COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

09/01/2020

Facão

Teve início nesta quarta-feira (8) um processo de demissão em massa na Santa Casa de Misericórdia de Penápolis. Inicialmente falaram em uma lista com até 40 nomes que perderiam o emprego. Porém, segundo consta, para se evitar um desgaste pelo grande número, as demissões serão por etapas. Ontem seriam de 10 a 15, inicialmente, e nos próximos dias virão os demais cortes. Mas extra oficialmente pode não chegar ao total de 40 os demitidos. A reportagem do jornal INTERIOR entrou contato com os responsáveis pela gestão, que ficaram de atender a imprensa na próxima semana.

 

Custos

As demissões ocorrem no momento em que a Santa Casa teve a sua gestão devolvida pela Prefeitura à Irmandade, e este repassou a administração hospital para uma Organização Social. Segundo uma fonte, em reunião entre os novos gestores e a Irmandade, foi explicado que as demissões visam redução de custos. No que teria supostamente sido apresentado, os cortes atingiram um total de 47 funcionários. Outra informação de bastidores, é que a maioria dos serviços do hospital será terceirizada.

 

Choradeira

Como não poderia ser diferente em situação como esta, consta que o clima está horrível na Santa Casa. A lista não era de conhecimento dos trabalhadores, mas os rumores já circulavam desde a segunda-feira, portanto, qualquer um poderia perder o emprego. Teria havido mudanças em relação a primeira listagem com exclusões e inclusões de nomes. Ao longo da manhã foram sendo chamados ao Departamento de Pessoal para a comunicação oficial da perda do emprego. Um início de ano difícil para estes trabalhadores, pais e mães de família.

 

Emergência

Com relação ao Pronto Socorro ninguém sabe como ficou o acerto, se haverá ou não demissões na equipe, uma vez que foram contratados por outra OS que deixou a prestação de serviços, após decisão judicial pela não terceirização dos serviços de saúde no município. A unidade de urgência e emergência foi devolvida para a Santa Casa, e sob gestão de uma Organização Social, caberá a seus gestores decidirem como vão administrar o serviço, com demissões ou não no quadro de servidores.

 

Respaldo

Sobre as demissões, a administração municipal esclarece que a gestão não é mais da Prefeitura. Desde o momento da devolução para a Irmandade, e esta terceirizando para a OS, acabaram as responsabilidades do prefeito. Sob a intervenção da Prefeitura, aí sim, o governo atual diz que os atos de demissões seriam de sua atribuição. Para poder manter a estrutura, sem demitir, foram sacrificados alguns pontos da gestão, entre eles, a não concessão do dissídio coletivo, por exemplo. Agora é outra visão.

 

PDV

E falando em demissões, a Prefeitura perdeu no final de 2019, ao menos 5 médicos que atuavam nas unidades básicas de saúde de Penápolis no atendimento à população.  Carlos Augusto de Felippe Valente, Maísa Franco Ribeiro, Andrea Mota de Pijnacastelo Branco, Antonio Carlos Mendonça e Maria Carolina Rossetti Gerbasi aderiram ao Termo de Adesão ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV). As portarias da exoneração foram publicadas no primeiro dia útil de janeiro Os médicos foram exonerando a partir de 26 de dezembro passado.

 

Consultas

Para repor as saídas dos médicos, a administração conta com a realização de concurso público, e também, no caso de especialistas, contrato para atendimento nos consultórios médicos, via Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Assim será feito até que a situação seja normalizada.

 

Veículo

O Gabinete do prefeito já conta com o novo veículo para atendimento às viagens oficiais. No ano passado, em acidente ocorrido em Brasília (DF), o Corolla teve perda total. O seguro pagou aproximadamente R$ 60 mil e a Prefeitura abriu licitação para aquisição de um novo carro. No processo venceu a Safra Veículos, agência GM de Penápolis, oferecendo um modelo Cruze, completo, zero quilômetro, top de linha, ao valor final de pouco mais de R$ 100 mil.

 

Ponte

A administração municipal já fixou os pontos facultativos nos serviços públicos da Prefeitura, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) e Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização) para este ano. Foram levados em conta o princípio da economicidade e mantendo a continuidade dos serviços sem qualquer prejuízo à população. A interrupção dos serviços ocorrerão no dia 24 de fevereiro (Segunda-feira de Carnaval) e no 26   de   fevereiro (Quarta-feira de Cinzas)   até   às   13   horas. 09 de abril (Quinta-feira Santa) após às 13 horas. No dia 12   de   junho (Sexta-feira   posterior ao feriado de Corpus Christi); dia 10   de   julho (Sexta-feira posterior ao feriado estadual de  09 de julho); Dia 30 de outubro (Sexta-feira    -    em substituição  à  quarta-feira, 28/10  -  dia  do Funcionário Público); No dia 24  de  dezembro  após  às  12  horas e no dia 31  de  dezembro  de  2020  -  após  às  12  horas. Excetuam-se os serviços considerados essenciais.

 

Solidariedade

A penapolense e ex-capitã da Seleção Brasileira de Basquete, Suzete Gobbi, está em Penápolis para a disputa do jogo solidário que será realizado neste sábado, dia 11, no ginásio municipal de esportes “Antonio de Castilho Braga”. O evento está marcado para às 16h e a entrada será um quilo de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será repassado ao Lar Vicentino e ao Hospital Espírita João Marchesi. A promoção do jogo é da própria Suzete e de Sandra Penteado, que também praticou a modalidade no passado. Em quadra estarão ex-jogadoras da Seleção Brasileira, especialmente convidadas por Suzete.

 

Mensagem

Enquanto Deus for tua raiz, não existe pedra alguma que impeça teu crescimento. Floresça onde Deus te plantou! Obrigado pela leitura e até a próxima. Muita Luz! Paz e Bem.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações