BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Economia desacelera, mas Penápolis continua criando vagas de emprego

Cidade

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A criação de novas vagas de empregos tem ocorrido mensalmente em Penápolis. Apesar de a economia ter desacelerado em abril e maio, o município continua com saldo positivo na geração de postos de trabalho. No mês de maio, por exemplo, foram contratados 651 novos profissionais, sendo que 599 foram demitidos, um saldo positivo de 52. Os números de junho ainda não foram divulgados.   Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, comprovam que desde fevereiro a cidade está criando muitas vagas, quando ocorreram 1.851 contratações e 1.278 demissões, com saldo positivo de 573. Em março, foram criadas 178 novas vagas, com 839 pessoas contratadas e 661 desligadas. No mês de abril, foram 768 contratações e 729 demissões, com saldo de 39.   
Nos primeiros cinco meses do ano, foram admitidas 4.109 pessoas e 3.267 foram desligadas, o que gerou 842 novas vagas de emprego.
O bom desempenho em maio deve-se a contratação de motoristas de caminhão, que teve saldo positivo de 18. Além disso, o segmento de tratorista fechou o mês com 17 novas vagas criadas.
Segundo o Caged, o alimentador de linha de produção criou 14 novas vagas. Entretanto, a seção de costureiro de confecção em série fechou o mês com saldo negativo de 26, assim com caldeireiro que perdeu 12 vagas.
DADOS
O Perfil do Município é um produto integrante do Programa de Disseminação de Estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) destinado às Comissões Estaduais e Municipais de Emprego, às Prefeituras, aos Sindicatos e a outras instituições usuárias de informações em nível municipal.
Tendo como fonte o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o produto oferece acesso simplificado, auxiliado por mapas e filtros de seleção autoexplicativa, para proporcionar meios à obtenção de informações sobre a composição do emprego e sobre a movimentação de trabalhadores regidos pela CLT.
Os dados estatísticos são apresentados por setor e subsetor de atividade econômica, em nível geográfico, permitindo que se visualize a movimentação de um município com sua respectiva micro região ou Unidade da Federação e, em nível ocupacional (CBO), possibilitando a comparação das ocupações que mais admitiram, mais desligaram, tiveram maior ou menor saldo em determinado município.
Por se tratar de registro administrativo, há que se ressaltar a possibilidade de erro nas informações referentes aos municípios menores, onde a orientação aos declarantes é mais precária.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.