BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Polícia Militar auxilia moradores a a prevenir casas de furtos nas férias

Cidade

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O período entre dezembro e janeiro, que é quando muitas famílias aproveitam as férias escolares para viajar com os filhos, também é a época em que aumentam os casos de furtos, principalmente a residências. Mas o feriado da virada do ano também requer cuidados especiais por parte dos moradores para evitar uma desagradável surpresa quando voltar para casa.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em novembro foram registrados 60 furtos a residências na cidade. Já em dezembro, ainda com dados parciais, e de acordo com a PM, foram 30 os contabilizados.
O 1º tenente da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, Flávio Bachiega Zambrosi, orienta as pessoas que pretendem deixar a residência vazia mesmo que por algum período que redobrem os cuidados com a segurança. “Quem for sair de casa deve avisar um vizinho ou um conhecido para que fique de olho. comenta. Em caso de movimentação suspeita, a polícia deve ser informada”.
Ainda, de acordo com ele, instalar equipamentos de segurança, como cerca elétrica, alarme e câmeras de monitoramento também inibe a ação de bandidos, que irão optar por imóveis que não tenham esse tipo de equipamento para agir.
Já nos casos em que as casas ficarão vazias por bastante tempo, o ideal é pedir a uma pessoa próxima que recolha as correspondências e que mantenha o imóvel sempre limpo, o que irá impedir que ele fique com a aparência de que está vazio. “As famílias devem tomar providências para evitar demonstrar que a casa está vazia”, explica.
VEÍCULOS
Outro alvo em potencial dos ladrões nessa época do ano são os veículos. São vários os casos de furtos a veículos que ocorrem próximos a bares, restaurantes e casas noturnas, principalmente aos finais de semana e feriados. Por isso, Zambrosi recomenda aos proprietários de veículos que ao estacioná-lo para ir a algum estabelecimento que evitem deixá-los em locais escuros e de pouco movimento. “Também não é recomendado deixá-los em locais afastados, pois isso facilita a ação dos bandidos. Instalar alarme também ajuda bastante na prevenção contra o furto”, afirma.
FURTOS
Dificulte a vida dos ladrões. Instale grades nas janelas, alarme, olho mágico, trancas nas portas e nos alçapões de teto e habitue-se a usar esses recursos, principalmente à noite quando a casa estiver vazia.
Os moradores de edifícios devem exigir discrição dos empregados do condomínio, principalmente para que não comentem com ninguém quais famílias estejam viajando, quais apartamentos estão vazios ou quais os hábitos e horários dos moradores do edifício.
“Não adianta deixar lâmpadas permanentemente acesas, para simular que a casa está ocupada. É melhor pedir a um vizinho que as acenda só durante a noite ou instalar células fotossensíveis automáticas ou "timer"”, comenta.
Não abra a porta para pessoas que se apresentam para oferecer serviços não solicitados (encanadores, eletricistas, etc.). É útil o uso do interfone.
As crianças devem ser orientadas a não abrirem a porta para estranhos e nem trazê-los para casa sem autorização. “Quando for sair ou chegar em casa, fique atento para suspeitos nas proximidades. Desconfiando, dê a volta no quarteirão e chame a Polícia Militar”.
Suspeitando de que algum ladrão entrou em sua casa, quando você estava ausente, não entre: chame o patrulheiro do seu bairro, pois sempre é possível que os ladrões ainda estejam lá dentro.
Tenha anotado em local seguro o número de série de seus bens (TV, vídeo, som, armas, relógios, etc.). Em caso de furto, transmita esses dados ao patrulheiro. As chances de recuperá-los serão maiores.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.