COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Decisão do aumento da água é técnica e pensa no futuro, diz prefeito

Cidade

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

O prefeito Célio de Oliveira (PSD) não titubeou em decidir favoravelmente ao receber a Resolução do Conselho Gestor do Saneamento Ambiental propondo o realinhamento em 10% na tarifa de água e também de alteração do percentual da tarifa de esgoto da tabela residencial e comercial, cujo valor subiu de 50% para 60%.
“Integram o Conselho Deliberativo pessoas de diversos segmentos da sociedade. A decisão é técnica, de quem pensa Penápolis com visão de futuro. Não poderia jamais, na condição de gestor público, agir diferentemente, colocando em risco a qualidade dos serviços prestados por um departamento que é modelo nacional em saneamento básico. Sem recursos para investimentos, também corremos risco de desabastecimento” – justificou.
Célio mostrou-se preocupado com a falta de investimentos no Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) nos últimos anos. “Quando se fala em investimentos precisamos pensar em emissários de esgoto, adutoras, reservatórios de água, entre outras obras necessárias para suprir a demanda de expansão urbana. Não se pode mais pensar em manter o Daep somente na manutenção da estrutura que já se tem. E o planejamento frente aos novos empreendimentos habitacionais que estão surgindo e ainda vão acontecer?”- indaga.
Ainda de acordo com o prefeito, nem a manutenção necessária foi realizada, como é o caso do complexo de tratamento de dejetos, estando as lagoas assoreadas e comprometidas na eficiência de sua finalidade. “Segundo levantamentos, a última manutenção deu-se em 1998, portanto, há 16 anos. O custo para realizar o desassoreamento está estimado em R$ 4 milhões. Estamos buscando recursos externos, mas não são suficientes. Precisaremos de investimentos próprios do Daep, que não temos”.
Além das obras no complexo de tratamento de esgoto, o departamento terá de providenciar a médio e longo prazos um novo reservatório de água na região do loteamento Jardim do Lago, que já caminha para o seu sexto lançamento, novas adutoras também nos novos loteamentos, além das substituições das canalizações de vários pontos de redes de água.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.