FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

27/02/2020

Recomeçar

Agora vai! Passou o Carnaval, começa o ano. Assim muitos se referem ao ano novo, que no comentário popular, se inicia pra valer após os festejos carnavalescos. Crendice ou não, é momento de arregaçar as mangas e ir para a luta, recomeçar com muito trabalho, foco e determinação. Sem se esquecer também da fé e da esperança, pois sem elas vida não tem sentido algum.

 

Diversão

A cada ano aumentam as opções para quem quer curtir o Carnaval. Tem sido assim em todos os lugares, e em Penápolis não é diferente. Teve folia nos clubes particulares, eventos fechados com vendas de ingressos e também popular, gratuito, na praça Dr. Carlos Sampaio Filho promovido pela Prefeitura. Isso acabou provocando divisão de público diante das várias opções que se tem de brincar ou não o Carnaval. Quem não viajou para a praia, foi para os ranchos. Aqueles que optaram por descanso, ficaram em casa mesmo.

 

Roteiro

Penápolis que já teve grandes carnavais trazendo toda a região, agora exporta foliões. Um dos points preferidos da folia da moçada tem sido a cidade de Piacatu, que triplica o número de seus habitantes durante esses quatro dias de folia. De Penápolis foram vários carros, vans e ônibus especialmente nas noitadas de sábado e segunda de Carnaval.

 

Molhado

O período chuvoso continua não dando trégua. Atipicamente, em se comparando com anos anteriores, esse período do ano registra um volume intenso de chuvas em Penápolis e região. Tem sido assim nos últimos dias, foi também durante o Carnaval, o que reduziu consideravelmente o número de foliões nos eventos abertos.

 

Polêmicas

O Carnaval não passou sem polêmicas. Foram duas. Uma delas, uma Fake News (notícia falsa) sobre uma suposta contaminação da água com veneno que, conforme a postagem, teria “caído na represa”. O outro, fato extremamente desagradável, triste e revoltante foi o ato racista de um torcedor no jogo entre Penapolense x Portuguesa no estádio municipal “Tenente Carriço” na tarde do último sábado.

 

Boato

Essa Fake News sobre a suposta contaminação da água servida à população por meio de abastecimento das residências pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) já havia circulado outra vez. Na postagem que muitos acabaram compartilhando nas redes sociais, dizia que “Na santa casa ta cheia de gente internada” e que “No rádio de Penápolis ta avisando o povo a não bebe água da torneira”. Escrito dessa forma mesmo, como transcrito. Na cara já dava para perceber que tal ocorrência não tinha fundamento de veracidade. A administração municipal tratou logo de desmentir e alertar que era notícia falsa.

 

Condenável

Se já não bastasse a situação pra lá de ruim do time do Penapolense na classificação da Série A2 do Campeonato Paulista, ganhou repercussão negativa a cena captada pelo cinegrafista da TV Tem – afiliada da Rede Globo – de um torcedor em ato de racismo contra o jogador Léo Pereira, da Lusa. Além de veiculado na TV TEM regional de Rio Preto e Araçatuba, o ato de aparente injúria racial também passou em rede estadual e foi notícia ainda nos portais de notícias de todo o Brasil.

 

Mancha

A insensatez do torcedor - que já foi identificado, e ainda na segunda-feira após a reportagem na TV ele mesmo postou um vídeo nas redes sociais se desculpando pelo ocorrido -  infelizmente manchou não somente a partida, mas como também o nome do time, da torcida e da própria cidade de Penápolis. Pelas imagens, já no fim da partida, o torcedor do Penapolense imitou um macaco após o zagueiro Léo Pereira fazer uma falta dura em um jogador do CAP. O zagueiro foi advertido com o cartão amarelo, e imagens do repórter cinematográfico Eduardo Durú, da TV TEM, mostraram no mesmo momento um torcedor do time local aparentemente imitando um macaco nas arquibancadas ao protestar contra a falta de Léo Pereira.

 

Repercussão

Rapidamente a diretoria do Penapolense se manifestou, primeiro por meio de uma Nota, onde o presidente do clube, Dr. Nilso Moreira, repudiou e condenou o ato racista. No dia seguinte o presidente concedeu entrevista à TV TEM falando sobre o lamentável episódio. Dirigentes da torcida também informaram que o rapaz foi expulso. A assessoria de imprensa da Lusa disse que a princípio o jogador não deverá entrar com representação contra o torcedor. Mas o caso pode ainda prejudicar o time do Penapolense, se denunciado e julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol. As sanções podem ser pela suspensão de mandos de jogos e até mesmo na perda de pontos na classificação do Campeonato.

 

Exames 1

A Prefeitura de Penápolis pretende reduzir consideravelmente a demanda por exames de ultrassonagrafia, para pacientes da cidade que estão na fila de espera.  Conforme anunciou o prefeito Célio de Oliveira (sem partido), nesta próxima terça-feira, dia 3 de março, será realizado Pregão Presencial, na Sala de Licitações, para contratar exames de empresa prestadora desse tipo de serviços. Serão 12.360 exames de ultrassom, nas mais diversas áreas médicas para poder atender a uma fila de espera. Os exames serão realizados no período de março a dezembro deste ano, em média de 1.200 ultrassons/mês.

 

Exames 2

No dia anterior (segunda-feira, dia 2) a administração municipal também realiza licitação na modalidade de Pregão para contratar exames de Tomografia computadorizado e ressonância magnética. De acordo com o prefeito Célio, serão contratados pela Prefeitura de Penápolis 2.160 exames de tomografias para utilização até dezembro; no caso da ressonância serão 600 exames contratados, também para utilização até o final deste ano.

 

Mensagem

Não permitamos que pensamentos ou sugestões negativas influenciem as nossas atitudes. Se estamos caminhando no sentido da luz, não deixemos que as sombras encubram a claridade das nossas esperança. Obrigado pela leitura e até a próxima. Muita Luz. Paz e Bem!

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações