JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

23/01/2020

Fama

A cidade de Penápolis ganhou novamente seu minuto de fama logo no início do novo programa humorístico da Rede Globo, o “Fora de Hora”, que estreou na noite desta terça-feira (21). Com sátiras no formato jornalístico, foi feita uma brincadeira falando ficticiamente sobre um crime, “o maníaco de Penápolis”. A sátira se desenvolve em cima da “testemunha”, que faz de tudo para aparecer na televisão, sem medo de se esconder, e ainda revela o nome do maníaco. Tudo obra de ficção. Quem não assistiu, pode se divertir vendo no Globoplay. O que levou os redatores do humorístico a citar o nome da cidade, entre os mais de 5 mil municípios no Brasil, ninguém sabe dizer.

 

Planejamento

O retorno de Coronel Daniel Rodrigueiro à equipe de governo do prefeito Célio de Oliveira (sem partido) já era aguardada, tendo o fato dele voltar já sido comentado antecipadamente por esta coluna. O secretário, que ocupará a Secretaria de Planejamento, terá papel estratégico na gestão. Tudo o que for por ele traçado, para as ações governamentais a curto, médio e longo prazos, andamentos de projetos e convênios, e toda a estrutura administrativa deverá ser compartilhada com o vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin (MDB), pré-candidato à sucessão municipal. Desta forma, o ungido do prefeito Célio será capacitado no conhecimento de toda a máquina administrativa.

 

Exposição

E prossegue o trabalho de familiarizar o vice com toda a gestão, inclusive no Governo do Estado. Hoje, por exemplo, o prefeito Célio levará consigo o vice Feltrin para importantes agendas de trabalho em São Paulo. Mas não é nenhuma novidade tal ação conjunta, uma vez que Feltrin já fez várias viagens seja sozinho, com o prefeito, ou na companhia de vereadores, cumprindo seu dever de trabalhar, se fazer conhecido e também reivindicar verbas para Penápolis.

 

Agenda

Nos compromissos, o objetivo é cumprir quatro agendas juntos. Na Secretaria de Educação tratarão sobre a finalização e inauguração da creche no bairro Gimenes. No Detran-SP vão acertar a segunda etapa  do projeto  de trânsito com a instalação de novos conjuntos semafóricos. Uma das agendas mais esperadas será com o secretário Marco Vinholi, no Desenvolvimento Regional para entre outros, falarem sobre o cronograma de liberação dos recursos para obras de construção da Rotatória da Bonolat. Por fim, na Secretaria da Habitação, definição quanto a entrega das casas da CDHU (Residencial Vicente Berbel).

 

Eleições

Está sendo agendada para este sábado (25) uma reunião com as lideranças municipais do PSDB, MDB, DEM e Cidadania para tratar da definição dos 80 candidatos que o grupo pretende lançar a vereador nas eleições deste ano. O encontro servira para conferir os nomes dos pretensos candidatos, e se possível, fazer até ajustes no sentido de sugerir trocas partidárias para balancear a concorrência interna. Sem coligações, agora cada partido tem que lançar 20 candidatos a vereador, sendo obrigatoriamente 6 mulheres. Além desses quatro partidos, o Paço espera contar com o apoio de pelo menos outros três, que não devem lançar candidatos a vereador, mas apoiarão o candidato a prefeito do grupo governista.

 

Indicação

Segundo informado por uma fonte a esta coluna, neste “encontro de caciques” não deverá ser discutido ainda a questão da indicação do nome do candidato a vice-prefeito. Só chapas de vereadores e apoios. O vice é uma questão delicada e que está movimentando os bastidores, uma vez que ainda não se oficializou, apesar de dizerem que sim, se Feltrin permanece no MDB ou vai migrar para o PSDB. Somente com essa definição serão avaliadas as conjunturas de alianças e qual partido indicará o nome do vice. Há pelos menos três nomes dentro da base aliada que podem disputar esta indicação.

 

Parceria

Teve início a parceria Prefeitura de Penápolis e Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) para reformas gerais nas estruturas do Centro de Lazer do Trabalhador “Demóstenes dos Anjos Bafille”. Para usufruto da comunidade e também pelos cursos de graduação da Funepe, serão reformadas a piscina, academia, construções de um novo campo de bocha, portaria e pista de atletismo. O projeto apresentado à administração é belíssimo. As obras, custeadas pela Funepe com parceiros serão realizadas por etapas, com prazo previsto de conclusão em até 24 meses. Mas ainda neste ano deverão ser entregues parte das melhorias.

 

Retorno

Já retornou às atividades frente a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a renomada delegada DrªMaria Salete Cavestré Tondato, que havia se licenciado por um tempo após um problema de saúde, já sanado com muita determinação e fé de parte tanto da delegada quanto de seus familiares. A delegada está tão bem, que não só reassumiu a DDM, como também interinamente a Delegacia do Município nas férias do titular, Drº Jovair Marcos Gruppo. Muito querida pelos colegas da Delegacia da Mulher e toda a Polícia Civil, Drª Salete foi recebida com muito carinho e total apoio dos demais Delegados, Investigadores e Escrivães.

 

Luto

Deixamos registrado aos familiares os nossos profundos sentimentos de pesar pelo falecimento do Sr. Ayrton Silva de Almeida, ocorrido aos 84 anos, nesta quarta-feira, dia 22. Seu corpo foi velado e sepultado ainda ontem na parte da tarde. Era funcionário aposentado do Banco do Brasil, também professor, tendo lecionado vários anos na Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), curso de Licenciatura em Letras. Muito culto, erudito, crítico, caráter e princípios inabaláveis, homem além do seu tempo, chegou a escrever vários artigos publicados pelo jornal INTERIOR. Morava à avenida Luís Osório, no centro. Uma grande perda.

 

Mensagem

Que a sua fé seja sempre maior que qualquer dificuldade, e nada nunca separe seu coração do Senhor. Obrigado pela leitura e até a próxima. Muita Luz. Paz e Bem!

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações