JOVEM PAN PENÁPOLIS

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

18/06/2020

Regramento

Em novo decreto municipal, o prefeito Célio de Oliveira (sem partido), atendendo a determinação judicial, está fechando o atendimento dos bares, restaurantes e similares, e dos salões de beleza e barbearias. Também o comércio varejista, que estava atendendo com 6h diárias de segunda à sexta-feira, passa a funcionar apenas com 4h diárias, em novo horário: das 12h às 16h. Aos sábados o comércio funciona das 9h às 13h. A medida para os Shoppings Centers estabelece atendimento das 17h às 21h.

 

Fechado

A restrição maior para seguir o que determina o Plano São Paulo, do governo do Estado, que fixou o regramento no nível de restrição da fase de modulação do Plano, determina a restrição do funcionamento dos bares, restaurantes e similares, além dos salões de beleza e barbearias, contempladas apenas na Fase 3, de cor amarela. A regional de Araçatuba como quase todo o Estado foram definidos, neste momento, na Fase 2 (laranja). Em Penápolis, desde o dia 1 de Junho, estes serviços estavam liberados, mas a Procuradoria-Geral de Justiça ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu o decreto municipal.

 

Retaguarda

A liberação, antecipando fase, contemplado os serviços novamente fechados, se deveu a um controle que o município de Penápolis tem em relação ao novo coronavírus (Covid-19). A equipe liderada pelo prefeito Célio se preparou, mesmo frente a tantas críticas e tentativas de descrédito, o que resulta, hoje, em dados mais seguros em relação aos demais municípios da região. Enquanto ninguém acreditava que a pandemia chegaria ao interior do Estado, até um Hospital de Campanha foi implantando em Penápolis, o único nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto, o que hoje é uma retaguarda para todos os pacientes de várias localidades.

 

Defesa

Célio manifestou a sua vontade pessoal de reabertura das atividades em Penápolis até a Fase 4, que acresce na liberação as academias de ginástica. Todos os serviços, com exceção de alguns bares, e isso aos finais de semana, estão seguindo com todas as normas. Penápolis tem os melhores índices de segurança da região em se tratando de casos positivos e óbitos pela Covid-19. Porém, infelizmente, também parte da população não colabora, seja com aglomerações, seja com o não uso de máscaras. Essa nova restrição ao comércio seria estendida sem aplicabilidade por mais alguns dias, porém, a equipe jurídica da Prefeitura e membros do Comitê Municipal de Enfrentamento do Coronavírus demoveu o prefeito da ideia, e que o mesmo acatasse imediatamente o que determinou a Justiça.

 

Aglomerações

A redução do horário de funcionamento das atividades é questionada pelas autoridades locais, bem como pelos dirigentes das entidades representativas do comércio penapolense: Sincomercio e ACE (Associação Comercial e Empresarial). Acreditam ser um equívoco essa metodologia do Plano São Paulo, traçado pelo Governo de São Paulo. Em 4 horas de atividade comercial, haverá maior aglomeração de pessoas no comércio e nas ruas, o que será inevitável, pois quem tiver que sair, e não ficar em casa, vai para o centro comercial no horário que ele estará funcionando. Com duas horas a mais, como estava, era possível um melhor contingenciamento do fluxo de pessoas.

 

Repercussão

O comentário acerca da sucessão municipal, envolvendo o nome do ex-prefeito João Luís dos Santos (PT) nesta coluna, nesta terça-feira, causou grande repercussão, e até um certo exagero da parte de alguns petistas. A informação de uma possível pesquisa informal de intenção de votos colocando o nome de João Luís entre os prefeitáveis já foi cogitado há algum tempo, não é algo de momento. Com certeza, até mesmo os dois grupos mais expressivos de momento, envolvendo os pré-candidatos Carlos Alberto Feltrin (MDB) e Caíque Rossi (PSD) já estão fazendo tais sondagens, e colocando também eventuais nomes, entre os quais o de João Luís, para medir a preferência de momento.

 

Expectativas

Ao comentar uma possível pretensão de João Luís em entrar na disputa eleitoral, tal hipótese acabou gerando expectativas positivas, pois se trata de um nome respeitável. Há uma certa rejeição natural pelo PT, mas no âmbito municipal o que se avaliam são pessoas, e o ex-prefeito agrega bastante. Porém, por uma decisão pessoal já sacramentada por João Luís, essas expetativas (dele vir a ser candidato novamente) não vão se concretizar. Portanto, não seriam pesquisas e aceitação a seu nome que o fariam mudar de decisão.

 

Partidário

João Luís é militante histórico do PT, não abandonou e nem abandonará o barco e os companheiros. Em contato com esta coluna, agradeceu a lembrança de seu nome, e informou que vai colaborar com o partido na elaboração do programa de governo, bem como estabelecer diálogos com as demais forças políticas da cidade. “Graças a Deus a gente anda de cabeça erguida e muitos gostam da gente. Mas não está fácil a vida na política e eu posso ajudar mais a cidade não estando candidato, mas buscando unir forças e ideias pela cidade” – afirmou. De acordo com João Luís, o PT tem um pré-candidato a Prefeito, o empresário Kadu, da Madeireira Araguaia.

 

Tempo

E os vereadores da bancada governista resolveram ganhar mais tempo, na votação já com resultado certo, das contas do prefeito Célio de Oliveira, referentes ao exercício fiscal de 2016, último ano do primeiro mandato do atual chefe do Executivo. Agora, aos 45 minutos do segundo tempo, liderados pelo vereador Ziza do Nascimento (MDB), foi solicitado novo adiamento; e aproveitando o gancho, o vereador Rubinho Bertolini (Republicanos) aproveitou para solicitar a presença, agora, de técnicos da Prefeitura para explicarem as causas do apontamento do Tribunal de Contas. É justo a defesa de forma correta, num julgamento totalmente político. Mas o que se questiona é o indício de “manobra” para tentar reverter o placar, hoje desfavorável ao prefeito.

 

Mensagem

A vingança é própria de quem está longe de Deus e é pequeno em suas atitudes. Quem é de Deus, não arma ciladas para seu irmão. Obrigado pela leitura e até a próxima. Muita Luz! Paz e Bem.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações