AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Colunistas

home

Observatório da Cidade

Gilson Ramos

Publicado às terças e quintas-feiras e sábados

09/07/2020

Amigão

Sem muito alarde para não causar aglomerações de pessoas, como prevenção ao coronavírus, o Supermercados Amigão inaugura sua loja nesta quinta-feira (9) em Penápolis. A rede contratou cerca de 130 colaboradores. A loja abrirá hoje as portas para receber os clientes, devendo adotar todas as medidas de segurança e restrições, como o controle de acesso ao interior da loja, que aparentemente ficou muito bonita, com grande e diversificado mix de produtos. Bom para a cidade, bom para os consumidores. Sucesso e boas vindas ao Amigão!

 

Novidade

Penápolis já tem mais um pré-candidato a prefeito para as eleições municipais deste ano, remarcada para 15 de novembro, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se do médico Roni Ferrareze, concursado na rede pública, e que já foi prefeito da cidade de Valparaíso (SP). O próprio postulante fez o comunicado da pré-candidatura nesta quarta-feira (8) em sua página do Facebook. Ferrareze está filiado ao PSB, sob a presidência do diretório municipal do Tuca (Durval Correa Leite). Com o anúncio, agora já são oficialmente quatro pré-candidatos a prefeito de Penápolis: Ferrareze, Feltrin (MDB), Caíque Rossi (PSD) e Kadú Domingues (PT).

 

Explicação

Em sua postagem, Dr. Roni explicou, para quem não o conhece, escreveu que renunciou ao cargo de prefeito de Valparaíso, no início da pandemia. Disse que sentiu que seria mais útil no combate à pandemia como médico do que como prefeito. “Sem apego ao cargo, renunciei e passei a dedicar todo o meu tempo ao exercício da medicina”. A renúncia ocorreu no final do mês de março deste ano.

 

Cassação

Roni teve o mandato cassado pela Câmara de Valparaíso no início de 2028. A cassação foi por infração político administrativa, em 2018, após secretário apresentar suposto áudio em que Roni Ferrareze, então filiado ao PV, teria o convidado para fazer parte de um esquema de fraude em licitações. No entanto, em novembro do ano passado, o Tribunal de Justiça anulou a sessão que resultou na cassação, determinou o retorno dele ao cargo. Porém, pouco tempo depois Ferrareze pediu licença do cargo e não mais reassumiu, com sucessivos afastamentos. Depois decidiu renunciar. De acordo com da imprensa regional, à época, há outras ações contra ele que podem resultar na suspensão dos direitos políticos.

 

Decisão

Conforme o pré-candidato, nesses últimos dias andou pensando muito sobre a política em Penápolis. Diz que viu muita coisa por aqui. “Estou convencido que Penápolis pode muito mais. Penápolis merece muito mais. Fui prefeito e é fácil identificar em Penápolis essa grande verdade. Penápolis pode e merece mais! Sendo assim, coloquei-me à disposição do meu partido na condição de pré-candidato a prefeito de Penápolis. Ainda é uma fase preliminar e muitas conversas estão ocorrendo. Se o partido optar pelo meu nome, abraçarei com humildade mais esse desafio”.

 

Repercussão

A postagem do médico gerou muitos comentários, seja no Facebook, quanto nos bastidores da política local. Um sinal de que a pré-candidatura do ex-prefeito de Valparaíso pode ser uma alternativa para quem não quer nenhum dos demais pré-candidatos. O comando local do PSB disse que recebeu com naturalidade a decisão de Ferrareze, e que o partido pensará – e decidirá - no que é melhor para Penápolis. A construção da candidatura se dará em conversações com outros partidos políticos. Mas o PSB não descarta a possibilidade de até mesmo disputar a eleição sem apoios de outras siglas.

 

Pressão

Com exceção do Partido dos Trabalhadores (PT), que tem pré-candidatos a prefeito (Kadú Domingues) e vice (Dr. Zeca Monteiro), os demais prováveis postulantes do cargo ainda não confirmam os nomes dos vices, salvo especulação que se dá em cima do nome da médica Mirela Fink, vice de Caíque Rossi. Com algumas definições em andamento, o Democratas (DEM) aliado do Paço, deseja uma definição do vice de Feltrin. O partido apresenta o nome do vereador Nardão Sacomani, que reabriu as portas junto ao governo do Estado de São Paulo, por meio do vice-governador Rodrigo Garcia.

 

Secretário

Por mérito e justiça, Olmair Perez Rillo foi nomeado secretário de Cultura e Turismo de Penápolis. A escolha do prefeito Célio de Oliveira levou em consideração toda a dedicação que Olmair já vinha fazendo em torno dos dois setores, de forma voluntária. Conhecimento, vontade e comprometimento com os setores os quais representa, Olmair tem de sobra. Não se pode cobrar muito dele em tempos de pandemia, uma vez que as atividades culturais estão suspensas, e também porque a pasta tem escassez de recursos. Sua passagem, se breve ou longa, será marcante.

 

Calendário

Hoje, dia 9 de Julho, seria feriado estadual em São Paulo, em lembrança à Revolução Constitucionalista de 1932. Porém, o feriado já foi antecipado em junho pelo governador João Doria para ajudar os municípios da grande São Paulo no combate à pandemia da Covid-19. Portanto, hoje é expediente normal, sem feriado.

 

Esclarecimento

Chegou ao conhecimento do jornal que foi compartilhado em redes sociais um comentário pessoal, feito por uma pessoa desconhecida em cima de matéria do jornal INTERIOR sobre a continuidade das missas presenciais. Ainda que linkando a reportagem, o que foi publicado não diz nada daquilo que essa pessoa tem comentado quanto aos possíveis interesses dos religiosos em manter as missas em tempos de quarentena.

 

Mensagem

Você não pode mudar o que passou, mas pode decidir hoje viver diferente. Jesus pode curar a dor do seu coração, pode te fazer superar decepções, frustrações, traições, pecados cometidos, Ele te estende a mão e diz: “Vamos começar de novo?” Obrigado pela leitura e até a próxima. Muita Luz! Paz e Bem.

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações