BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

23/03/2020

Controle

Felizmente, nas últimas 24h os números dos casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) se mantiveram estáveis em Penápolis. O boletim desta segunda-feira (23) é o mesmo de domingo (22). Foram notificados 18 casos suspeitos de coronavírus. Dezesseis são de moradores de Penápolis, e os demais residentes em outros municípios. Três casos notificados tiveram exame negativo. Não foi registrado nenhum caso positivo e nenhum óbito.

 

Atualização

São duas atualizações diárias feitas pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Prefeitura. Os resultados dos testes das coletas feitas nestes pacientes suspeitos ficam prontos de 7 a 10 dias. Os exames são realizados no Instituto Adolpho Lutz de São Paulo, que concentra todas os procedimentos para Covid-19 de todo o Estado, por isso essa margem de tempo para obtenção do resultado.

 

Isolamento

Os órgãos de Saúde reiteram para que a comunidade permaneça em suas residências, reduzindo ao máximo a circulação e a aglomeração de pessoas. Todos os cuidados preventivos, como a lavagem periódica das mãos com água e sabão, são fundamentais para conter a proliferação do vírus.

 

Transparência

Elogiável a atuação e postura do Gabinete de Gestão da Crise Coronavírus, instituído no âmbito do governo municipal de Penápolis. O grupo tem agido com total transparência em divulgar ações e números por meio da Secretaria de Comunicação. A determinação é não esconder nada, em que pese algumas pessoas teimam em comentar que estão omitindo casos confirmados. Não existe isto, e toda a imprensa tem acompanhado para poder bem informar a população.

 

Cobertura

Neste sentido, de levar a melhor, eficaz e verdadeira notícia sobre a pandemia coronavírus e seus reflexos em Penápolis e comarca, é que o jornal INTERIOR, através de sua equipe de jornalistas, estreou nesta segunda-feira (23) o programa “Direto da Redação”. Transmitido ao vivo, da redação do INTERIOR, diariamente, de segunda à sábado, às 9h30, pela página do jornal no facebook (www.facebook.com/interiorpenapolis).

 

Convidados

A agenda de entrevistas para esta semana já foi confirmada. Para esta terça (24) vai falar com a comunidade prestando todas as orientações e tirando dúvida, o superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, Roberto Torsiano. Na quarta o convidado é o presidente do Sincomercio, Julio Galinari. Quinta-feira, o entrevistado é o médico clínico geral Dr. Luiz Washginton Bozo Nascimento Filho. E na sexta, teremos a presença do advogado e presidente da Subseção da OAB de Penápolis, Dr. Gustavo Raymundo, que falará sobre as questões trabalhistas motivadas pela suspensão das atividades em tempo de pandemia. No sábado, a equipe da Redação fará um balanço da semana.

 

Missão

E no programa inaugural foi alcançado uma grande número de pessoas, seja ao vivo, ou em visualizações posteriores, já que o programa fica postado na página do jornal. A estreia contou com a presença do prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, que por quase uma hora e meia prestou todas as informações, respondendo aos jornalistas bem como às perguntas dos internautas. Compromisso de prestação de serviços à comunidade, missão que direção e equipe do INTERIOR faz com muita dedicação e profissionalismo.

 

Convicto

O prefeito Célio disse, sobre o decreto de emergência, que não se arrepende do ato que resultou no pedido de isolamento social, com paralisação de algumas atividades, entre elas, a de comércio varejista com atendimento físico. Medida esta adotada por primeiro pela administração penapolense, até à frente do decreto do Governo do Estado de São Paulo, editado no último sábado, e que passa a vigorar a partir da zera hora (meia noite) desta terça-feira, dia 24.

 

Complemento

Ainda durante o programa “Direto da Redação”, conduzido nesta semana pelos jornalistas Gilson Ramos e Ivan Ambrósio, o prefeito antecipou medidas complementares que seriam adotadas como forma de evitar a propagação do coronavírus. É que no final de semana foram constatados e denunciados excessos no comportamento social, em bares e supermercados. A medida agora será mais restritiva porque os próximos dias serão essenciais para o controle da transmissão, conforme orientações do Ministério da Saúde.

 

Proibição

Com as medidas complementares, decretadas a partir desse excesso comportamental, fica determinado, auanto aos bares e lanchonetes, proibição total de consumo no local com a colocação de mesas e cadeiras. Também foi observado um grande número de idosos nos supermercados entre a última quinta-feira e sábado. Por conta dessa inobservância de ficar em casa, a medida mais drástica é no sentido de proibição de idosos irem aos supermercados. Neste sentido, o Gabinete de Gestão da crise coronavírus orientará aos proprietários e gerentes para restringir a quantidade de pessoas circulando nas dependências dos supermercados e minimercados.

 

Restrição

As medidas restritivas são para todos. Outra denúncia que chegou ao conhecimento das autoridades, que no final de semana (apesar das medidas restritivas se iniciarem nesta segunda, dia 23), mesmo algumas Lojas de Conveniência 24h acabaram aglomerando grande número de jovens. Sem contar os churrasquinhos na frente de vários bares, motivando o pessoal a sentar-se para consumo.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações