FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

25/06/2020

Crescente

Como não poderia ser diferente, iniciamos os comentários do dia abordando a preocupante situação do novo coronavírus (Covid-19) em Penápolis. A média diária de crescimento nas confirmações de casos positivos na cidade é de 14%. Tomando-se como parâmetro apenas entre esta segunda e quarta-feiras, esse percentual é de 30%. Ontem (24) foi divulgado no boletim diário epidemiológico, 4 novos casos nas últimas 24h, elevando de 30 para 34 positivos para a Covid-19.

 

Concentração

Por conta das muitas denúncias, a administração municipal, ouvindo o Comitê de Gerenciamento de Combate ao Covid, deve endurecer as medidas restritivas quanto a espaços destinados a festas e eventos. Segundo chegou à autoridades locais de Saúde, nos finais de semana, principalmente, há excessos, aliás, irregularidades, uma vez que não é permitido concentrações neste momento da evolução dos casos no interior paulista. A flexibilização de atividades acabou levando certos segmentos, motivados pelo descaso das pessoas, a relaxarem nas medidas de prevenção.

 

Projeção

Uma das piores projeções para os 43 municípios da região de Araçatuba, é que o pico da pandemia do novo coronavírus ocorrerá somente no mês de agosto. Quem fala isso são autoridades regionais, diante da tendência de contágio atual da infecção. É longe demais para todas as ações já desenvolvidas, e todo um sacrifício pelo qual a sociedade passou, com mortes e quebradeira ou endividamento das empresas. A se confirmar a trágica estimativa, infelizmente teremos muitos casos e, pior, muitas mortes. Tomara que não passe de falsa premissa.

 

Respiradores

As críticas e questionamentos agora, de parte da sociedade e dos vereadores de oposição ao prefeito, são os custos com o pagamento do aluguel dos respiradores utilizados no Centro Regional de Covid-19 de Penápolis. O Hospital de Campanha funciona com recursos governamentais destinados aos municípios para ações de combate à pandemia. É um custo operacional (o Centro tem um custo mensal estimado em R$ 1 milhão). O questionamento está no fato de que o Governo do Estado tem enviado tais equipamentos para diversos hospitais, entre eles Araçatuba e Birigui. Respiradores que após a pandemia devem ficar para retaguarda hospitalar destes municípios.

 

Parceria

Penápolis tomou a iniciativa de se programar, antecipando a todos os municípios, pensando no enfrentamento do coronavírus. Por isso foi firmada uma parceria entre Prefeitura, AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil) que é a Organização Social que administra a Santa Casa, Pronto Socorro e agora o Hospital de Campanha, e o Governo do Estado. Montagem de um Centro Regional quando ninguém imaginava que a Covid-19 chegaria ao interior, e quando também não se tinham respiradores para atender à grande demanda nos grandes centro urbanos. E se tinha, foi adquirido com preço superfaturado, e além e outras denúncias que já estão em investigação pela Polícia Federal.

 

Pleito

Agora, com a normalização e a chegada de respiradores na compra que o Governo do Estado efetuou, sendo direcionados aos hospitais SUS (Sistema Único de Saúde), a informação que esta coluna obteve, é que há um pleito para que o Centro de Covid possa também receber os equipamentos, liberando assim o compromisso do pagamento do aluguel. Que foi necessário, quando não se tinha esse suporte avançado para poder funcionar leitos de UTIs em todo o Brasil. Os respiradores são essenciais para garantir atendimento aos pacientes com quadro grave de Covid-19.

 

Sucessão

Ninguém sabe confirmar ainda se é verdade, mas muitos dão como certo o nome da médica Mirela Fink para pré-candidata a vice na chapa com o prefeitável Caíque Rossi (PSD). Ainda não, mas fontes garantem que tem tudo para ser Mirela mesmo, uma vez que dentro do grupo apoiador de Caíque o nome dela é bem aceito. E seria o nome de agrado e preferencial do próprio pré-candidato a prefeito pelo chamado grupo de oposição. Porém, como em política tudo pode mudar, é prematuro qualquer afirmação de momento quanto a essa possível composição para as eleições.

 

Nomes

Também corre nos bastidores que há outros nomes sendo sondados, ouvindo mais pessoas e prováveis apoiadores. Se não for a Dra Mirela, dizem que Caíque teria um nome empresarial forte para a composição da cabeça de chapa. Porém, esse é guardado a sete chaves. No jogo eleitoral, os dois grupos que prometem disputa acirrada, esperam e avaliam os passos dados na pré-campanha. Além de Caíque Rossi, estão oficialmente lançados os nomes do vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin (MDB) e do empresário Cadu (Carlos Eduardo Monteiro), da Madeireira Araguaia, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Outros nomes cogitados nos bastidores não se confirmam até o momento.

 

Adefipe

A Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis (Adefipe) está vendendo máscaras, ao preço unitário de R$ 5,00. A ação visa contribuir para a prevenção ao coronavírus, e também aproveitando para levantar recursos para as ações dessa importante entidade. Quem desejar colaborar pode adquirir na própria Adefipe, cuja sede se localiza à Av. Olsen, 393, centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h.

 

Mensagem

“Na vida, todos somos semeadores... uns semeiasm flores e descobrem belezas, perfumes e frutos. Outros semeiam espinhos e se ferem na suas pontas agudas. Ninguém vive sem semear, seja o bem, seja o mal... Felizes são aqueles que, por onde passam, deixam sementes de amor, de bondade, de afeto...” Obrigado pela leitura e até a próxima. Muita Luz! Paz e Bem.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações