JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

17/02/2020

Alerta

De tempos em tempos surgem brincadeiras perigosas entre alunos, e até outras pessoas, já causando grande repulsa e conscientização entre todos os grupos, movimentos, instituições. A mais recente é a chamada “Desafio da rasteira” ou “quebra crânio”. No vídeo aparecem três adolescentes: os da ponta pulam e falam "eu pulo" enquanto o do meio só pula depois, e acaba levando uma rasteira dos colegas. Felizmente não tivemos conhecimento de que tal “brincadeira” tenha ocorrido em Penápolis, porém, o alerta precisa ser reforçado e cobrado para um trabalho conscientização entre os alunos nas escolas, principalmente.

 

Reversão

Ainda que tenha sido viralizado nas redes sociais, há crianças e adolescentes que ainda nem estão sabendo acabam avisados pelos próprios pais. Ainda que não se mostre o vídeo, com receio de que isso possa acabar instigando a fazer, é necessária a comunicação clara entre pais e filhos, educadores e entidades que cuidam de crianças e adolescentes sobre os riscos. Desta forma se reverterá algo que já teria causado morte pelo país. Fica aqui nossa contribuição chamando a atenção para a gravidade e nosso compromisso de pais, principalmente, em prevenir nossos filhos.

 

Avaliação

No seu programa semana de rádio (Linha Aberta) também veiculado nas redes sociais (Facebook da Prefeitura), o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira (sem partido), divulgou nesta sexta-feira (14) números positivos do seu governo. Segundo ele, a sua administração trabalha em cima de pesquisas qualitativas e quantitativas. Comentando elogios que recebia de ouvintes, revelou que no quesito boa e ótima, a administração tem 52% em média na avaliação popular. Segundo o prefeito, nos quesito regular passa dos 62%. Disse que os índices são ótimos, pois dois terços da comunidade aprovam a gestão feita.

 

Preparo

Célio falou ainda que a experiência na vida pública o preparou para receber e absorver as críticas. E citou dois ditados populares que disse gostar muito. O primeiro: “Bom gladiador não é aquele que bate, mas o que sabe suportar a pancada”. O outro é: “Nunca se forjou bons marinheiros em mares tranquilos”. Quanto às críticas que recebe de determinados segmentos, muitas por ele consideradas injustas, o prefeito afirmou que quem está fora acha que só basta ter boa vontade que tudo se resolve, mas disse ele que não é bem assim. “Não é fácil tocar a Prefeitura, não é mil maravilhas como alega quem está fora e quer entrar”.

 

Dengue

O Brasil passa por um novo estado de alerta diante da epidemia provocada por uma doença já conhecida em território nacional: a dengue. Cerca de 57.485 novos casos já foram notificados ao Ministério da Saúde em 2020 e dezenas de municípios em diversas regiões já declararam epidemia. Em Penápolis, mais de 60 casos positivos já confirmados. A situação é ainda mais alarmante considerando que, historicamente, o pico da doença costuma ocorrer no mês de abril, por ser um período mais chuvoso. Temos todos que nos unir nesta “Frente contra a dengue” que acontece na cidade.

 

Carnaval

As entidades patronais esclarecem que pelo calendário oficial, o Carnaval não é considerado feriado nacional. E apesar de muitas empresas dispensarem seus funcionários durante os dias de folia, o trabalhador precisa ficar atento às regras para evitar qualquer problema. Isso porque os empregadores podem ter expediente normal e exigir que seus empregados cumpram a jornada normal de trabalho. Além disso, o Carnaval só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a terça-feira de carnaval foi declarada feriado estadual por meio da Lei 5243/2008. Mas virou tradição não trabalhar na terça-feira de Carnaval.

 

Compensação

Segundo os especialistas, nas localidades em que o Carnaval for considerado feriado, os empregados que trabalharem nesses dias deverão ter folga compensatória em outro dia da semana. Se isso não ocorrer, deverão receber as horas extras trabalhadas com o acréscimo de pelo menos 100% ou mais, se isso estiver previsto na convenção coletiva da categoria do trabalhador. E nos locais em que o Carnaval não é feriado, as empresas poderão exigir que essas horas não trabalhadas sejam compensadas posteriormente.

 

Feriadão

Costumeiramente no Carnaval, haverá o primeiro feriadão prolongado de 2020. As agências bancárias e repartições públicas encerram as atividades nesta sexta-feira (21), não abrindo na próxima segunda e terça. O Poupatempo também estará fechado. Os Cartórios de Registros seguem o mesmo esquema dos bancos: fecham nesta sexta-feira e reabrem somente na quarta-feira (26) às 11h. No Carnaval, todas as unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo estarão fechadas na segunda e terça-feira, dias 24 e 25 de fevereiro. O atendimento será retomado na Quarta-feira de Cinzas (26), a partir das 12h, conforme o decreto estadual 64.786/2020. E atenção: as Lotéricas também não vão abrir na segunda e terça. O último dia de atendimento antes do feriadão será este sábado, até às 12h.

 

Comércio

Pelo calendário do Sincomercio Penápolis, o expediente no comércio local terá o seguinte horário. Segunda será normal das 8h30 às 18h; terça ponto facultativo (abre quem quiser) e na quarta-feira as lojas iniciam as atividades normalmente a partir das 8h30.

 

Sucesso

Terminou coroado de grande sucesso mais um torneio Cobras, Cobrinhas e Master de futebol de salão. Durante toda a competição não foi registrado nenhum incidentes. O maior público presente compareceu na grande final, na sexta-feira passada. Parabéns ao Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Henrique Sanches e toda sua equipe. E falando no Paulinho, consta que ele é pré-candidato a vereador pelo DEM, já tendo alguns apoiadores declarados e compromissados em tentar a sua eleição para a Câmara Municipal.

 

Reviravolta

O Penapolense conquistou quatro importantes pontos nos dois últimos jogos realizados fora do seu campo, no andamento do Campeonato Paulista da Série A2. Na quarta-feira já demonstrando força de reação havia empatado em Santos com a Portuguesa Santista. A vitória conseguida sábado frente ao Osasco Audax em Barueri foi de extrema importância para a equipe, pois além de interromper a série de jogos sem vencer, ainda ficou próxima à zona de classificação. Neste sábado, o confronto será contra a Portuguesa às 15h no Tenentão. Haverá promoção na venda de ingressos para levar o torcedor novamente ao estádio e apoiar o Penapolense.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações