AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

06/02/2020

Expoente

O nome do ex-prefeito João Luís dos Santos (PT) tem sido muito cogitado para a disputa eleitoral deste ano. Um nome de peso e respeito, por isso o desejo de seu grupo político (PT) em tê-lo candidato a prefeito ou a vice. Porém, por questões pessoais e profissionais, João Luís poderá concorrer a vereador, contribuindo assim com a eleição de mais candidatos dentro do seu grupo partidário para representação junto à Câmara.

 

Origem

Uma fonte revelou que o prefeito Célio de Oliveira, atualmente sem partido, deverá voltar às suas origens partidárias, sendo filiado ao Democratas (DEM). Célio deixou o DEM para disputar a prefeitura em 2012 pelo PSD. Na eleição seguinte foi reeleito pelo PSDB, mas em 2018 acabou expulso por conta de sua posição política em apoiar a candidatura Márcio França (PSB). Célio não será candidato a nada na disputa deste ano, porém participará ativamente sendo o principal cabo eleitoral de seu candidato à sucessão municipal.

 

Moradias

Estando em São Paulo nesta terça-feira cumprindo agenda de trabalho, o prefeito Célio passou pela Secretaria de Habitação onde tratou sobre a inauguração do Residencial Vicente Berbel e entrega das 232 casas, da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A previsão de entrega é para o final do próximo mês de março, ou início de abril. Na mesma data haverá a entrega parcial das moradias dos funcionários (projeto específico) de 33 casas, faltando entregar outras 45 para junho ou julho deste ano.

 

Terrenos

Aproveitando a audiência com o secretário de Habitação, Flavio Amary, o prefeito Célio ofereceu mais terrenos de interesse social para novos empreendimentos habitacionais em Penápolis, através de projetos da CDHU. Foi solicitado um prazo de 60 dias para avaliação e se haverá possibilidade de liberar novas casas populares ainda neste ano.

 

Financiamentos

Passando pela Agência Desenvolve São Paulo, Célio apresentou pleito de Penápolis para obtenção de financiamento visando a aquisição de duas novas máquinas pesadas para reforço da frota da Secretaria Municipal de Obras. Ainda solicitação de recursos para recapes em diversas ruas da cidade, e término do asfalto do Distrito Industrial.

 

Câmara

Nesta segunda-feira (3) foram retomadas as Sessões semanais Ordinárias da Câmara de Vereadores. Mas o presidente da Casa, Ivan Sammarco (Cidadania), com a compreensão dos colegas vereadores, precisou conduzir os trabalhos com ajustes de praticidade, com infraestrutura emergencial, por meio de equipamentos geradores de energia. Isso se deveu pela queda do fornecimento de energia elétrica durante o forte temporal que caiu na cidade no início da noite de segunda. Precisou, ainda, por exemplo, adiar para a próxima semana a ida do prefeito Célio de Oliveira, às 20h, para falar com os vereadores sobre os atos da administração e projetos para 2020.

 

Comoção

Um dos pontos altos da Sessão foi justamente perto do encerramento dos trabalhos, quando da apresentação de um requerimento verbal formulado pela vereadora Ester Maria Sezalpino Mioto (PSD). Em relato comovente, falou sobre o Cemitério Jardim da Paz, onde um funcionário da Prefeitura, no dia 31 de janeiro, sem ordens do chefe, passou com a máquina por entre as sepulturas vindo a destruir todas as flores que haviam sido colocadas, com recursos próprios, pelo grupo de voluntários do qual a vereadora é uma das mais entusiastas. Emocionada e com a voz embargada, e indo às lágrimas ao final, relatou o ocorrido, sendo sua fala ilustrada com imagens do local mostrando o antes, com as flores bem cuidadas e após, com a devassa promovida.

 

Humanização

O trabalho voluntário da vereadora Ester tem a participação de outras pessoas da comunidade, cujos entes queridos estão sepultados naquele cemitério. O corpo do marido de Ester está sepultado naquele espaço. Ela relatou que a iniciativa das pessoas é motivada pela “humanização da dor” perante a perda de um familiar. O seu relato causou enorme comoção e apoio inconteste dos demais vereadores, sendo o ato classificado como desrespeito e falta de bom senso à dedicação da vereadora.

 

Padrão

O vereador Júlio Caetano (PSD), a respeito do lamentável episódio, leu o Memorando nº 42/2013, referente ao uso das instalações do Cemitério Jardim da Paz. Consta no documento da Secretaria de Obras, que referida necrópole possui característica de cemitério parque, com jazigos dotados apenas de lápides de identificação na face externa, para haver umidade e padronização do espaço. Considera que é admitido apenas a colocação temporária de vasos e coroas de flores sobre o jazigo por ocasião dos funerais.

 

Proibição

O mesmo documento da Prefeitura traz em seu conteúdo que a liberação para familiares fazerem eventual instalação de floreira de concreto, barro ou outro material irá descaracterizar o padrão adotado para o cemitério. Que os funcionários estão autorizados a proibir ou remover qualquer tipo de floreira fora dos padrões adotados pela administração da necrópole que eventualmente sejam depositados sobre as lápides ou área dos jazigos. O Memorando que ao que parece foi seguido ao pé da risca, é datado de 15 de abril de 2013.

 

Investigação

O fato motivou o vereador Dr. Rodolfo Valadão Ambrósio (PSD) a cobrar a instalação de uma Sindicância interna, já chamando de “Sindicância do Cemitério”. Conforme denúncia do parlamentar, foi cobrado da administração ainda no ano passado sobre “suposta venda de áreas nos dois cemitérios, no mercado negro”, sem respostas até agora ao seu requerimento. Segundo ele, esse já seria o primeiro passo para resolver vários problemas estruturais nos cemitérios Santa Cruz e Jardim da Paz.  

 

Beneficente

Está sendo organizado um almoço beneficente para o dia 08 de março, a partir das 12h, no Salão de Festas do Bairro Araponga, com renda em prol a Santa Casa de Penápolis. O convite tem valor individual a R$ 25, sendo que crianças até 10 anos não pagam. No cardápio: arroz, porco no tacho, frango frito no tacho, creme de milho, farofa e lingüiça frita no tacho.

 

Mensagem

O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã. Faça o bem assim mesmo. Veja que, ao final das contas, é tudo entre você e Deus! Nunca foi entre você e os outros. Obrigado pela leitura e até a próxima. Muita Luz! Paz e Bem.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações