FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

04/06/2020

Preocupação

Preocupa as de todas as autoridades de Saúde, em âmbitos municipal, estadual e federal, bem como da Organização Mundial de Saúde (OMS), a retomada das atividades nos países onde a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está em alto grau de transmissão. Tomando a realidade de Penápolis (que é a mesma dos demais municípios brasileiros), a reabertura das atividades comerciais nesta segunda-feira ainda provoca grande volume de pessoas nas ruas. E mais gente nas ruas, maior é o índice de contágio e transmissão do vírus. Tem-se ainda locomoções entre municípios, seja para questões de tratamento de saúde, ou profissional. Mas é uma dura realidade a que os brasileiros estão vivendo: ficar em casa sem emprego, sem dinheiro, sem uma fonte de renda, é insustentável. Então, pela necessidade de sobrevivência, estamos todos correndo um risco coletivo.

 

Regramento

Os lojistas e enorme parcela da população seguem as normas determinadas pelas autoridades sanitárias, para conter a propagação da Covid-19. Hábitos do uso de máscara facial e o distanciamento social são respeitados, salvo algum ou outro caso isolado. Por outro lado, em que pese o apelo comercial e a urgente necessidade de vendas e recebimentos, algumas lojas do centro comercial penapolense estão ficando além do horário estabelecido, que é às 16h. Que fique claro que não estamos sendo contrários ao comércio, mas se não houver colaboração de todos, mais uma cota de sacrifício, pode ser reduzido o horário. Lembrando que Penápolis se foi privilegiada nesta extensão de funcionamento do comércio, com 6h diárias inicialmente (das 10h às 14h), sendo que a maioria dos prefeitos liberou apenas 4 horas diárias.

 

Avaliação

Lembrar nunca é demais. Os indicadores de cada DRS (Departamento Regional de Saúde) determinam cinco possíveis fases de reabertura de atividades econômicas não essenciais. Os critérios são: média da taxa de ocupação de leitos de tratamento intensivo para COVID-19; número de leitos UTI COVID-19 por 100 mil habitantes; e taxas de acréscimo ou decréscimo de casos confirmados, internações e mortes pela doença na comparação com a semana anterior. Penápolis começou a semana (1º dia da reabertura do comércio com 17 casos positivos de Covid-19, com dois pacientes internados no Centro Regional (Hospital de Campanha). Nesta quarta-feira, o boletim epidemiológico manteve o registro dos mesmos 17 casos positivos, com duas internações. Aumentaram de segunda para ontem, três novos casos suspeitos, saltando de 82 para 85. Portanto, os números são favoráveis no momento para avançarmos nas demais fases.

 

Polêmica

A sessão da Câmara de Vereadores de Penápolis desta segunda-feira (1) foi marcada pelo polêmico pronunciamento de vereador Evandro Tervedo Novaes (PTB), durante o espaço “Pequeno Expediente”. Segundo o parlamentar, existe uma “politicalha” em curso desde o início do segundo mandato do atual prefeito Célio de Oliveira (sem partido), para salvar o plano da velha política. Na fala de Evandro, essa orquestração é feita em acordo entre o prefeito Célio e se ex-pupilo Caíque Rossi (PSD). E pior: o vereador disse que o vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin (MDB) será “boi de piranha”, pois o prefeito dará seu apoio a Caíque.

 

Recado

Evandro Tervedo mandou recado e quis comprometer todos os vereadores por conta do embate que se trava nos bastidores, quanto a posição de cada um na votação das contas do exercício de 2016, último ano do primeiro mandato do prefeito Célio. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu parecer contrário. Evandro está sendo colocado na berlinda, como fiel da balança. Porém, o mesmo já declarou a favor da manutenção do parecer do TCE, mas não deve participar da votação, devendo se abster, por estar impedido, uma vez que naquele ano estava na função de diretor administrativo e financeiro da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis).

 

Teoria

Classificada pelo vereador Dr. Rodolfo Valadão Ambrosio (PSD) como sendo “teoria da conspiração”, na sua fala Evandro Tervedo disse que estão trabalhando para conquistar o seu voto, perfazem assim nove votos, e dessa forma, procurando fazer o menor estrago político ao quadro do PSD do Caíque Rossi. “Digo, agora, com uma semana de antecedência. Não terão o meu voto!”. Ainda na teoria do vereador, na votação das contas que pode deixar inelegível o prefeito Célio, Evandro disse também que Caíque Rossi vai sim mostrar a cara, pois terá que sacrificar pelo menos um dos vereadores do PSD para ajudar a aprovar as contas do prefeito Célio de Oliveira.

 

Inimigos

A política tem o dom de fazer inimigos. Na história de Penápolis são vários os exemplos. E os dois maiores expoentes de seus grupos políticos na atualidade, o prefeito Célio de Oliveira e Caique Rossi são protagonistas dessa ruptura, que transcende o âmbito político e atinge aliados de cada um dos lados. De grandes amigos e aliados, hoje não sentam na mesma mesa. Portanto, não existe a mínimo fundamento o pronunciamento de que eventual apoio ou acordo entre um e outro. Os reflexos dessa ruptura e de uma posição crítica entre situação e oposição de quem está em evidência política, seja ocupando o Paço ou a Câmara, já foram sentidos ao longo desse mandato, e culminará no previsível duro embate na campanha eleitoral.

 

Repercussão

Os vereadores, tanto da situação quanto da oposição rechaçaram veementemente essa fala de vereador Evandro Tervedo. Muitos já tinham usado a tribuna antes do Evandro ocupar o Pequeno Expediente. Mas imediatamente após ele foi, pelo sorteio, o vereador Ziza do Nascimento (MDB), questionamento o que classificaram como conduta contraditória do petebista. A mesma repercussão se deu ao final da sessão, já nas “Explicações Pessoais”. Está acordado que todos os vereadores da situação votarão a favor do prefeito Célio, já a bancada de oposição pela manutenção do parecer do Tribunal de Contas. Tanto para aprovar quanto reprovar são necessários 9 votos; a favor de Célio são contabilizados hoje 7 votos, contrários 4 e 1 abstenção.

 

Santuário

Ainda não está definido como será a forma de liberação para que os fiéis católicos possam voltar a participar das Missas dominicais no Santuário São Francisco de Assis, já a partir deste domingo, com regramentos. O que preocupa é o fato de que as demais cinco paróquias devem retomar com as celebrações presenciais, também com número limitado de participantes, apenas no domingo seguinte, dia 14 de junho. A limitação de ocupação por missa será de 30% da capacidade do Santuário, que é de 800 pessoas sentadas. Mas quem vai poder celebrar? Quem chegar primeiro? Vai ser por distribuição de senhas? Deve se revolver ainda hoje. Inicialmente as missas na Paróquia serão centralizadas apenas no Santuário, apenas aos domingos, às 7h, 10h, 18h e 19h30. Esse primeiro domingo de reabertura dará um noção exata de como se ajustar para a celebração presencial da missa com segurança para evitar contágio.

 

Mensagem

Precisamos entender que não somos perfeitos e estamos em constante construção. Se ficarmos nos questionando e cobrando muito, isso só vai roubar o nosso presente e consequentemente a nossa saúde. Obrigado pela leitura e até a próxima. Muita Luz. Paz e Bem.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações