COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Excessos podem desequilibrar o organismo, diz nutricionista

Cidade

JOVEM PAN PENÃPOLIS

ACeia de Natal proporciona bons momentos ao lado de amigos e familiares, mas a mesa farta pode representar um risco não só para quem vive em conflito com a balança. Sair da dieta um dia não faz mal. O problema, explica a nutricionista Natalia Colombo, da clínica NCNutre, de São Paulo, são os excessos. "E eles podem desequilibrar o funcionamento do organismo, sobrecarregando as funções normais", diz.
Tradicionalmente, o jantar deve ser a refeição mais leve do dia, mas no Natal não há como resistir. Há quem fique o dia pensando no que vai comer à noite e até sai da rotina comendo menos a espera dos pratos especiais. "Isso é um erro. A pessoa deve manter sua dieta normal, assim não vai chegar com fome na hora da Ceia e poderá não cometer excessos", explica.
Os abusos, segundo ela, podem resultar em aumento do peso, retenção de líquidos e alteração do funcionamento gastrointestinal. Natalia destaca também que a caloria não é o único fator importante a considerar na ceia. "Evite alimentos industrializados, que são ricos em sódio, bebidas alcoólicas, que são calóricas e em sua maioria não oferecem nenhum benefício ao organismo, alimentos gordurosos ou frituras, que tem grande quantidade de gordura saturada (aquela que faz mal ao organismo), e grandes quantidades de massas e doces", ensina.
A dieta normal de uma pessoa é de 2 mil a 2,5 mil calorias por dia. Em uma ceia, como a de Natal, não é nada difícil ingerir tudo isso em poucos minutos. Quem exagerar, ou se ficar com um sentimento de culpa depois, não precisa se preocupar. Basta, no dia seguinte, tratar de se recuperar. Natalia recomenda que a pessoa não deixe de fazer suas refeições nos horários normais, porém deve cuidar para ingerir uma alimentação mais leve. "Não devemos ficar sem comer para compensar. A pessoa pode ingerir frutas, legumes, verduras, trocar a carne vermelha pela branca grelhada ou até mesmo optar por uma sopa de legumes com folhas verdes, que são ricas em fibras e vitaminas. A hidratação do corpo não pode ser deixada de lado, segundo Natalia, pois ele precisa repor líquidos. Os chás são um aliado importante para limpar o organismo. Cumprem bem a função, o chá Dente-de-Leão e Cavalinha. Eles estimulam a eliminação das toxinas. "O mesmo acontece com o suco de limão", diz. Estas dicas, destaca, também valem para quem exagerou na bebida, pois o álcool desidrata o corpo.



JOVEM PAN PENÃPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.