece ser a mesma agora do próprio Governo Federal e que já é anunciada pelo Estado a partir do dia 11 de Maio, ou seja, haverá uma situação estabelecida para cada região, para cada cidade, conforme os números do Covid 19 e as condições estruturais de atendimento, em caso de necessidade. Este, sem dúvida, é o caminho mais sensato sem colocar em risco a população, do ponto de vista do atendimento. Resumindo: o que ocorre em São Paulo e região metropolitana não pode servir de base para a realidade do interior, por exemplo. Numa analogia poderíamos dizer que a dose do remédio deve ser de acordo com o quadro clínico de cada paciente. O remédio da capital às vezes não é o recomendado para o interior. É nesta linha que o Governo vai trabalhar.

 

PENÁPOLIS

Provavelmente Penápolis pode entrar na faixa verde na flexibilização maior das atividades porque o município cumpriu bem as primeiras três semanas de isolamento e isso reflete nos números controlados da doença por aqui. Além disso, Penápolis se preocupou com a questão assistencial e hospitalar ao topar o que o Estado nos pediu: deixar uma estrutura funcional pronta para que haja a habilitação de mais 10 leitos de UTI e 20 clínicos no antigo Hospital Luiz Valente, acompanhando uma tendência de todos os lugares com centros de atendimento separados de estruturas hospitalares existentes, sempre que possível.

 

MEDICINA

Toda “estratégia” que estamos adotando agora é para fortalecer, lá na frente, o curso de Medicina da Funepe. Existirá vida pós Covid 19 e só quem pensa grande, pensa no coletivo, pensa no patamar diferenciado de uma cidade entende o que estamos fazendo. O que se busca é: aumentar número de leitos de SUS na cidade e, consequentemente, dar maiores condições para fortalecer a Medicina da Funepe, que, por sua vez, vai transformar para melhor a própria saúde pública do município com a oferta de profissionais nas mais diversas especialidades. Não existe nada, absolutamente nada, além disso.

 

MEDICINA II

O que tem, fora isso, é o trabalho de mentes “doentias”, contaminadas pelos interesses políticos e pessoais, pelas rixas, pelas mágoas, pelos ressentimentos, pelo espírito de vingança. Isso tudo existe, mas não pode influenciar as instituições e as decisões que são tomadas no sentido de fortalecer uma coletividade. Tenho afirmado isso diariamente: as pessoas não podem estar acima das instituições. Em nossa cidade existem conflitos entre famílias e pessoas que não são problemas da sociedade, nem das instituições.

 

BONOLAT

Está marcada para o 1 de Maio, dia do Trabalho, o início das operações da empresa Bonolat, um projeto que tem 5 anos e que agora passa, sem dúvida, a transformar e mudar o patamar econômico do município. A Prefeitura de Penápolis, desde o primeiro momento em 2015, abraçou este projeto transformador e fez todos esforços para apoiar e participar ativamente disso. Recentemente fizemos uma avenida, que muitos duvidaram, de um quilometro de extensão com guias, sarjetas, asfalto, iluminação, água, esgoto. Está pronta junto com o início das operações. As obras da Rotatória, que são feitas em convênio com o Estado, estão a todo vapor. Penápolis avança, apesar das dificuldades e dos ataques políticos de uma oposição que aposta sempre no quanto pior, melhor. Fica sempre a pergunta: Melhor para quem?

 

BONOLAT II

A geração de empregos na Bonolat será gradativa, conforme for crescendo suas atividades na cidade. Toda grande empresa é assim que funciona mesmo, mas a certeza que pela capacidade da fábrica em meses já teremos um número significativo de postos de trabalho, não só na indústria como nos fornecedores da matéria prima. Os produtores de leite dão a certeza que vai mudar o perfil econômico da cidade, tirando a dependência da cana de açúcar, que sempre foi o grande objetivo do município, a chamada diversificação. Penápolis hoje já é uma cidade diferenciada neste aspecto. Não está na dependência de um único setor porque aqui temos fábricas de calçados, empresas de vedação, confecção, fábrica de manufatura de couros, ferro, aço, irrigação, além de um comércio diversificado. Atravessa os momentos difíceis como qualquer outro lugar, mas possui uma característica que lhe dá a certeza da retomada quando o mundo superar a crise.

 

FRASE DO DIA

AQUELES QUE NÃO FAZEM NADA ESTÃO SEMPRE DISPOSTOS A CRITICAR OS QUE FAZEM ALGO.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações