JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Jogo Aberto

Célio José de Oliveira

Publicado às quartas-feiras

01/07/2020

ISOLAMENTO

Por mais 14 dias o Governo de São Paulo colocou a população da região de Araçatuba (que inclui Penápolis) em isolamento social mais intenso ao restringir as atividades comerciais, mantendo aberto e funcionando somente as atividades consideradas essenciais. As medidas começaram a valer desde ontem e passado este período determinado o Estado fará nova análise dos números para sabermos se seguimos com restrição ou se avançamos.

 

ISOLAMENTO II

Na realidade, se a análise fosse por cidade ou por comarca Penápolis poderia estar na fase amarela. O grande problema é que municípios da região estão com um número alto de casos e com leitos disponíveis em nível baixo. Como a avaliação do Governo de São Paulo é por região e não por comarca, nem por município, Penápolis, neste caso, acabou sendo enquadrada mesmo tendo números muito melhores.

 

ISOLAMENTO III

Até ontem tínhamos em Penápolis 24 pessoas com Covid, para uma população de quase 70 mil habitantes. No Centro de Referência, uma grande conquista que trouxemos para a cidade e que alguns ainda teimam em criticar, tínhamos 50% de leitos disponíveis em enfermaria e 30% de leitos disponíveis na UTI. Com números de casos muito baixos e com oferta de leitos, se a análise fosse por município ou até mesmo por comarca, estaríamos na fase amarela, com toda certeza.

 

SACRIFÍCIOS

O que precisamos nestes 14 dias é abrir mão de atividades ligadas a lazer e entretenimento para não prejudicar o comércio. O grande transmissor do vírus não é a cidade ter Hospital Covid, aliás isso é uma ignorância de alguns ainda insistirem nesta tese absurda. O problema está justamente nas concentrações, nas festas, nos quiosques, nos salões e por isso editamos um decreto proibindo este tipo de situação.

 

FISCALIZAÇÃO

A Prefeitura intensificou a fiscalização para o cumprimento do decreto do Estado que colocou Penápolis na fase vermelha, porém vai permitir o delivery, inclusive para as lojas de um modo geral, não só em bares, restaurantes e lanchonetes que já vinham trabalhando neste sistema. O Sincomercio e ACE já foram comunicados a respeito destas regras.

 

INAUGURAÇÃO

Com investimentos superiores a 4 milhões de reais, o Posto Peixinho inaugura mais uma unidade hoje em Penápolis. Localizado na Estrada Irmãos Buranello o posto ficou muito bonito e vai empregar inicialmente 20 pessoas, incluindo a loja de conveniências. O outro Peixinho que existe na cidade está na Av. Bento da Cruz e permanecerá alí.

 

INAUGURAÇÃO II

Outros dois pontos comerciais serão entregues nos próximos dias em nossa cidade. O Finoka Center construiu uma loja maravilhosa na Av. Santa Casa e deve gerar cerca de 30 empregos diretos, fora os indiretos. É uma loja de materiais de construção que faz sucesso em Promissão e agora chegou aqui. O Amigão Supermercados já ultima os detalhes para inauguração da sua loja em Penápolis, onde era o Laranjão e antes o Luzitana. Vai empregar aproximadamente 140 pessoas e gerar divisas para o município. Em uma época de crise com a pandemia são notícias positivas que alegram a cidade e sua comunidade.

 

BACIA LEGAL

Está caminhando muito bem o projeto Bacia Legal que pretende construir cerca de 100 até o final do ano em cruzamentos de vias na cidade. Até agora foram feitas 40, as últimas na esquina do Barracão do Cupim e agora na esquina da Art Lanches, dois pontos nevrálgicos no município. O Bacia Legal é um programa simples que tem grande impacto na trafegabilidade de veículos. Desde 2013, quando iniciamos o primeiro mandato, já foram construídas mais de 140 bacias no município.

 

MUDANÇA

O Congresso está definindo o adiamento das eleições, previstas para 4 de Outubro, para 15 de Novembro, primeiro turno, e 29 de Novembro o segundo. Existem conversas para mudanças em prazos, início da campanha e desincompatibilização de servidores públicos que serão candidatos. Tudo muito em cima da hora, tudo muito corrido, o que causa dúvidas em todo mundo.

 

MUDANÇA II

A verdade é que não existe clima nenhum, exceção aos próprios interessados, para realização de eleição. O povo está focado em outra coisa, tem gente que nem sabe que este ano vai escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Os interesses dos partidos políticos, com o fundão eleitoral, e dos próprios congressistas estão se sobrepondo às questões sanitárias. Muito incoerente pedir para a população ficar em casa e, ao mesmo tempo, soltar 140 milhões de brasileiros para irem às urnas, enfrentarem filas, aglomerarem para exercer o direito sagrado do voto. O mundo mudou Olímpiada, mas o Brasil não muda eleição.

 

CONTRADIÇÃO

Existem pré-candidatos que não respeitam nem um pouco a pandemia e a Covid 19. Chega a ser um desrespeito ao semelhante assistir o assédio destes pré-candidatos preocupados apenas e tão somente com o voto. O eleitor deveria, na verdade, dar uma resposta bem dada a quem não respeita a vida e o bem estar da população. É de um egoísmo inacreditável.

 

FRASE DO DIA

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações