AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Consumidores optam por pagar dívidas em agosto; números cresceram 75%

Cidade

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Os penapolenses optaram em quitar suas dívidas durante o mês de setembro. Conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), a quantidade de pessoas que retiraram o nome da lista de inadimplentes do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) cresceu 75% em relação ao mês de agosto.O desempenho pode ser comemorado já que outros índices não foram alterados. O número de consultas, por exemplo, cresceu apenas 1,8%, mostrando estabilidade. A quantidade de pessoas que teve o nome negativado cresceu, porém, o índice foi de apenas 5%. Por outro lado, também houve queda no número de consultas com débito realizadas no período.O pagamento da primeira parcela do 13º salário para os aposentados contribuiu para colocar mais dinheiro em circulação, devendo ser o principal responsável pela quantidade de pessoas que conseguiu limpar o nome.
Para a diretoria do Sincomércio, a proximidade do final do ano, período em que aumenta a oferta de empregos, mesmo que temporários, deve contribuir para manter a inadimplência em queda.
A estabilidade na inflação, por sua vez, deve estimular o consumo, garantindo a manutenção das vendas.  Vale lembrar que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado em 12 meses medido em setembro ficou em 5,86% – abaixo dos 6,09% de agosto, e seguindo dentro da meta de inflação do governo federal. É a primeira vez no ano que o IPCA acumulado em 12 meses fica abaixo de 6%.
Diante desse cenário, o Copom (Comitê de Política Monetária) diminuiu a projeção para a inflação de 2013 em relação ao valor considerado na última reunião no cenário de referência. Números quanto à expectativa, no entanto, não foram divulgados. Porém, há previsão de alta de 5% na gasolina e 2,5% no gás ainda em 2013.
Mesmo assim, a perspectiva para o restante do ano é de melhora na situação. A inflação tende a ficar controlada, aumentando o poder de compra das famílias, diminuindo o grau de comprometimento da renda e aumentando a capacidade de endividamento e aferição de novas compras, o que pode restituir, ainda que de maneira tímida, o potencial de vendas do comércio.
ENDIVIDAMENTO
Levantamento feito pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, mostra que há um ligeiro equilíbrio da inadimplência entre os sexos feminino e masculino em setembro, isso em nível nacional. As mulheres representaram 54,72% dos casos de negativados em setembro e os homens 45,28%.
Isso ocorre porque são as que mais consomem a prazo, tanto que 58,76% das compras no mês se setembro foram realizadas com CPFs de titulares do sexo feminino, contra 41,24% do sexo masculino.
A maior parte dos cadastros negativos é de pessoas com idade entre 30 e 39 anos, o que corresponde a 27,32%, seguido de consumidores que tem entre 40 e 49 anos (19,23%) e pelos que tem entre 50 e 64 anos (15,75%).
SCPC
A consulta ao órgão consiste em informações sobre títulos protestados e registros de devedores fornecidos por todos os segmentos empresariais. Elas são direcionadas ao posto do SCPC de Penápolis, que consulta via On Line a Associação Comercial de São Paulo. Como o cadastro é nacional, o comerciante saberá qual é a situação financeira do consumidor.
O devedor que queira regularizar sua situação pode procurar pessoalmente o SCPC de Penápolis, que fica localizado na sede do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista) de Penápolis, situado à avenida Luís Osório, 763, para identificar qual estabelecimento protestou a dívida. O telefone é o (18) 3654-2607.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.