COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

14/01/2020

Destaque

O prefeito em exercício, Carlos Alberto Feltrin (MDB), na interinidade com o breve período de descanso do prefeito Célio de Oliveira, está com atividade intensa no comando administrativo da Prefeitura de Penápolis. Trabalhando, atendendo a população, cobrando produtividade dos secretários, visitando obras em andamento. Fez o programa Linha Aberta na sexta-feira passada (10) com bastante desenvoltura.

 

Visibilidade

Com o anúncio da interinidade de Feltrin, surgiram vários comentários nas redes sociais quanto a exposição do vice, que é pré-candidato a prefeito. É preciso lembrar que é de direito Feltrin ocupar o cargo na ausência do prefeito, seja em licença, seja em período de descanso, seja em alguma eventual impossibilidade. Se é ação estrategista política com o intuito de dar visibilidade ao vice e fazê-lo pegar gosto para entrar com tudo quando começar a campanha eleitoral, faz parte do jogo.

 

Agenda

Feltrin deverá estar em São Paulo ainda nesta semana, em viagem oficial, estreando o novo carro oficial do Gabinete do Prefeito e fazendo sua primeira viagem nesta interinidade. Nos compromissos agendados, diversos assuntos de interesse do município.

 

Desenvolvimento

São boas as expectativas de geração de empregos em Penápolis neste ano. É esperado para o mês de abril o ápice das novas contratações com o chegada da Bonolat, Usina Aliança, Amigão Supermercados, aumento da rede Big Mart que projeta expansão e alguns contratados pela Prefeitura. Previsão de pelo menos mil novos postos de trabalho sendo gerados neste primeiro semestre.

 

Barracões

O prefeito Célio anunciou, no final do ano passado, que neste ano implantará o projeto “Parque do Emprego”, uma releitura do projeto “Incubadora” já existente na área que circunda o Recinto de Exposições “Prefeito Jandira Trench”.  O governo municipal projeta a construção de 30 novos barracões industriais. Os espaços para ocupação de micro e pequenos empresários serão construídos com a utilização dos recursos da venda de terrenos da Prefeitura, gerando assim novo patrimônio imobilizado para a municipalidade. Empresas gerando negócios e fortalecimento do emprego, este é o objetivo do programa para a área de Desenvolvimento Econômico.

 

Recape

Sempre é bem vindo recursos para obras de infraestrutura urbana, notadamente aqueles destinados a recape asfáltico. Na semana passada foi anunciada a assinatura da ordem de serviço para construtoras licitadas façam novos trechos de recapeamento. Com certa razão, houve certos  questionamentos quanto a recape a ser feito em trecho na área central, conforme anunciado, sendo que há locais com pavimentação bem deteriorada. Um exemplo é a Rua Dr. Ramalho Franco, próximo ao Fórum, que está neste pacote a ser contemplado agora.

 

Alerta

Preocupa a revelação dos primeiros casos positivos de dengue em Penápolis neste início de ano. Nos últimos 30 dias, sete casos positivos de dengue foram registrados. O número traz um alerta para os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Penápolis pede que a população intensifique os cuidados para evitar o aparecimento de larvas do mosquito.

 

Investigação

Conforme anunciado com destaque pela imprensa na edição de domingo, além dos sete casos já confirmados, a Vigilância Epidemiológica registrou outros 14 casos suspeitos, ainda em investigação. Cinco dos casos positivos se concentram somente na região do Jardim Del Rey e Village Regina. É preciso conter os casos com medidas de prevenção, limpando quintais e terrenos baldios, eliminando os focos criadores.

 

Pacificação

A última sessão extraordinária da Câmara de Penápolis, em meados de dezembro, foi marcada pelo clima tenso e quase trocas de chutes e socos entre os vereadores Julio Caetano (PSD) e  Francisco “Tiquinho” Mendes (PSDB). Segundo quem presenciou a cena, Tiquinho teria perdido a linha e o carretel, sendo passivo de enfrentar uma denúncia de quebra de decoro parlamentar. Contudo, para selar a harmonia, ainda no final do ano, em encontro que reuniu os vereadores em confraternização, ambos foram motivados a apertarem as mãos e porem panos quentes quanto ao imbroglio.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações