COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

01/06/2020

Recomeçar

Nesta segunda-feira (1) tivemos a retomada das atividades comerciais, seguindo a flexibilização progressiva em diferentes regiões do Estado, conforme orientação do Governo de São Paulo. Penápolis avançou mais que outras cidades da região na liberação de certas atividades, uma vez que os índices aqui são melhores que Araçatuba, por exemplo. O sentimento de todos é de recomeço da atividade comercial, e da vida econômica da cidade, do Estado e país. Ainda assim, todos esperam tempos difíceis.

 

Movimento

O movimento foi intenso no centro de Penápolis nesta segunda-feira, com a retomada da abertura do comércio. Não foi muito diferente dos últimos dias, uma vez que o pedido do isolamento social para que as pessoas ficassem em casa já não vinha mais sendo atendido. Maior concentração de pessoas entre 10h e 12h, onde se percebeu que a população foi para as ruas mesmo. Filas mais intensas nos bancos (principalmente nas agências Bradesco e Caixa) e uma loja de rede que ficou este tempo todo fechada.

 

Conscientização

O que se percebeu é a conscientização, se não de todos, mas da imensa maioria. Uso de máscara facial, distanciamento social, e as lojas abertas, com controle de acesso. Não houve a não haverá aquela falsa expectativa de que com a reabertura do comércio, os estabelecimentos ficariam cheios de gente. A verdade é que não há dinheiro para tanto consumo assim, existe a realidade do desemprego e também o receio de como será os próximos meses. Todos estão conscientes que o momento é de retomada sim, porém com os pés no chão.

 

Controle

É bom lembrar do compromisso que a administração municipal e entidades sindicais patronais do comércio (Sincomercio e ACE) selaram no sentido de haver responsabilidade dos comerciantes no sentido de cumprir e se fazer cumprir as exigências para manter a cidade nos patamares mais baixos quanto a casos e transmissão do novo coronavírus. O nível de intensidade será medido semanalmente, com a possibilidade de novas reaberturas a cada 15 dias. O prefeito Célio de Oliveira deixou claro: se não houver colaboração e conscientização de todos, onde cada um cumpra com a sua parte, precisando restringir o funcionamento de atividades, vai restringir. Hoje, felizmente, a situação epidemiológica está sob controle no município com baixa ocupação no Centro Regional de Covid-19 implantado em Penápolis.

 

Missa

O Santuário São Francisco de Assis deverá ser a primeira paróquia de Penápolis a retomar as celebrações presenciais, com restrições. As celebrações no âmbito paroquial se darão apenas no Santuário, neste momento, e tão somente aos domingos. Serão quatro missas, conforme o costume. Às 7h com transmissão ao vivo pela Rádio Difusora FM e pelo Facebook na página da Pascom (Pastoral de Comunicação do Santuário). As demais missas ocorrerem às 10h, 18h e 19h30.

 

Restrições

Porém, a presença dos fiéis será controlada e seguindo restrições para evitar contágio pelo coronavírus.  A volta tem embasamento nos decretos municipais de flexibilização das atividades e, também, na Nota Orientativa do bispo diocesano Dom Francisco Carlos da Silva, de prevenção ao coronavírus e abertura gradual e parcial de algumas atividades religiosas na Diocese Lins, de 29 de maio. A presença se dará com limitação a 30% da capacidade de ocupação do Santuário. O Santuário tem capacidade de abrigar até 800 pessoas sentadas. Observando o decreto municipal, podem participar, em cada missa, até 240 pessoas. A Paróquia deverá se manifestar nas próximas horas como será garantido o acesso dos fiéis até o limite permitido.

 

Contas

Vereadores da base governista na Câmara de Penápolis devem pedir o impedimento do vereador Evandro Tervedo Novaes, agora no PTB, para votação da rejeição das contas do exercício de 2016 do prefeito Célio de Oliveira. Aliás, consta que o próprio Evandro se declara impedido por estar naquele ano fazendo parte da administração municipal, estando em um cargo de livre provimento na Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis). O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) rejeito as contas, e cabe a Câmara decidir se mantém ou derruba a avaliação do TCE. Em voto da Comissão pertinente, Evandro já teria se manifestado pela reprovação das contas, votando a favor do julgamento do Tribunal de Contas.

 

Troca

Uma articulação de bastidores, segundo apurado por esta coluna, é de tentar o afastamento do vereador Evandro da sessão de votação das contas, convocando o seu suplente para tal. E o suplente é o servidor municipal e ex-vereador Césinha, aliado e amigo pessoal do prefeito Célio. Esse é um assunto que já está rendendo nos bastidores, e ainda dará muita conversa e momentos de grande tensão e pressão política até o dia da votação das referidas contas.

 

Amistoso

Correu nas redes sociais neste final de semana, a realização de partida de futebol amistosa, num bairro da zona rural de Penápolis. E com foto dos jogadores próximos numa self com um vereador. É bom lembrar do ato responsável do distanciamento social, e que a modalidade futebol ainda não está autorizada em todo o território estadual.

 

Pesquisa

No final de maio, foi criada uma nova pesquisa virtual para identificar possíveis candidatos a prefeito em Penápolis. Circulou nas redes sociais. Todos sabem que esse tipo de consulta não tem valor científico, e é de fácil manipulação. Pessoas do mesmo grupo político-ideológico combinam em quem votar e como avaliar determinado serviço público ou a atual administração, se for essa também a intenção de quem criou o link. Números desse tipo de consulta geralmente não correspondem com a realidade por conta justamente dessa condução na votação.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações