FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

29/06/2020

Regressão

Pelos números de Penápolis, havia uma certa garantia de que não seria feita nenhuma restrição de, pelo menos, continuar na Fase 2, ou até mesmo avançar na Fase 3 na modulação do Plano São Paulo. Porém, não foi isso que aconteceu, e o Comitê Estadual que cuida das ações contra o novo coronavírus (Covid-19), reclassificou a Região de Araçatuba, regredindo para a bandeira Vermelha, fase de restrição total das atividades e serviços, liberando apenas os essenciais. Um balde de água fria para todos, uma vez que afetará significativamente a economia, causando uma grande quebradeira de empresas.

 

Peso

Pesou na decisão os números crescentes da contaminação e mortes da Covid-19 na região, com cenário mais preocupante em Araçatuba e Birigui, por exemplo. Penápolis, com seu Hospital de Campanha tem dado suporte para todas as regiões próximas, devido à quantidade de leitos disponíveis. Porém, chama a atenção a continuidade na Faz 2 (Laranja) da região de São José do Rio Preto, que tem números também alarmantes. Somente a cidade de Rio Preto contabiliza 2.515 casos confirmados e 75 mortes.

 

Boletim

Nas últimas 48h, Penápolis se manteve com números estabilizados da Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde informa que até às 12h desta segunda-feira (29), foram registrados 47 casos positivos de Covid-19. Dos casos positivos de Penápolis, um está internado, 23 permanecem em quarentena e 19 pacientes estão recuperados. São os mesmos números desde sábado (27).

 

Perfil

Dos 47 casos positivos, segundo a secretaria de Saúde, 26 são mulheres e 21 são homens. Em relação à faixa etária, três casos foram registrados em menores de 12 anos, seis casos estão na faixa de 13 a 30 anos. Vinte e nove pacientes têm idades entre 31 a 59. Nove são idosos, com idade superior a 60 anos. Por esse quadro, se vê que a doença atinge a todas as idades.

 

Contágio

Há uma discussão equivocada quando se fala em reabertura das atividades comerciais, frente aqueles que defendem o isolamento social. E o debate gira em torno da seguinte questão: será que no funcionamento dos serviços essenciais não se corre o risco também de haver a transmissão do coronavírus? A se observar pelo perfil dos infectados, 35 estão em fase ativa de produtividade, portanto, trabalhando e mantendo contatos, seja em supermercados, padarias, açougues, bancos, lotéricas, postos de combustíveis, farmácias, e outros. Então, não é fechando o comércio que vai conter a transmissão.

 

Blitz

Não houve notificações durante a blitz realizada final de semana em quiosques e salões de eventos na cidade. Com o anúncio de que haveria a fiscalização, quem tinha alguma programação festiva acabou desmarcando. Porém as aglomerações, segundo consta, acabaram migrando desses espaços alvo da fiscalização, para ambientes residenciais. E aí não se tem o que fazer. Portanto, fica a pergunta, se a blitz tivesse sido surpresa, o resultado não teria sido outro?

 

Prevenção

O Lar Vicentino de Penápolis recebeu em doação uma Cabine de Desinfecção para proteção dos idosos e funcionários contra a Covid-19. O equipamento, se suma importância na prevenção em um local de alto risco, foi uma doação do parceiro Dr Nilson Moreira que liderou uma campanha e contou com a colaboração do seu Irmão Mauro Moreira, Life Química e Clínica de Nefrologia Isabela Moreira (que atua na Santa Casa e no Centro de Referência de Combate a Covid-19 de Penápolis).

 

Postura

Muitos já devem ter ouvido dizer que, aqui em Penápolis, tem proprietário de imóveis comerciais (ou até mesmo residenciais) que prefere deixar o prédio fechado, a abaixar o valor do aluguel. Pois é, infelizmente tem acontecido isso neste tempo de grande dificuldade econômica, devido a pandemia. Lojas que não mais vão abrir por não terem tido apoio governamental (outra falácia dos governos que prometem linhas de crédito, mas que não chegaram a quem realmente precisa), e outras que trocam de endereço, onde conseguiram melhores condições para o aluguel. E assim, vão se aumentando os prédios ociosos com o valor do aluguel a peso de ouro.

 

Despedida

Neste domingo (28) foi celebrada a missa de envio, e despedida do padre Ronaldo Callegaro, vigário paroquial da Paróquia Sagrada Família. Aqui, juntamente com o pároco padre Rodolfo Petrucci, padre Ronaldo permaneceu por mais de quatro anos, conquistando a todos com seu jeito meigo e acolhedor. Em transferência já a partir desta semana, ele iniciará uma nova missão na Diocese de Dourados-MS. Em sua mensagem, disse que com alegria e esperança se coloca ainda mais a serviço da Igreja, assumindo agora um trabalho missionário. E espera contar com as orações amigos e amigos. Padre Ronaldo parte e deixa saudades.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações