JOVEM PAN PENÁPOLIS

Penápolis entra em estado de alerta; umidade relativa do ar chegou a 11%

Cidade

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O município de Penápolis entrou em estado de alerta depois da umidade relativa do ar atingir, por volta das 20h, do último domingo, 24, o índice de 11% na estação automática de Lins. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), esse é o clima mais seco do ano. O dado foi medido pelos instrumentos automáticos do instituto. O recorde anterior, segundo o Inmet, foi registrado no inicio do mês, quanto no dia 10 registrou 14% de umidade. Especialistas comparam o clima seco com o do deserto do Saara, onde o índice é de 14%. Como consequência desse tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.
A previsão é de que na durante todo o dia de ontem, 27, a umidade relativa do ar ficasse em torno de 16% a 46%. De acordo com o site Climatempo, a previsão é de chuvas é apenas para a próxima terça-feira, 02 de setembro, quando terá pancadas de chuvas à tarde e a noite. A temperatura máxima para hoje é de 29ºC.
UMIDIFICADORES
Por a umidade relativa do ar tem atingindo níveis abaixo do recomendado para a saúde humana e para tentar minimizar os efeitos do tempo seco os umidificadores de ar têm sido os produtos mais vendidos nas farmácias do município.
Na Quinzefarma, por exemplo, o atendente Fernando afirma que já tem poucos umidificadores à venda. "Quase todas as unidades que tínhamos aqui na farmácia já foram vendidos, sendo que nas últimas duas semanas venderam de dois a três umidificadores por dia", conta ele.
Na Drogaria Popular, os umidificadores já não aparecem nas prateleiras do estabelecimento. De acordo com o atendente Fábio a expectativa é de chegar mais umidificadores de ar para suprir a demanda. “Nós vendíamos de dois a três unidades por mês, mas nos últimos dias a procura está alta”, comenta.


CUIDADOS COM A SAÚDE
 
ESTADO DE ATENÇÃO (umidade relativa do ar entre 20 e 30%)
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
Consumir água à vontade.
 
ESTADO DE ALERTA (entre 12% a 19%)
Observar as recomendações do estado de atenção;
Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
Evitar aglomerações em ambientes fechados;
Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
 
ESTADO DE EMERGÊNCIA (abaixo de 12%)
Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas;
Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.