JOVEM PAN PENÁPOLIS

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

15/01/2020

Concorrência

Foi concorrida a recepção ao Governador João Doria (PSDB), no desembarque dele e sua comitiva no aeroporto Dr. Ramalho Franco, em Penápolis, na manhã desta quarta-feira (15). Estiveram reunidos os dois grupos políticos que se enfrentarão nas eleições municipais deste ano. Houve mudança de última hora quanto ao plano de voo, inicialmente traçado para Araçatuba, mas acabou sendo escolhido o aeroporto de Penápolis por estar mais próximo do primeiro compromisso de agenda de Doria na região. Isso fez com que houvesse grande mobilização para a presença das autoridades, correligionários e simpatizantes.

 

Sacada

A administração municipal jogou muito aproveitando a passagem do Governador João Doria por Penápolis. Na oportunidade, o vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin (MDB), que está no exercício do cargo durante o período de férias de 15 dias do prefeito Célio de Oliveira (sem partido) aproveitou para fazer, diante do governador, a entrega da Ordem de Serviço para o início das obras de construção da chamada Rotatória da Bonolat. Licitada pela Prefeitura, a obra tem recursos do Governo do Estado. Antonio Carlos Altimari, um dos sócios da empresa penapolense Viamari, vencedora do Pregão, esteve presente.

 

Atribuição

A Ordem de Serviço quem dá é a Prefeitura de Penápolis, que foi quem conveniou para a construção do projeto da rotatória. Na semana passada, por exemplo, a administração municipal tornou público atos de assinaturas de Ordens de Serviço, inclusive para a Construtora Viamari, em obras de recape. Estava previsto para esta quarta, Feltrin e Tonhão Altimari assinarem a Ordem para início da rotatória. Mas, a ocasião se fez dar maior amplitude ao ato, e ainda valorizar a presença do governador.

 

Estratégico

Cada vez mais a gestão municipal quer estar próxima do Governo do Estado, reaproximando Penápolis ao Palácio dos Bandeirantes, que ficou com relações estremecidas com a opção do prefeito Célio em apoiar o então governador Márcio França (PSB). Mesmo ausente da Prefeitura em férias, uma fonte informou a esta coluna que foi Célio quem articulou para Feltrin estar próximo de João Doria valorizando o ato que ele faria no gabinete apenas com o empresário da Viamari. Ao levar para tal ato ocorrer na frente do Governador e testemunhado por um grande público de autoridades, o ato tornou-se estratégico rendendo fotos e vídeos e, a simpatia de Doria para com Penápolis, e notadamente, o pré-candidato a prefeito.

 

Reviravolta

Diante de alguns rumos no cenário eleitoral municipal, e com o imbróglio causado pela cúpula estadual do PSDB em não se definir com quem queria disputar a eleição, agora é o MDB que não quer abrir mão de Feltrin ser candidato a prefeito. Os mandatários do partido, os deputados Federal Baleia Rossi e estadual Itamar Borges até teriam concordado que o vice-prefeito migrasse para o ninho tucano. Mas agora, consta nos bastidores que o MDB decidiu cacifar Feltrin, e abrindo ao PSDB a oportunidade de vice candidatura.

 

Composição

O MDB é base do Governo Doria em São Paulo. Assim como o DEM do vice Rodrigo Garcia, e o PSD, de Gilberto Kassab. Em Penápolis, os dois partidos vivem uma situação conflitante, pois o MDB tem o seu pré-candidato, que é Feltrin, e   PSD vai de Caique Rossi. Há entre os partidos aliados que o Governo poderia aceitar compor, abrindo mão da cabeça de chave em alguns cidades, onde MDB e PSD, por exemplo tiverem nomes para concorrer a prefeito. Penápolis estaria nos planos dessa manutenção partidária, e isso seria costurado com a cúpula do PSDB. Se configurada essa composição, o PSDB não terá candidato a prefeito, mas sim indicando o vice.

 

Peleja

Contudo, havendo aliança estadual, e no caso particular de Penápolis, com dois pré-candidatos de partidos aliados ao governador João Doria, para qual lado penderá o PSDB nesta peleja? É o que todos já estão se perguntando. Por outro lado, tem-se ainda o DEM, cujo grupo político local deseja indicar o vice de Feltrin, estando ele no MDB ou no PSDB. É outra peleja dura para tentar manter a unidade dentro da base governista.

 

Empregos

Para quem estava esperando por uma oportunidade de emprego na rede de Supermercados Amigão, que anunciou sua vinda para Penápolis e inauguração ainda neste semestre, a entrega de currículos e seleção devem ocorrer no final deste mês de janeiro. Representantes da CSD (Companhia Sulamericana de Distribuição) estiveram em visita à cidade nesta semana para tratar dos acertos e parcerias com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Em breve serão divulgados detalhes e a abertura do prazo para recebimento das propostas de trabalho. A proposta inicial é gerar 130 novos empregos.

 

Reformas

Conforme já noticiado pelo INTERIOR, o Amigão funcionará no imóvel onde antes abrigou os supermercados Luzitana e posteriormente, o Laranjão. O prédio já está passando por adequações. A chegada da rede Amigão Supermercados aumenta a competitividade no setor supermercadista.

 

Mensagem

“Nunca se culpe por ter amado. Por ter confiado. Por ter ajudado. Nunca se culpe por acreditar na bondade humana, na amizade verdadeira, no amor eterno. Estamos no mundo para ganhar e perder”. Obrigado pela leitura e até a próxima. Muita Luz. Paz e Bem.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações