JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

13/02/2020

Negociação

Desde as últimas horas correm informações extraoficiais na praça, da possível aquisição de um supermercado em Penápolis por um outro grupo supermercadista. Se confirmado, a negociação de compra e venda amplia o número de lojas dessa rede na cidade. Para muitos, se trata de um ciclo natural de novos investimentos, com a expansão daqueles empresários que acreditam no potencial econômico local.

 

Concorrência

Essa notícia não se trata da confirmação da chegada da Rede Amigão, que vai se instalar no prédio onde funcionou mais recentemente o Supermercados Laranjão, que encerrou as atividades, entrando em recuperação judicial. Essa suposta negociação é outro negócio envolvendo outros empresários do setor supermercadista. É aumento na concorrência, beneficiando principalmente aos consumidores.

 

Convidado

Como se diz na gíria popular, o prefeito Célio de Oliveira (sem partido), “matou a pau” em sua participação na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Penápolis. A presença do chefe do Executivo ocorreu nesta semana. Deveria ter sido na segunda-feira anterior, porém, a queda de energia na região do prédio do Poder Legislativo fez com que fosse adiada a presença do prefeito para falar das ações governamentais e responder às perguntas dos vereadores.

 

Diferencial

Todo mundo sabe que o prefeito Célio é muito bom de oratória, domina como ninguém um microfone, e tem o funcionamento e necessidades da máquina administrativa na cabeça. Em cada indagação dos vereadores, ele soube marcar posição e ocupar com propriedade todo o tempo a ele concedido. Dizem os observadores políticos que no palanque eleitoral Célio fará a diferença.

 

Alfinetadas

A presença do vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin (MDB) na mesa durante a presença do prefeito Célio na sabatina ocorrida na sessão da Câmara, resultou em questionamento irônico do vereador Dr. Rodolfo Valadão Ambrósio (PSD). Mas o convite a Feltrin foi deferência do presidente da Câmara, Ivan Sammarco (Cidadania). Respondendo a uma provocação do parlamentar, da presença do vice na mesa naquela ocasião, Célio elogiou a atuação e capacidade de Dr. Rodolfo, dizendo que ele é melhor que o pré-candidato com quem ele anda e deverá apoiar.

 

Melhorias

Para este ano, último da gestão do prefeito Célio, Penápolis contará com financiamento de R$ 1,4 milhão do município com o Banco Brasil, com aprovação pela Câmara de Vereadores. O dinheiro será destinado a investimentos nas melhorias de iluminação pública em toda a cidade. O primeiro investimento será na compra de caminhão cesto para manutenção dos postes de iluminação de praças e canteiros centrais.

 

LED

A previsão da administração é utilizar R$ 1 milhão desse financiamento com o Banco do Brasil para troca e melhorias na iluminação do Parque Maria Chica e da pista de caminhada daquele espaço público, nos mesmos moldes do serviço implantando na remodelação do Santa Leonor, com lâmpadas de LED. Também serão contemplados com novo sistema de iluminação as Praças Dr. Carlos Sampaio Filho, 9 de Julho, Orentino Martins, Vila Fátima e Vila Aparecida, e duas áreas na entrada do Village. E ainda 700 pontos de melhorias na iluminação de ruas e avenidas por todos os cantos da cidade.

 

Flores

Passado o triste episódio da destruição das flores plantadas junto aos túmulos no cemitério Jardim da Paz, a vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD) organiza um  mutirão para a manhã deste próximo sábado (15) naquele cemitério. O objetivo é replantar todas as flores que foram arrancadas. A vereadora, que atua voluntariamente junto a um grupo de familiares com entes sepultados naquele espaço, convoca a todos que possam levar pelo menos uma flor. Disse ela que o grupo voluntário irá retomar os cuidados necessários para com a memória dos antepassados.

 

Auxílio

A Prefeitura de Penápolis abre no período de 17 de fevereiro a 20 de março, o prazo para alunos carentes requererem a concessão de auxílio combustível para matriculados em Instituições de Ensino de nível Técnico e Superior, nos municípios de Araçatuba, Birigui e Lins (municípios  com distância não superior a 60 quilômetros da cidade de Penápolis e que possuem instituição de Ensino Técnico/Superior). As inscrições deverão ser feitas no Protocolo da Prefeitura Municipal, no horário das 8h às 16h, com pagamento da taxa de expediente.

 

Aniversário

O Sincomercio Penápolis, destacado sindicato patronal do comércio, comemora neste dia 16 de fevereiro, 75 anos de fundação. A data será celebrada com um café da manhã neste sábado, dia 15, reunindo diretoria, funcionários e autoridades. E neste ano, conforme proposta de ser bianual, haverá o jantar Noite do Comerciante, no mês de julho. Detalhes já estão sendo definidos pela diretoria do Sincomercio.

 

Continuidade

Nesta sexta-feira, dia 14, haverá Eleição no Sindicato Rural de Penápolis (SIRP). Em chapa única, a diretoria efetiva é composta por Dr. João Antonio Castilho, Pedro Marques Corrêa Filho e Odílio Segura, com seus suplentes e também Conselho Fiscal e Delegados Representantes e suplentes. O processo eleitoral acontecerá no auditório do SIRP.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações