COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Penapolenses praticam rugby e realizam trabalho social para divulgar esporte

Cidade

JOVEM PAN PENÃPOLIS

Os penapolenses ganharam há quatro meses mais uma opção de esporte. A equipe de rugby Terenas (índios que habitaram a região) iniciou suas atividades e busca novos adeptos. Além disso, desenvolve um trabalho social que auxilia na divulgação da modalidade na cidade. O rugby é um esporte criado na Inglaterra em 1823 e conta com milhões de adeptos espalhados pelo mundo. Porém, no Brasil ainda tem pouca tradição, mas aos poucos está conquistando a população, tornando-se um dos esportes de maior ascensão no país. O esporte foi trazido ao município pelo atual treinador Rafael Rodrigues Faxina. Ele morou no Rio de Janeiro e conheceu a modalidade, inclusive atuando pela equipe Rezende. Quando retornou à Penápolis, entrou em contato com um amigo e apresentou o esporte e conseguiram formar uma equipe que inicialmente treinou no Parque Santa Leonor, porém atualmente está locada, devido ao crescimento no número de participantes, no campo da Cidade Jardim, que foi cedido pela Prefeitura Municipal de Penápolis.
Os treinos ocorrem aos sábados e domingos, sempre a partir das 15h e duram, em média, quatro horas. Os interessados em começar a prática podem comparecer aos treinamentos e aprender a modalidade. 
“Muitos pensam que o rugby é um esporte agressivo, que causa várias lesões, porém a modalidade prega a construção do caráter, respeito, lealdade e disciplina”, disse um dos fundadores do time, Bruno Henrique Dias.
Ele revela ainda que a modalidade pode ser praticada por qualquer idade e sexo, inclusive é muito eclético já que existe espaço para qualquer tipo físico. “Cada posição requer um biótipo diferente, por isso todos podem praticar, inclusivo por ser um jogo de muito respeito que tem como um dos cinco pilares a disciplina”, revela o atleta Pedro Paulo Fernandez. 
A equipe inclusive recebeu uma Moção de Congratulação da Câmara de Vereadores pela inciativa. A propositura foi do vereador Ricardinho Castilho (PV).
ESPORTE
O rugby é jogado por times de sete ou 15 jogadores, sendo que a categoria de 15 é disputada em um campo de futebol comum com dois tempos de 40 minutos.
O “ruby de seven” tem dois tempos de 7 minutos e será incluído nos Jogos Olímpicos do Rio Janeiro em 2016, já que é o mais praticado no momento no Brasil.
A bola de rugby tem o formato oval e é feita de couro semelhante à bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento e 28 e 30cm de largura e pesa entre 410 e 460 gramas.
Entre os equipamentos utilizados estão a chuteira, shoulder pad (colete com partes amaciadas que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps), boqueira (proteção para os dentes) e o scrum cap (capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força).
O esporte é uma espécie de futebol americano com intenso contato físico. O objetivo é conduzir a bola com a mão, em passes laterais, ao final do campo onde marcará o trie (gol).
A modalidade tem cinco pilares, sendo eles integridade, respeito, solidariedade, paixão e disciplina. “O rugby é um esporte de brutos praticado por cavalheiros, já que desrespeito à arbitragem, adversário ou torcida, é severamente punido e no final do jogo os vencedores fazem um corredor para receber os perdedores em sinal de respeito”, disse Dias. “Além disso, é comum ver jogadores aplaudindo os adversários que fazem boas jogadas, pois os jogadores precisam ter humildade para saber que precisa melhorar se esforçando mais, trazendo valores éticos e morais”, completa.
Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália, Ãfrica do Sul, França e Argentina formam o grupo dos países com maior tradição e número de títulos no Rugby mundial.
A Seleção Brasileira de Rugby é afiliada da IRB (International Rugby Board), e nesse ranking, está entre as 40 melhores seleções do mundo. Na Copa do Mundo de Rugby de 2007, na França, mais de 200 países (4,2 bilhões de pessoas) acompanharam a competição, que só perde em audiência para os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol. Recentemente aconteceu mais uma edição do Mundial, na Nova Zelândia, que começou no dia 9 de setembro e foi até o dia 23 de outubro.
Projeto social com crianças auxilia na divulgação do esporte
Para auxiliar na divulgação do esporte que surgiu recentemente em Penápolis, o Rugby Terenas realiza um projeto social com crianças, cujo treinamento ocorre com a participação de mais de 20 crianças entre nove e 15 anos que formam o “Tereninhas”.  Além disso, uma equipe feminina também está sendo formada.
As aulas, que acontecem as terças, quintas e sábados, são ministradas pelo treinador Alexandre Rodrigues Rocha, o Pataxó. “O esporte está sendo muito bem aceito por elas, já que o número de adeptos está crescendo muito rapidamente, mostrando que o rugby é um esporte eclético e não tem violência”, ressalta Pedro Paulo.  
A meta da equipe é expandir o esporte para os demais bairros da cidade, além da divulgação nas escolas municipais, estaduais e particulares.
“Vamos promover intercâmbios para aprimorarmos ainda mais a equipe e estamos buscando também apoiadores para podermos ampliar a prática na cidade”, comenta Bruno Dias.  
A intenção da equipe é se estruturar e se firmar como uma das equipes mais tradicionais da região, auxiliando no desenvolvimento da modalidade também em outras cidades. (LB)



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.