JOVEM PAN PENÁPOLIS

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

10/02/2020

Dengue

Nunca é demais reforçar o alerta quanto a uma ameaça de epidemia de dengue em Penápolis. Para intensificar e antecipar medidas preventivas, a Prefeitura anuncia o processo seletivo para contratar 30 agentes que vão trabalhar nessa cruzada contra a dengue. Na semana passada, em junção de forças de secretarias da Prefeitura, foi altamente positivo o trabalho realizado na região dos bairros Del Rey e Village Regina que se apresenta com índices alarmantes. O período de chuvas intensas aliado ao calor contribui para a proliferação do mosquito aedes aegypthi que é o vetor transmissor da doença.

 

Números

De forma transparente, para conscientizar a população, foram divulgados via Secretaria de Comunicação (Secom) os números comparativos da dengue em Penápolis. Em janeiro de 2019 foram 11 notificações, sendo 4 casos positivos, 5 negativos e 2 casos confirmados através de exame clínico. Neste ano, no mesmo período, já são 125 notificações, sendo 37 positivos. A continuar nessa crescente, é provável que entre março e abril a cidade possa estar no pico da epidemia.

 

Prevenção

Penápolis recebe novamente a Carreta da Mamografia do Hospital do Amor de Barretos, para exames preventivos de rastreamento mamográfico. A unidade móvel fica na cidade até o próximo dia 22 de maio. Público alvo: mulheres de 40 a 69 anos podem participar do exame. Na campanha anterior, foram realizados 7 mil atendimentos. De acordo com os responsáveis pela carreta, a projeção do IBGE numa cidade populacional igual a Penápolis, são 9 mil mulheres dentro da faixa etária. Então, por essa estatística, faltam quase 2 mil mulheres para o exame, que é gratuito, inclusive para as mulheres nesta faixa, e que possuem plano de saúde particular.

 

Parcerias

Como justiça e reconhecimento, neste projeto da carreta do exame de mamografia do Hospital do Amor de Barretos é preciso enaltece a parceria com a Farmaflora, das farmacêuticas Renata Torrezan e Andréa Braz, que participam e colaboram desde o início da vinda da carreta a Penápolis, isso há cerca de 10 anos. Também o voluntariado e entusiasmo do Hugo Tadeu Montanari Crepaldi, ex-vereador, líder comunitário do Jardim Eldorado, que corre atrás e motiva, sendo um grande incentivador da campanha de prevenção ao câncer de mama.

 

Mudança

Semana passada ocorreu reunião do Conselho de Prefeitos do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) da Microrregião de Penápolis. Entre os assuntos tratados, mudança no estatuto do consórcio, para propiciar outros serviços, que não somente da área de saúde. Até o nome deverá mudar.  

 

Santa

Nesta terça-feira, dia 11, comemora-se o dia de Nossa Senhora de Lourdes. Em Penápolis, na paróquia de Santa Clara de Assis, existe uma gruta dedicada à santa, na Igreja de Nossa Senhora das Graças, na Vila Martins, lembrando a aparição da Virgem Santíssima, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle. Um local onde os enfermos recorrem por graças, e são atendidos. Para esse dia a gruta anexa à igreja de N.S. das Graças estará aberta das 07h às 20h e o Santíssimo em exposição das 08h às 15h30. Às 16h será celebrada Santa Missa. Na Paróquia do Santuário São Francisco, haverá missa única às 19h30.

 

Drama

Segundo aqueles que acompanham de perto a atuação do Penapolense na disputa do Campeonato Paulista da Série A2 neste ano, o time já enfrenta um drama na luta contra o rebaixamento. Sábado passado, no Tenentão, apresentou um volume de jogo, tático e técnico, muito ruim contra a Votuporanguense, lanterna da competição. As derrotas consecutivas já causam reflexos na queda de torcedores no estádio. Os próximos compromissos do time profissional são fora de Penápolis. É vencer ou vencer!

 

Chuvas

A região está com tempo muito instável, com alto índice de chuvas nos últimos dias. Conforme reportagem apresentada pelo jornal INTERIOR neste domingo, os números são surpreendentes. O mês de janeiro terminou com um aumento de 340% de chuvas a mais ocorridas em comparação com o mesmo período de 2019. A constatação foi feita pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). A região vive dramas pelos danos causados. Em São Paulo, capital, a chuva mais forte começou no final da tarde do domingo (9) e permanece firme nesta segunda-feira. Considerando todos os meses do ano, este foi o oitavo maior acumulado em 24 horas de toda a história de medições do Inmet. Um caos total na vida dos paulistanos.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações