FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Por segurança, supermercados retiram das prateleiras lotes dos produtos Ades

Cidade

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A grande maioria dos supermercados de Penápolis retirou das prateleiras, esta semana, os produtos à base de soja da marca Ades, por determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pela suspeita de que um dos lotes tivesse sido contaminado com solução de limpeza.
A Resolução nº 1.005, da Anvisa, foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira, 18, suspendendo apenas os produtos Ades com lotes iniciados com as letras “AG”, fabricados em uma das onze linhas de produção do suco na planta de Pouso Alegre (MG) da Unilever, responsável pela marca.


Os supermercados comunicaram seus clientes do porque da não-comercialização do produto e inclusive realizou trocas para aqueles que, na dúvida, preferiram prevenir que remediar. “A partir do momento que uma notícia assim se torna pública, os clientes ficam receosos de consumir o produto, ainda que o comprado por eles não seja do lote anunciado estar contaminado. Por isso, aceitamos o produto de volta e autorizamos sua troca”, comentou o subgerente do Big Mart, José Antônio Lazari.


No estabelecimento, todos os lotes das unidades foram conferidos por medida de segurança, porém em nenhum foi encontrado o lote “AG”. “Todos os sucos e leites da Ades que tínhamos disponível para venda foram retirados da área de venda mesmo não contendo o lote especificado pela Anvisa, e foram levados de volta para o depósito, onde permanecerão até que esses produtos possam ser liberados novamente ou então recolhidos pela Unilever”, reiterou.


Já no Luzitana, o proprietário José Dias dos Santos Neto disse que até foram encontradas algumas unidades do lote “AG” da Ades e que os mesmos foram retirados de circulação. “Recolhemos apenas o lote especificado e os outros continuam à venda. Vale lembrar que não foi contaminado o lote inteiro, mas alguns produtos desse mesmo lote e que não tem como se saber quais são. Por aqui, felizmente, não tivemos nenhum caso registrado”, frisou.


O zelador Paulo Aparecido Miranda, 54, tem o hábito de comprar leite Ades e hoje não o encontrou no Big Mart. “Não tem problema, pois é mais seguro levar outra marca do que correr o risco de ingerir algo que pode me fazer mal”.


Já o advogado Guilherme Moreno, 27, que esteve no Luzitana, ressaltou que o filho de 4 anos está acostumado a tomar o suco Ades. “Como o produto está em disponibilidade aqui, não vou abrir de mão de comprá-lo, porém eu e minha esposa temos o cuidado extremo de checar o lote que estamos levando, bem como a data de validade”.


Por enquanto a Unilever reconhece oficialmente 14 casos de pessoas que tiveram problemas após consumirem sucos do lote comprovadamente contaminado. Segundo a empresa, elas já passaram por atendimento médico e não precisaram de internação. Para evitar que problemas semelhantes voltem a ocorrer, a Unilever fez um recall do lote. Dentre uma das vítimas, o suco ingerido havia sido o de maçã de 1,5 litro.

De acordo com a fabricante Unilever Brasil, houve falha no processo de higienização das máquinas, o que resultou no envasamento de embalagens com a solução de limpeza. Cerca de 96 embalagens foram distribuídas em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná com o produto impróprio para consumo.


O laudo técnico da inspeção da fábrica realizada por fiscais das Vigilâncias Sanitárias de Minas Gerais (estadual) e Pouso Alegre (municipal) deve sair nos próximos dias.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.