FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Penápolis registra temperatura de 9,5º C, a menor média do ano

Cidade

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Os penapolenses reclamaram para sair do quentinho da cama e enfrentar mais um dia de trabalho, acompanhado do frio que chegou anteontem no município. Mesmo assim, muitos deles não se adaptam com as bruscas mudanças do clima. Nos termômetros do DAEP (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) foi registrada a maior baixa em 2014, chegando aos 9,5º C, às 5h. Durante a tarde, o céu ficou encoberto e os termômetros ficaram nas casas de 12º C e 16º C. Segundo o site ‘Climatempo’, essa madrugada foi a mais fria no noroeste paulista. As temperaturas ficaram abaixo de 10º C, e se não fossem as nuvens que surgiram durante a madrugada, certamente teria mínimas ainda mais baixas. Em Lins, por exemplo, registrou 9,9º C, Araçatuba e Monte Aprazível 9,8ºC, em Valparaiso 7,6º C, e José Bonifácio 7,3º C.
Para a vendedora Maria Aparecida Bussanelli, conhecida por Cidinha, 46 anos, disse ter sido difícil acordar logo cedo. “Todo dia eu tenho que acordar cedo para levar meu neto a escola, mas hoje nós dois queríamos era ter ficado na cama”, comentou.
Já a comerciante do ramo de sorvetes, Junia Bernardes, 47, o inverno é ainda mais complicado, pois as vendas diminuem consideravelmente. “Além de acordar 6h da manhã para vir trabalhar, nós sentimos muito a venda de sorvete caírem”, lembra.
Mas ela alerta que em muitos lugares do mundo a tradição é tomar sorvete do inverno. “Na Itália, por exemplo, o consume de sorvete é ainda maior no frio. Mas para driblarmos esse empecilho nós criamos uma linha de delicias de inverno”, disse.
Frio mesmo quem passa é o servidor público que trabalha na varrição de rua, Claudionor Brito de Oliveira, 45, e que acorda pouco antes da cinco da manhã. “Eu acordo esse horário, pra bater ponto no DAEP às 6h. Agora ter que varrer as ruas da cidade de manhã e quando está frio é um problema, mas logo depois já esquenta o corpo e aí vai ficando tranquilo”, disse.
Já a servidora pública, Priscila Martinez, 28, ficou impressionado com a temperatura. “Quando eu acordei, o meu celular estava marcando 9º C, nós sentíamos muito frio. Mas agora está melhorando a sensação térmica”, comenta.
Os termômetros ontem se marcaram máxima de 21º C e mínima de 12º C. Durante o dia todo, a temperatura registrou 16º C.
PREVISÃO
Ao que tudo indica, a tendência é que as temperaturas continuem diminuindo, segundo os meteorologistas. Hoje, por exemplo, o dia deve ter sol com algumas nuvens, sem perigo de chover. A mínima prevista é de 11º C e a máxima, de 23º C.
Amanhã, o sol deve aparecer timidamente com muitas nuvens durante o dia. No entanto, a temperatura deve se manter entre 14º C e 25º C.
A partir de sexta-feira até sábado não está prevista chuva. No domingo com uma pancada de chuva, mas os termômetros devem começar a subir, marcando mínimas de 20º e máximas de 26º C.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.