COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

31/03/2020

Alerta

Desde quando começou o acompanhamento dos casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) em Penápolis, nesta segunda-feira (30), pela primeira vez, ficou demonstrado um quadro mais preocupante e que coloca em alerta redobrada a necessidade do isolamento social. Após dois dias com estabilidade, houve um acréscimo de três novos casos neste domingo (29), sendo os novos casos com internação hospital, dois na enfermaria e o outro na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Portanto, dois pacientes, um confirmado e agora outro sintomático também já necessitou de tratamento intensivo.

 

Cruzeiro

Coincidentemente, esse novo caso de internação na UTI trata-se de uma pessoa que também viajou em um cruzeiro marítimo, a exemplo do primeiro teste positivo para o Covid-19. Esse novo paciente, sexo masculino, apresenta quadro sugestivo para o novo coronavírus. Esse novo suspeito viajou para um cruzeiro na Bahia. O primeiro positivado fez um cruzeiro Rio de Janeiro-São Paulo.

 

Boletim

Conforme números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, até às 12h desta segunda-feira (30), foram notificados oficialmente 23 casos suspeitos de coronavírus. Apenas dois são residentes em outros municípios, os demais são moradores de Penápolis. Do total de notificados, um tem exame positivo (em internação hospitalar), dois casos tiveram exame negativo, três foram excluídos clinicamente, seis aguardam resultado de exame. Portanto, há 17 casos em investigação, sendo que 11 já estão cumprindo quarentena em casa. Não foi registrado nenhum óbito.

 

Protocolo

A Secretaria Municipal de Saúde segue protoloco do Ministério da Saúde, onde é feito exame somente em pacientes em internação ou com sintomas sugestivos para o novo coronavírus. Portanto, dos suspeitos, 11 são acompanhados na quarentena, estando em casa, porque não existem sintomas desenvolvidos, porém, tiveram contato com pessoas ou em locais com casos confirmados da doença. Os exames foram solicitados para o paciente na UTI e os dois outros que estão na área de enfermaria da Santa Casa local.

 

Estatísticas

Dos casos notificados, oito são homens e 15 pacientes do sexo feminino. Em relação a faixa etária, dois casos são em menores de 12 anos, seis casos estão na faixa de 13 a 30 anos. Onze pacientes têm idades entre 31 a 59. Quatro são idosos, com idade superior a 60 anos. Portanto, não apenas aquele grupo de risco que todos pedem atenção, que são pessoas acima dos 60 anos, mas em Penápolis, particularmente, temos suspeitos do Covid-19 em público jovial.

 

Bloqueio

Foi divulgado pelo prefeito Célio de Oliveira (sem partido), que é quem apresenta o boletim diário do Gabinete de Crise Covid-19, que dos quatro casos em atendimento hospitalar (dois na UTI e dois na Enfermaria), três são moradores da região da Vila Fátima. Da Ramalho Franco sentido rua Amazonas não pode ter circulação de pessoas, alertou o prefeito. Para contenção do vírus, entre as medidas, já determinado lavar as ruas no processo de higienização utilizando os caminhões-pipas do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), além de intensificar ações para o isolamento dos moradores daquela região da cidade.

 

Expediente

Como nova medida de contenção da propagação do novo coronavírus,  o Gabinete de Gestão da Crise Covid-19 em Penápolis determinou a redução do horário de expediente interno nas repartições da Prefeitura, que desde esta segunda-feira ficou das 7h às 13h; excetuam-se os serviços considerados essenciais. A medida visa reduzir a circulação de servidores municipais pela cidade. O atendimento ao público já havia sido suspenso nas várias repartições, inclusive Paço Municipal. Liberação do grupo de risco para ficar em casa e o contingenciamento no sentido de trabalho home office em determinados casos também já tinham sido colocados em prática.

 

Luto

Toda morte é sentida da parte de quem se ama. Mas dois falecimentos marcaram tristemente esse final de semana. Partiram para a morada eterna a Srª Ady Correa Café Marangoni, aos 92 anos, viúva de Vladimir Marangoni, casal que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico, social e de filantropia em Penápolis. E a todos pegou de surpresa a morte súbita da comerciante Giovana Andreatta Ianel de Barros Naves aos 44 anos. Aos familiares nossos sinceros sentimentos de pesar.

 

Informação

Tem causado repercussão altamente positiva o trabalho jornalístico da equipe do jornal INTERIOR, que neste tempo de pandemia, e com as pessoas em isolamento social, criou para as redes sociais, o programa “Direto da Redação”, transmitido ao vivo às 9h30, na página do facebook do jornal. Ontem tivemos a presença do Coronel Daniel Rodrigueiro, coordenador do Gabinete de Crise Covid-19. Para esta terça-feira (31) participa o médio geriatra Dr. Zeca Monteiro. Na quarta o presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Sammarco, que é bioquímico. Quinta-feira o advogado Dr. José Renato de Freitas retorna para dar continuidade à entrevista que acabou sendo interrompida por queda na internet. E para a sexta-feira o entrevistado será o advogado, professor e administrador de empresas Willians César Dantas.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações