FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

23/06/2020

Coronavírus

A semana começa com o demonstrativo da evolução do novo coronavírus (Covid-19) no município de Penápolis, em 7 dias, que serve como parâmetro para analisar a tendência do município na prevenção ao contágio do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde informa que até às 12h desta segunda-feira (22), foram registrados 26 casos positivos de Covid-19. Na segunda-feira anterior (15), eram 23 casos positivos. Uma variação de apenas três novas confirmações num espaço de 7 dias. Também não houve nenhum outro registro de óbitos, mantendo os quatro confirmados até então. Portanto, as medidas adotadas pela administração municipal, e o apoio consciente da sociedade, dão a segurança necessária para a flexibilização das atividades.

 

Relaxamento

Porém, o alerta continua e os responsáveis pelos setores de saúde dizem esperar um aumento no número de infectados nesta semana. É que se fechará nos próximos dias o ciclo de 14 dias, após a constatação de um relaxamento nas medidas de distanciamento social. Excessos cometidos em festas, encontros e outras atividades particulares, tudo aliado ao não uso de máscaras poderá representar uma crescente nestes números. Se esses prognósticos não se confirmarem, podemos agradecer a Deus por estar no controle da situação e protegendo aos penapolenses.

 

Leitos

Outro dado interessante, de total transparência para bem informar a população, a Secretaria Municipal de Saúde informa também que até às 12h de segunda-feira, seis pacientes estavam internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e treze pacientes internados na enfermaria do Centro de Referência de Covid-19. Portanto, até o momento, o hospital de campanha, que atende cidades de toda região, tem quatro leitos vagos de UTI e sete leitos disponíveis na enfermaria. Três pacientes de Penápolis estão internados na enfermaria. Dois aguardam o resultado de exame e um já possui diagnóstico positivo para Covid-19. Os demais pacientes são residentes em outros municípios. Até o fechamento do, nenhum paciente suspeito ou confirmado de Covid-19 estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Penápolis.

 

Blitz

Os moradores do Residencial Mário Sabino tiveram um final de semana mais tranquilo, após a volta da perturbação do sossego, devido a grande movimentação pelos veículos na avenida João Antônio de Castilho, também conhecida como Marginal Santa Leonor. Consta que de quinta-feira a domingo a situação ficou insustentável com barulho até alta madrugada. Moradores que cobraram providências das autoridades disseram que apenas neste domingo (21) a tarde houve aglomeração, mas a realização de uma blitz da Polícia Militar pelo local resolveu rapidinho o problema com a dispersão do público.

 

Mudanças

Dois importantes comércios estão de mudança de endereço em Penápolis. O primeiro deles a já atender em novo local é a Bertolini Portas, do jovem empresário Rinaldo Ito Bertolini, agora na Rua Irmãos Chiróstomos de Oliveira, nº 4 (esquina com a av. Adolpho Hecht). Em breve haverá um ato simbólico para marcar a reinauguração da loja. Para os próximos dias também é esperada a mudança de prédio do tradicional restaurante Jé e Bete, que vai para a Rua Anchieta, 52, onde até a pouco tempo foi a casa sede da PlisTV. Sucesso aos empresários em suas novas instalações.

 

Visita

Com toda a sua docilidade, serenidade e espírito agregador, frei Arcanjo Soares, atual Ministro Provincial dos Frades Capuchinhos de São Paulo, esteve em visita Pastoral à Paróquia do Santuário São Francisco de Assis, de Penápolis, neste final de semana. Frei Arcanjo já morou na Fraternidade local, sendo diácono, e posterior ficando por três anos, estando pároco frei Adalto. Sua presença foi para acompanhar e motivar a comunidade, a qual ele revelou ser muito especial no seu ministério sacerdotal. O próximo pároco do Santuário, frei Gerson das Mercês, deve tomar posse no mês de julho, em data a ser definida conjuntamente com o bispo diocesano, Dom Francisco Carlos da Silva.

 

Gestão

Muitos elogios à nova administração dos cemitérios de Penápolis, agora sob a responsabilidade da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis). Os servidores estão entusiasmados e comprometidos, cuidando com muito zelo, tanto da Necrópole de Santa Cruz, quanto do Jardim da Paz. O estado de abandono dos cemitérios gerava muitas críticas. Méritos para as equipes lideradas pelo “Amarelinho” (Luís Antonio Pereira Reina) experiente chefe de serviço na Emurpe, que está sob a direção competente da Márcia Arriero Marin, outra funcionária de carreira, e que ganhou uma oportunidade de estar no comando administrativo e financeiro da autarquia.

 

Visual

Muito bom também e merecedor de elogios, a poda feita nas frondosas árvores da Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, que é cartão postal de Penápolis. O local recebeu recente atenção, de forma que arejou o espaço interno, possibilitando maior luminosidade natural. São pequenos detalhes, mas que fazem enorme diferença.

 

Trânsito

Atendendo a pedidos, a  Secretaria  Municipal  de  Trânsito  e  Mobilidade Urbana comunica que, a partir do dia 07 de julho, a Travessa  Pedro  Alves  Maia  passará  a  ter  sentido único,  da  rua  Ramalho  Franco  à  rua  Anchieta.  Para melhor localização, trata-se da travessa do Açougue Boi Bom e Panificadora Nosso Pão, hoje no sentido Ramalho Franco x Anchieta. A mão atual tem sido motivo de acidentes na rua Anchieta, uma vez que motoristas que trafegam pela avenida Alarico P. Ribeiro (Parque Aquático) para ganhar tempo, fazem acesso perigoso causando acidentes. A alteração vai resolver esse problema. O local será devidamente sinalizado, mas a atenção dos motoristas é fundamental para manter a segurança no trânsito.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações