BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

28/05/2020

Luto

Com profundo pesar, em momento de dor da despedida, recebemos a triste notícia do falecimento do amigo de longa data, Amaury Borges Pavão. Foi colaborador por muitos anos do jornal INTERIOR, assinando a página Social, publicada aos domingos. Era uma pessoa alegre, inteligente, culto, compreensivo, um com conselheiro. Militou em outros órgãos de imprensa, tendo passagem pela administração pública na função de Secretário de Comunicação no início do segundo mandato do ex-prefeito João Luís dos Santos. Tinha 82 anos e vinha com a saúde fragilizada nos últimos anos. Colecionou uma legião de amigos e admiradores. De Osasco para Penápolis, abraçou e se doou por essa cidade. À esposa Tânia, filhos e demais familiares, os sentimentos de toda a imprensa penapolense.

 

Liberação

Com enorme expectativa aguardada por todos, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (27), o chamado Plano São Paulo de retomada da economia, ou “Quarentena Inteligente”. A liberação das atividades, Fase 2 no nível de restrição, é por região, e Penápolis está na regional de Araçatuba, incluída na bandeira Laranja. Atendeu em partes a boa parte do comércio, ainda que aberto com restrições, mas deixou alguns serviços importantes de fora. A liberação será monitorada e gradativa, a partir do próximo dia 1º de Junho.

 

Abertos

Podem funcionar, com as medidas de controle sanitário, as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping center. Todas as demais atividades, com exceção dos serviços essenciais (bancos, lotérias, farmácias, supermercados, indústria não essencial e construção civil estão liberados. Setores autônomos e informais, que tem grande número de trabalhadores ficaram de fora, nesta primeira etapa setores que todos acreditavam estar incluídos, pela necessidade, que são os salões de beleza, barbearias, estéticas e academias de ginástica. Já está tendo muito reclamação e haverá também pressão no sentido de promover essa reabertura.

 

Regulamentação

A retomada das atividades será descentralizada na co-responsabilidade com os prefeitos, uma reivindicação dos administradores municipais. Caberá aos prefeitos, então, velando-se em conta a particularidade de cada região ou localidade, a capacidade de ir adequando e expandindo a volta dos serviços sob controle. Em Penápolis, uma reunião neste sentido, com integrantes da Prefeitura, Sindicato do Comércio (Sincomercio) e Associação Comercial (ACE) está agendada para o período da manhã.

 

Plano

Antecipando-se, após várias conversas e sentindo a necessidade dos comerciantes, o Sincomercio, Ace e o Garden Shopping de Penápolis elaboraram sugestão de protocolo de segurança com medidas de emergência de saúde pública. Esse plano já foi encaminhado ontem para conhecimento de boa parte dos comerciantes, através das mídias sociais. O plano é bom, abrangente, e exequível. As diretrizes gerais para a retomada da atividade econômica em Penápolis deve ser apresentado à administração municipal na reunião desta quinta-feira.

 

Passagem

As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). O objetivo da classificação é assegurar atendimento de saúde à população e garantir que a disseminação do coronavírus em níveis seguros para modular as ações de isolamento. A escala será aplicada a 17 regiões distintas do território paulista, de acordo com a abrangência dos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde), que são subordinados à Secretaria de Estado da Saúde. São os DRSs que determinam a capacidade de atendimento, transferências de pacientes e remanejamento de vagas de enfermaria e UTIs nos municípios.

 

Positivo

Neste momento, a região de Araçatuba está com maior flexibilidade por conta, entre outros, da média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes contaminados pelo coronavírus e o número de novas internações no mesmo período. Uma região só poderá passar a uma reclassificação de etapa - com restrição menor ou maior - após 14 dias do faseamento inicial, mantendo os indicadores de saúde estáveis. Penápolis investiu na montagem do Centro Regional de Atendimento ao Covid-19 para habilitação pelo Governo do Estado de 20 novos leitos de enfermaria e 10 de UTI, na área do antigo prédio do Hospital Luiz Valente. Então, ponto positivo para o prefeito Célio de Oliveira e equipe que trabalhou na parceria.

 

Isolamento

O distanciamento social ainda é a principal recomendação para conter a disseminação do coronavírus. Mesmo com a reabertura em São Paulo, há exigência do isolamento social das pessoas de grupos de risco, como maiores de 55 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico. Portanto, a população não pode relaxar, e colaborar tendo atitude responsável.

 

Contas

Polêmica na Câmara de Vereadores de Penápolis. Os vereadores estão discutindo a aprovação das contas do exercício de 2016 (último ano do primeiro mandato) do prefeito Célio de Oliveira. As contas tiveram parecer desfavorável pelo Tribunal de Contas, mas segundo análise, com fatores sanáveis. Acontece que a oposição, com a garantia de um voto, somando cinco, deve votar a favor do parecer, mantendo a decisão pela rejeição das contas. Se isso vier a acontecer, vai atrapalhar possíveis planos futuros de Célio na política, porque essa reprovação pela Câmara o tornaria inelegível.

 

Mensagem

Os momentos difíceis fazem parte de nossas vidas, o que não podemos permitir é sermos derrotados por eles. Cada um tem as condições certas para lutar e vencer. Obrigado pela leitura e até a próxima. Muita Luz. Paz e Bem.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações