AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

15/06/2020

Estável

Enquanto se vê grande preocupação com a flexibilização das atividades comerciais num momento de aceleração da transmissão do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, e consequentemente na nossa região, Penápolis consegue estabilizar o número de casos em uma semana. Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (15) pela secretaria municipal de Saúde, a cidade tem registrados 23 casos positivos da Covid-19, com 4 óbitos. São os mesmos números do dia 8 de junho. Isso traz uma tranquilidade momentânea para a população e às autoridades de saúde, responsáveis por garantir vagas para eventuais casos que necessitem do atendimento hospitalar.

 

Informação

Desde o início da pandemia e do enfrentamento do coronavírus em Penápolis, a divulgação dos números por meio do boletim epidemiológico foi se aprimorando. Mas agora é preciso dar um passo a mais. Uma das melhoras é informar o total de internações no Centro Regional de Atendimento ao Covid-19 (Hospital de Campanha) especificando de onde são os pacientes. Neste final de semana, o Centro recebeu quatro pacientes encaminhados por Birigui, que faz parte da região para atendimento em Penápolis quanto ao coronavírus. E se há pacientes internado por Covid-19 na Santa Casa, também tem que constar. A imprensa já vinha cobrando um melhor detalhamento, corroborado agora também com pedido que partiu da Câmara de Vereadores local.

 

Particular

Foi questionado e gerou muita repercussão e comentários nas redes sociais, o fato de pacientes particulares (com planos de saúde) terem a opção de receber o atendimento contra a Covid-19, sendo casos suspeitos ou confirmados, na Santa Casa de Misericórdia de Penápolis. É que o Hospital de Campanha é referência para atendimento público gratuito, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Só que a administração municipal informa que, se um paciente conveniado desejar ser atendido na Santa Casa, que tem leitos de UTI e de Enfermaria credenciados, pode ter essa prerrogativa. Portadores de planos Unimed, por exemplo, são atendidos nos hospitais de Birigui e Araçatuba; em Penápolis podem ficar na Santa Casa.

 

Referência

A justificativa mais plausível para a implantação do Hospital de Campanha fora das dependências da Santa Casa, foi justamente essa: de retirar do hospital o risco de contágio por uma grave doença viral. Que o atendimento ao coronavírus seria no Centro, que é a referência no tratamento dessa doença. Se houvesse a total ocupação dos leitos do Centro, aí sim poderia redirecionar pacientes da Covid-19 para os leitos disponíveis na Santa Casa, já habilitados pelo Governo do Estado. Com isso, até seria programado o retorno das cirurgias eletivas. Era o que todos imaginavam que ocorreria, mas parece que não tem sido bem assim que se procedem nos protocolos.

 

Suporte

Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de isolamento destinados a pacientes adultos suspeitos ou confirmados para a covid-19 estão todos ocupados na Santa Casa de Birigui (SP). Entre quinta e sexta-feira (12), quatro pacientes foram encaminhados para Penápolis e outros dois casos aguardavam vagas para transferência. O Centro do Covid de Penápolis é a referência para uma região formada por cerca de 17 municípios. Assim, quando não há mais vagas em Birigui, seja para UTI ou isolamento, os pacientes devem ser encaminhados para Penápolis e vice-versa. Hoje Penápolis tem mais vagas hospitalares para coronavírus do que Birigui.

 

Respiradores

Para aliviar a pressão, o Governo do Estado de São Paulo enviou semana passada, para a Santa Casa de Birigui, cinco respiradores (ventiladores mecânicos). Os equipamentos serão destinados a novos leitos para tratamento da Covid-19. Com os novos equipamentos serão cadastrados mais cinco leitos de UTI-Covid, somando nove exclusivos para o tratamento da doença. Quanto mais estrutura hospitalar, melhor os índices de oferecimento e ocupação de leitos, que é um dos critérios para a flexibilização das medidas restritivas do Governo para a retomada das atividades.

 

Sucessão

Pode haver uma reviravolta na disputa pela Prefeitura de Penápolis nas eleições municipais deste ano. Nos bastidores, comentam que, apesar de afirmações contrárias, o ex-prefeito João Luís dos Santos pode vir a ser candidato a prefeito novamente, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Conforme apurado por esta coluna, uma pesquisa informal de intenção de votos a ser feita como sondagem junto ao eleitorado penapolense poderá definir essa situação. Porém, João Luís, ainda que o PT tenha sido procurado pelo pré-candidato Caíque Rossi (PSD) em busca de uma aliança de oposição, o ex-prefeito tem simpatia a um desejo de apoio à pré-candidatura do vice-prefeito Feltrin (MDB).

 

Desassossego

Moradores do Residencial Mário Sabino voltam a conviver com um problema seríssimo, já resultando neste final de semana no registro de um boletim de ocorrência coletivo por perturbação do sossego. Com a flexibilização da quarentena, a área do Santa Leonor voltou a ficar tomada de pessoas, até mesmo por falta de outras opções na cidade. E, segundo reclamações dos moradores, estão sofrendo com som alto, uso de entorpecentes, sujeira, jovens urinando pelos muros e calçadas das residências, pois o local não tem infraestrutura para atendimento a estas situações. Problema crucial vivido, aliás, sofrido de quinta a domingo, à noite. Pior aos sábados, varando a madrugada de domingo.

 

Drama

Alguns moradores, em contato com o jornal INTERIOR, disseram que já procuraram a administração municipal, Polícia Militar, e até vereadores, aliás a vereadora Ester Mioto (PSD) reside naquele bairro, mas tem sido voz solitária clamando no deserto. Pedem atenção e reclamam solução urgente, pois dizem não aguentarem mais o drama.

 

Cerol

Outra reclamação, e alerta que fizeram através dos contatos com o jornal INTERIOR, é quanto a aglomeração de pessoas sem máscaras e a soltura de pipas com linhas com cerol pelo bairro Mais Solar aos feriados e finais de semana. Segundo consta, situação perigosa que pode causar graves acidentes com as linhas cortantes atingindo a ciclistas ou motociclistas. Fica também o registro para conhecimento e providências das autoridades.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações