FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

26/03/2020

Estabilizado

Notícia alvissareira. Graças a Deus está estabilizado o quadro de suspeitos em Penápolis do novo coronavírus (Covid-19). Em boletim divulgado nesta quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde informa que até às 12h foram notificados oficialmente 18 casos suspeitos de coronavírus. Trata-se do mesmo número da tarde de domingo, dia 22. Portanto, não tivemos nenhum aumento de casos suspeitos na cidade. Dezesseis são de moradores de Penápolis, e os demais residentes em outros municípios. Do total de notificados, três casos tiveram exame negativo e três permanecem em internação hospitalar. Não foi registrado nenhum caso positivo e nenhum óbito.

 

Quarentena

As recomendações para contenção da transmissão do vírus continuam valendo, em que pese o pronunciamento desastroso do presidente Jair Bolsonaro, na noite de terça-feira (24). Fiquem em casa, mantenham todos o isolamento social. Quanto mais as autoridades governamentais restringirem o contato público, mais cedo vamos passar pela pandemia. Adotar medidas de prevenção e higienização como a lavagem periódica das mãos com água e sabão, são fundamentais para conter a proliferação do vírus.

 

Contramão

Voltando a falar sobre o pronunciamento do presidente, ele foi na contramão de tudo o que cientistas e governantes do mundo todo – das mais variadas posições ideológicas – vêm adotando para combater o avanço do Covid-19. Afrontou, inclusive, a própria realidade apresentada diariamente pelo seu Ministro da Saúde: é necessário lembrar que estamos na fase inicial da pandemia no Brasil e já são mais de 2.200 casos confirmados de coronavírus no Brasil e 48 mortes. Esse pronunciamento está dando o que falar e a popularidade de Bolsonaro despencou e a maioria dos seus apoiadores hoje fazem “panelaço” quando o mesmo se pronuncia nos meios de comunicação.

 

Leitos

A Organização Social – Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB) que cuida da Santa Casa de Penápolis tem projeto para o prédio do Hospital Luiz Valente onde funcionou o Hospital Unimed. Existe um contrato de aluguel com a OS. A estrutura será disponibilizada para o Governo Federal, caso seja necessário em situação de colapso do sistema, e o Ministério da Saúde tenha interesse em montar no local um centro de atendimento microrregional para possíveis casos positivos de coronavírus, e que necessitem de internação hospitalar. O local comporta 35 leitos. A direção da Santa Casa já montou uma ala de isolamento com 10 leitos para o Covid-19.

 

Retaguarda

A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa tem 8 leitos habilitados, e não credenciados junto ao Ministério da Saúde, o que impediu o hospital de receber recursos necessários para que a atendimento intensivo funcionasse bem. Trabalho da nova gestão para colocar mais dois leitos e os respiradores necessários para atendimentos a todos os leitos da unidade. Processo documental já finalizado e apresentado à Diretoria Regional de Saúde, em trabalho desenvolvido conjuntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. A informação foi prestada pelo Superintendente da Santa Casa, Roberto Torsiano, ao programa Direto da Redação, nesta terça-feira (24) e transmitido ao vivo pela página do jornal INTERIOR no facebook, às 9h30.

 

Suspensão

Entre as medidas emergenciais decretadas pela administração municipal, referente às contas públicas, no âmbito de Penápolis foi suspenso, durante a pandemia do novo coronavírus, todo corte de água nos próximos 60 dias. Mas a recomendação é que quem puder pagar agora, é bom, não deixando acumular contas, que deverão ser pagas no futuro. Os processos de execuções fiscais também estão suspensos no âmbito de Prefeitura. Os prefeitos solicitam ao Governo Federal a suspensão dos pagamentos dos precatórios pelos municípios, protelando também o pagamento de recolhimentos sociais. Os gestores municipais estão cientes de que deverão dar sua participação social, socorrendo emergencialmente de alguma forma a população de cada cidade.

 

Limite

O comércio não suporta mais de 15 dias com atividades paralisadas. Após esse período, muitos vão quebrar e não retornam mais. Esta é a previsão do setor do comércio varejista, e manifestado nesta quarta-feira (25) pelo presidente do Sincomercio Penápolis, Julio Galinari, entrevistado do programa Direto da Redação, do jornal INTERIOR, transmitido ao vivo pelo facebook. Sem faturar, sem ter recebimento e dinheiro em caixa, como honrar os compromissos? Principalmente os pagamentos com os funcionários. O setor patronal terá de se ajustar para evitar demissões em massa.

 

Alternativa

Durante a entrevista de Julio Galinari, muitas pessoas se manifestaram a favor de se adotar um certo protocolo, para que os lojistas, mantendo controle sanitário e não havendo registro de casos positivos de coronavírus, voltassem a trabalhar apenas com funcionários que estão fora do grupo de risco. Entre as sugestões, voltar a abrir gradativamente o comercio pelo menos três vezes por semana, às terças ,quintas e sábados, por exemplo, ou então, diariamente, em meio período. Mas tudo deverá ser discutido com muita responsabilidade diante de um quadro de pandemia global.

 

Imbróglio

Nos bastidores comenta-se um suposto imbróglio entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura, quanto a antecipação da devolução de R$ 200 mil do Legislativo para que a administração possa utilizar tais recursos. Ainda na terça-feira (24), o presidente Ivan Sammarco (Cidadania) oficializou ao prefeito Célio de Oliveira (sem partido) sobre o comprometimento do mesmo em utilizar a totalidade dos recursos para aquisição de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) para atendimento aos profissionais da linha de frente na Santa Casa, Pronto Socorro e demais unidades de saúde. Havendo concordância, ao fechamento da compra, que seja remetida cópia do pedido de aquisição, bem como, posteriormente, da Nota Fiscal de compra desses produtos, com o prazo de pagamento para a formalização da devolução do dinheiro.

 

Oração

Livrai-nos, Senhor, da epidemia que nos está atingindo para que possamos retomar com serenidade as nossas ocupações habituais e louvar-vos e dar-vos graças de coração renovado. Em Vós confiamos e a Vós elevamos a nossa súplica porque Vós, ó Pai, sois o autor da vida, e com o vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém! Santa Maria, saúde dos enfermos, rogai por nós!

 

Agradecimento

Obrigado pela leitura e até a próxima. Por favor, fiquem em casa neste tempo de recolhimento social como medida preventiva. Muita Luz. Paz e Bem!

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações