BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

03/02/2020

PSDB

Consta que o PSDB está apaziguando a questão política em Penápolis, após o grande prejuízo eleitoral causado com a intervenção no diretório municipal. O partido do atual Governo do Estado corria o risco de até não disputar as eleições neste ano. Um acordo de pacificação teria sido selado a partir do comando estadual da legenda. Haverá a convenção e após o partido deverá se posicionar quanto a sua participação na disputa pela Prefeitura.

 

Audiências

Aproveitando o retorno das atividades parlamentares em Brasília, o vice-prefeito de Penápolis, Carlos Alberto Feltrin (MDB), está nesta semana cumprindo diversos compromissos, numa agenda de trabalho na Câmara dos Deputados Federais. Feltrin leva diversos pedidos, irá cobrar outros que já foram prometidos em forma de emendas parlamentares e que ainda não foram liberados. Ele deve ficar na capital federal até esta quinta-feira.

 

Alerta

Os órgãos públicos de Saúde estão preocupados com os altos índices de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, além da febre amarela. Em Penápolis, conforme dados divulgados pela Prefeitura no final de semana, até o dia 31 de janeiro, a cidade registrou 73 casos notificados e 25 casos positivos de dengue em 2020. Esse número é quase sete vezes maior que o mesmo período do ano anterior (2019) como 11 notificados e 4 positivos.

 

Foco

Os focos maiores de contágio da doença, segundo a Prefeitura, estão concentrados nos bairros Jardim Del Rey, Village Regina e Portal dos Faveiros, que estão sendo alvos para as ações da “Operação Dengue” programadas para esta semana. Nessa região existem aproximadamente 1.500 imóveis e é onde se concentra a maioria dos casos positivados este ano para a doença. Caso o resultado da operação seja satisfatório, a Prefeitura levará a operação para as demais regiões da cidade.

 

Inovação

Para melhor prestar serviços à sua grande clientela, o Laboratório Ivan Sammarco abriu um Posto de Coleta na região do Jardim Eldorado, que passou a funcionar desde esta segunda-feira. Fica em um imóvel adequado para essa atividade, à Rua David Vicente da Silva, com a Rua Irmãos Chrisóstomos de Oliveira. O posto coletará, inclusive, para exames do SUS (Sistema Único de Saúde) para a Santa Casa. Atenderá tanto para coleta quanto retirada de exames. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. Um avanço, além de prestar um grande serviço para a comunidade.

 

Equipamentos

Para os próximos meses, o diretor do laboratório, o bioquímico Ivan Sammarco pretende instalar alguns equipamentos básicos para processamento do material, para chegar ao laboratório central e entrar direto nas máquinas, assegurando assim um resultado de excelente qualidade e confiabilidade. O posto terá três funcionárias, sendo duas técnicas de enfermagem, e uma recepcionista, dotado ainda de sistema de internet.

 

Folia

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Penápolis programou o Plis Folia 2020 – Grito de Carnaval, para o próximo dia 14 de fevereiro, na Clube da Associação Renascer da 3ª Idade. Será a partir das 23h com animação da Banda Puro Êxtase. Associados pagam R$ 5 e não sócios da Associação Renascer pagam R$ 10. Os ingressos serão vendidos uma hora antes do evento na bilheteria do clube.

 

Pessimismo

Infelizmente as três derrotas consecutivas do time do Penapolense já causa um clima de pessimismo junto ao torcedor capeano. Por mais que se peça apoio ao invés de crítica, se o time não apresentar resultados positivos dentro de campo, é inevitável segurar as críticas. Pior, isso pode desmotivar a presença dos torcedores, que até agora fizeram bonito e participaram das promoções dos ingressos, indo em grande número aos jogos do Penapolense no “Tenentão”.

 

Posses

Nos próximos dias acontecem as posses dos novos Párocos que chegaram às três Paróquias de Penápolis; na Santa Clara já foi empossado o padre Mauro André, no início de janeiro. Para essa semana o bispo Diocesano Dom Francisco Carlos da Silva, o clero e comunidade celebram a posse do padre Donizeti Carlos dos Santos, na Paróquia de Santa Teresinha, quinta-feira, dia 6, às 19h30. Na sexta-feira, dia 7, a posse será de Padre Rodrigo Morialli, na Paróquia Santa Rita de Cássia, também às 19h30. Já na próxima semana, dia 12 (quarta-feira), a posse será para o frei Flávio Antonio, na Paróquia do Santuário São Francisco de Assis, em cerimônia às 19h30.

 

Novena

A Paróquia Santa Clara de Assis iniciou neste domingo, dia 2, a Novena Preparatória e Santo Terço em festa à Nossa Senhora de Lourdes. Todos os dias, de segunda à sábado às 18h, e no domingo às 17h20 na capela Nossa Senhora das Graças, na Vila Martins, onde tem a Gruta em homenagem à santa, No dia 11 de fevereiro, data da festa, às 8h haverá exposição do Santíssimo Sacramento permanecendo em adoração até às 15h30; às 16h Santa Missa com a Unção dos Enfermos.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações