BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Menino Jesus é o centro das atenções

Cidade

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia


A
figura do Papai
Noel que os bra-
sileiros conhe-
cem não está presente nas celebrações natalinas no Equador. Por lá, é o Menino Jesus que traz os presentes para as crianças e todas as celebrações são em torno dele. A historiadora e antropóloga Ximena Ortiz, que criou um museu nas proximidades de Quito, capital do Equador, explica que a religiosidade é muito forte. A maioria da população do país é católica e mantém viva as tradições.
Dezembro é um mês de festa em Quito. No dia 6 comemora-se a fundação da cidade. Desfiles, escolha de rainha, bailes e festas nos bairros marcam o aniversário e o período festivo segue com a chegada do Natal. O ponto alto, explica, é a montagem de presépio. Se aqui no Brasil o pinheirinho ganha um lugar de destaque na sala, por lá são as figuras que simulam o nascimento de Jesus que ganham uma atenção muito especial.
As crianças e toda a família se envolvem na preparação do presépio, que não tem a figura do Menino Jesus. Ele somente é colocado a meia-noite do dia 24 de dezembro, quando nasce. Ximena conta que há montagens simples e outras mais sofisticadas. Os presépios possuem relevos e há uma profusão de imagens na montagem em torno das figuras centrais: Maria, José e Jesus. Há também pastores, ovelhas, outros animais. Os mais sofisticados incluem musgos, pequenas pedras, terra e até cachoeira ou lago.
No dia 16 de dezembro, as famílias se reúnem a tarde ou à noite para o primeiro dia da novena de Natal. É um momento de alegria, segundo a historiadora, onde as famílias rezam e confraternizam. Ela explica que as crianças pedem ao Menino Jesus os presentes que gostariam de ganhar. Os maiores, escrevem cartas e deixam no presépio dizendo que se comportaram bem durante o ano e fazem seus pedidos.
Na véspera de Natal as famílias vão à Missa do Galo e depois acontece a Ceia de Natal e a distribuição dos presentes, as só depois da imagem do Menino Jesus ser colocada na manjedoura. Mas antes da Missa, em muitas cidades, como em Quito, acontece a procissão chamada Passagem do Menino. As pessoas saem às ruas, que são decoradas, para acompanhar a passagem da Sagrada Família. Mulas carregadas de alimentos, como frutas e legumes, fazem parte do desfile que tem carros alegóricos e fiéis com trajes especialmente confeccionados para a ocasião. Uma banda acompanha a procissão tocando músicas natalinas e anunciando a chegada do Menino Jesus.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.