JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Prefeito Célio promove mudanças no secretariado

Cidade

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Nesta segunda-feira (07), será feito o anúncio de mudanças na equipe de governo do prefeito Célio de Oliveira (PSD). Uma das principais alterações ocorre na Secretaria de Governo e Gestão Participativa, que ganha mais uma atribuição: Gerenciamento da Cidade. Ainda que as revelações estivessem sido programadas para amanhã, o INTERIOR conseguiu apurar que o coronel Daniel Barbosa Rodrigueiro ganha novo prestígio e maior atribuições no secretariado, indo para mais próximo do prefeito, na pasta de Governo. Desta forma, o Célio busca garantir à administração estilos, marcas e conceitos que o próprio gestor sempre fez questão de pregar em sua vida pública e que o credenciou por 16 anos na Câmara de Vereadores – inclusive na presidência do Legislativo por alguns mandatos. Esta conduta o fez merecedor da confiança do eleitorado na eleição municipal de 2012.
Rodrigueiro substituirá Enio de Almeida, que passará a ser o Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, no lugar do ex-vereador Hugo Tadeu Montanari Crepaldi, que será remanejado para outro cargo, não revelado. Na articulação geral da Prefeitura ao lado do prefeito Célio, o coronel assegura uma imagem de segurança e confiabilidade à gestão municipal.
A firme atitude política do prefeito acaba com críticas e rumores quanto aos princípios de transparência e moralidade na administração pública. Ainda que em forma apenas de suspeição, politicamente a imagem do prefeito e do próprio governo estavam se desgastando e sendo alvo de denúncias ao Ministério Público.
Além desta troca no comando central da equipe, Célio de Oliveira deve revelar também substituições nas Secretarias de Administração, Planejamento, Trânsito e Mobilidade Urbana e Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado. O anúncio e posse ocorrem às 10h, no gabinete do prefeito. É certo que a princípio chegam dois novos nomes (Administração e Mobilidade Urbana) e remanejamentos nas demais secretarias até que ocorra uma reavaliação política e de resultados dos esforços de cada um no desempenho de suas funções. Mensalmente, o secretariado se reunirá para prestação de contas e verificação de resultados; aqueles que não estiverem correspondendo às expectativas podem deixar o cargo no início do próximo ano.
Os atuais secretários Enio (Governo), César Rodrigues Borges (Administração), Hugo Tadeu Montanari Crepaldi (Desenvolvimento), Daniel Rodrigueiro (Planejamento) e Júlio César Barreto (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado) serão remanejados, a princípio. O prefeito aguardou até sexta-feira o posicionamento do presidente da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), Cláudio Gomes Dias, o Tiradentes, que pretendia deixar o cargo para se candidatar a deputado federal. Mas Tiradentes decidiu por permanecer na equipe de governo.
Em reunião geral com os secretários na última quarta-feira, ao seu final, o prefeito Célio já deu indícios de que era momento de promover mudanças, e recebeu de todos a entrega dos cargos, colocados à disposição. A partir de então, Célio teve liberdade de avaliar e promover as substituições necessárias que o momento exige. E contrariando expectativas, não titubeou e surpreende com ações sem sacrificar os companheiros, que continuam merecedores de mais um voto de confiança em outras atribuições.
TRANSPARÊNCIA
O prefeito Célio deve aproveitar o momento de mudanças no secretariado para comunicar a abertura do processo de Sindicância interna que visa apurar o processo licitatório, aquisição e pagamento do plantio de grama esmeralda. Isso foi objeto de recente discussão na sessão da Câmara de Vereadores, e que é procedimento de investigação também pelo Ministério Público. O prefeito quer saber a veracidade nos números do plantio. Não obstante, implanta rigoroso controle administrativo para evitar possíveis novas falhas gerenciais, ainda que não representem dolo ou prejuízo ao erário.
Este imbróglio acabou preocupando e irritando o prefeito, pois expôs o governo e outros secretários a um constrangimento público, mesmo que afirmando não ter havido ilicitude, mas apenas “falhas administrativas” nas formas de empenho. O programa idealizado pela atual gestão tem por finalidade embelezar as praças, canteiros centrais e logradouros públicos.
Conforme ainda levantado pelo INTERIOR, outro ponto do evento será de explanações pela administração acerca das informações quanto às denúncias feitas ao Ministério Público e que se tornaram fonte de muitas informações desencontradas e boatos infundados. A administração tem plena certeza de que tudo será devidamente esclarecido. Várias destas denúncias já teriam sido inclusive arquivadas.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.