FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Colunistas

home

Sabatina

João Luis dos Santos

Publicado aos sábados

20/06/2020

Apoio às empresas de Penápolis

De forma espontânea, com a finalidade de estimular amigos próximos e parentes, postei uma foto em minha página no facebook com produtos de empresas penapolenses. A finalidade era estimular, especialmente nessa crise, a compra de produtos que, de forma direta, geram empregos em nossa cidade.  Postei produtos do Café Joanfer, Bonolat, Dinapoli e Vinícola Ferracini.  Empresas de famílias radicadas em nossa cidade de forma secular, que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento sustentável local. Para minha grata surpresa, a postagem fugiu do controle, indo bem além das expectativas iniciais. Milhares de pessoas curtiram as publicações, centenas de comentários, inclusive com sugestão de ampliar a lista de produtos e empresas (Doces São José, Massas Dadinha e Café Dom Bosco). Centenas de compartilhamentos, levando as publicações para milhares de penapolenses, sejam os residentes em Penápolis, como aqueles que residem  em outras cidades brasileiras. Interessante que penapolenses residentes no exterior também se manifestaram, registrando conterrâneos que estão no Japão, Itália, Estados Unidos, Congo, Portugal, Alemanha e Nova Zelândia.

 

Fazer a nossa parte

Enquanto consumidores e cidadãos que nascemos e residimos em Penápolis, um pouco que cada um faz já ajuda no enfrentamento dos desafios estabelecidos nessa crise de pandemias (sanitária, econômica e de autoridade) está abatendo milhares de brasileiros, de norte a sul do país. Se podemos escolher entre produtos, prestados de serviços e empresas penapolenses, que façamos então a nossa parte. Juntos somos mais fortes e se trata de um conjunto de gestos que nos fazem crescer como participes de uma comunidade. E o que é uma comunidade senão a junção de forças e de ideais em prol do bem comum?  Não se trata de mera publicidade ou de propaganda de produtos ou de empresas, mas o reconhecimento que vivenciamos um momento em que a solidariedade também se efetiva quando escolhemos e compramos produtos nas prateleiras dos supermercados.

 

Eleições Municipais

Tudo indica que as eleições municipais de 2020 terão um novo calendário. Isso a confirmar ainda, pois depende de alteração legislativa. Mas formou-se um consenso entre o Congresso Nacional (Senado e Câmara) e os Ministros do Tribunal Superior Eleitoral, ouvidos especialistas em saúde pública, sobre a necessidade de alongar os prazos e datas. Assim, pelo consenso, as eleições municipais seriam em novembro, sendo o primeiro turno no dia 15/11 e o segundo turno em 29/11. Creio que seja medida correta, possibilitando melhor organização dos Tribunais e dos Partidos Políticos para uma campanha mais sustentável e seguro, como também o processo de votação mais seguro nesses tempos de pandemia do coronavírus.

 

Desafio aos partidos

Numa tradição já histórica, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, sob a presidência da professora Jandinéia Fernandes, está promovendo encontros de formação para seus filiados que desejam candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito. Os encontros virtuais e de formação online contam com a presença de pesquisadores, professores universitários, parlamentares e mandatários (e ex-mandatários) com larga experiência em administração municipal e políticas públicas em geral. A formação política dos candidatos é um pré-requisito para que a pessoa possa pleitear sua candidatura local. Os cursos têm sido de alta qualidade formativa. Creio que os demais partidos deveriam fazer o mesmo para garantir que seus candidatos e suas candidatas não passem vergonha unto à população que, cada vez mais, será exigente com seu voto. A política não pode ser lugar para aventureiros e pessoas que, de antemão, já postulam cargos e funções com interesses muito particulares, antiéticos e fisiológicos. A mudança política que todos desejam para o Brasil começa pela eleição municipal. Façamos todos a nossa parte, sem arrogância, sem petulância, com gestos de generosidade e solidariedade comunitária.

 

Prisões acertadas

As prisões, entre outros, da extremista Sara Winter (o irmão dela diz que é “maluca”)   e do miliciano Fabrício Queiroz, militantes de primeira grandeza do “bolonarismo” atinge em cheio o chamado “gabinete de ódio” da família do Presidente da República. De fato, confirma-se plenamente o que as pessoas de bom senso sempre pontuaram em relação ao ex-tenente e ex-deputado Jair Messias Bolsonaro, alguém totalmente despreparado (intelectual, administrativa e emocionalmente) para exercer a nobre função de Presidente da República Federativa Brasileira. Os bolsonaristas ainda tentam mobilizar três forças mobilizadoras brasileiras, o velho Centrão, os militares e os cristãos evangélicos em busca de respaldo institucional.  Porém, os militares já afirmaram que defendem a Constituição Federal, parte dos cristãos evangélicos começa perceber que o presidente está mais para um sepulcro caiado e o Centrão já ocupa cargos importantes no Governo Federal visando brecar o processo de impeachment.  Vamos acompanhar até onde vão os fatos. Oxalá saia fortalecida a sofrida democracia brasileira.

 

 Recado de Mateus (23 27-32)

Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!”

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.

Outras publicações