JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

06/01/2020

Retorno

Voltamos com a normalidade com os nossos comentários às terças e quintas-feiras neste espaço. Entramos em um novo ano, inaugurando também uma nova década. E 2020 já se inicia como sendo o ano de superações frente ao que já estamos programando para as atividades profissionais no jornal INTERIOR. Novamente desejamos um ano de muitas conquistas para todos nossos amigos, clientes e parceiros, esperando poder continuarmos juntos nesta nova etapa de nossas vidas.

 

Trabalho

E não deu pra muita gente de Penápolis que apostou na Mega da Virada. Inclusive para nós. O desejo de todos era ter uma vida mais tranquila. Então moçada, é arregaçar as mangas, acordar cedo, e trabalhar bastante. Deus há de abençoar e recompensar com busca o sustento com dignidade.

 

Interinidade

Desde esta segunda-feira (6) o vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin (MDB) está no comando da Prefeitura de Penápolis. Ele assume por 15 dias para que o prefeito Célio de Oliveira (sem partido) possa descansar após mais um ano de intenso trabalho pela cidade. A pedido e por insistência do próprio Célio, Feltrin usa o gabinete do prefeito para despachar, se reunir e atender a população.

 

Projeção

Pré-candidato a prefeito, dizem nos bastidores que a interinidade de Feltrin é mais uma ação político-estratégica do prefeito Célio para dar projeção ao seu escolhido. Mais: para que Feltrin já vá pegando gosto de estar na condição de mandatário municipal.

 

Metas

No primeiro dia útil do novo ano, o prefeito Célio promoveu uma reunião geral do secretariado para traçar metas para 2020. A administração quer total empenho dos secretários no cumprimento das propostas que deverão marcar o final do atual governo municipal.

 

Pelé

Neste domingo (5) uma postagem de que Pelé estaria em Penápolis, hospedado na casa da sogra, viralizou nas redes sociais. Na verdade, a foto onde o Rei do Futebol aparece ao lado de um penapolense, o Prego Filippin,  e D. Isaura Aoki, foi tirada no Guarujá, no último dia 2, em período de férias.

 

Trauma

Os penapolenses estão traumatizados quanto as marquises após a tragédia que vitimou fatalmente uma pessoa e deixou outra ferida, em novembro. Muita gente tem evitado passar embaixo delas. As supostas condições de riscos estruturais de uma marquise em um imóvel próximo ao local da queda da outra, por exemplo, motivou uma denúncia, levando Corpo de Bombeiros e o setor de Engenharia da Prefeitura a interditarem o passeio público. Mas em decisão consensual do proprietário e locatário do imóvel, a estrutura foi demolida na última sexta-feira.

 

Repercussão

O fato ganhou repercussão por conta, primeiro, do açodamento em se postar nas redes sociais uma informação de cunho sensacionalista, sem fundamento de apuração. Como já dissemos, trata-se de um assunto que mexe com as pessoas, tendo gerado traumas pela recente tragédia que comoveu aos penapolenses. Mas, diante da decisão pela demolição, os comentários no link da reportagem que o INTERIOR postou em suas páginas na internet e facebook, foram favoráveis e elogiosos à decisão pela demolição da marquise.

 

Fiscalização

Já comentamos primeiramente nesta coluna, e também consta da reportagem sobre o assunto, que a Prefeitura determinará a fiscalização rigorosa de todas as marquises dos prédios públicos e particulares em Penápolis. Mas não se pode demorar. Porque a exemplo do caso recente, ficou comprovado que, conforme nota da Prefeitura, o engenheiro atestou que apesar de apresentar-se danificada, a referida marquise, de imediato, não apresentava riscos de desabamento. Comprovado posteriormente com fotos postadas evidenciando as ferragens que davam a devida sustentação para a obra. Dessa forma a municipalidade evitará desgastes, constrangimentos e prejuízos para os proprietários dos imóveis.

 

Matagal

Aumentam as cobranças e críticas quanto ao mato que toma conta dos próprios municipais. Um dos locais mais expostos nas redes sociais é o cemitério municipal (Santa Cruz). De fato, os túmulos estão tomados pelo matagal. Porém, o período é propício para a expansão do mato, na combinação de chuva e calor. Devido a grande demanda e equipe reduzida, o prefeito pediu um pouco de paciência, que gradativamente os locais serão devidamente capinados e limpos.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações