Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras

14/07/2020

Quarentena

Os reflexos da prorrogação da quarentena no Estado de São Paulo, mantendo por mais 15 dias na região de Araçatuba na Fase 1 (Vermelha) de restrição total, continua promovendo demissões também em Penápolis. Uma grande empresa multinacional, segundo comentários que circularam ontem nas redes sociais, deverá demitir cerca de 200 até o mês de agosto. Retomando a produção, sabe lá quando, estes colaboradores poderão ser contratados novamente.

 

Controle

Em que pese os números do novo coronavírus estarem sob controle em Penápolis, os índices crescentes de novos casos positivos e de ocupações de leitos chegando à capacidade máxima em Birigui, por exemplo, e também recordes a cada dia em Araçatuba, impedem a região formada por 43 municípios de avançarem para outras fases. Não adianta teimar e abrir aleatoriamente, porque a restrição é determinada pelo Governo do Estado. E onde os municípios avançam em aberturas por conta própria, a Justiça determina o fechamento.

 

Rigor

Em Penápolis o rigor do isolamento e fechamento das atividades previstos no Plano São Paulo não são seguidos com o rigor imposto em outros municípios. Isso porque a situação, como os números demonstram, está sob controle, e a imensa maioria dos comerciantes, principalmente, respeitam as regras. A vida segue com uma normalidade relativa, porque diferente não dá para ser. Todos querem sobreviver, ao menos, enquanto se controla a pandemia, mas não causando quebradeira de empresas como se configura a curto e médio prazos.

 

Fiscalização

Novas blitzes, agora sem comunicação prévia, ocorreram em Penápolis neste final de semana. O Serviço Municipal de Vigilância Sanitária e a Fiscalização de Obras e Posturas da Prefeitura autuaram cinco estabelecimentos por descumprimento à legislação estadual em vigor durante a quarentena imposta pela pandemia de Covid-19. Os bares e lanchonetes desrespeitaram o Decreto Estadual 64.881/20 que estabelece o funcionamento apenas em serviços de entrega (delivery) e drive thru. Portanto, está proibido o consumo local em bares, restaurantes, padarias e supermercados.

 

Denúncias

Durante o final de semana, os fiscais percorreram alguns estabelecimentos apontados através de denúncias feitas pela população. Em cinco locais, foram verificados descumprimentos ao Decreto, como o consumo de bebidas. Os proprietários dos estabelecimentos foram orientados quanto ao funcionamento permitido e receberam o auto de infração.

 

Tratamento

A partir dessa semana, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará nas Macros e Unidades Básicas de Saúde, um kit medicação para tratamento precoce de pacientes com sintomas leves da Covid-19. Dessa forma, os pacientes não graves (aqueles que não precisam de internação), poderão receber um kit com medicamentos para tratamento da Covid-19 em casa, durante a quarentena. A entrega do kit será após avaliação e prescrição médica, seguida de acompanhamento da equipe multidisciplinar e exames periódicos. O kit medicação é constituído de Hidroxicloroquina, Azitromicina, Ivermectina, dentre outras medicações que forem necessárias.

 

Critério

Esse kit de medicamento não é obrigatório e será receitado ou não ao paciente, de acordo com a avaliação do médico, após análise clínica de cada caso. Por sua vez, o paciente também deverá assinar um termo de adesão ou recusa do tratamento. A medicação já foi adquirida pela prefeitura na semana passada e espera-se que até o final dessa semana, todos os medicamentos sejam entregues e estejam disponíveis nas unidades de saúde. As despesas decorrentes deste ato serão suportadas pelos Recursos da Fonte 31205, do Governo Federal.

 

Chefias

Cargos de chefias na Prefeitura de Penápolis a serem liberados com titulares se afastando para concorrer a cargo eletivo nas eleições municipais de novembro deverão ser ocupados por outras pessoas convidadas pela administração municipal. Pelo menos é o que se comenta nos corredores do Paço. Cargos de livre provimento deverão ter indicações para ocupação, ainda que temporária.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações