COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Índice de empregos formais encerra mês de outubro com saldo negativo

Cidade

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

O índice de empregos formais em Penápolis foi encerrado em outubro com saldo negativo, na comparação entre o número de vagas criadas e a quantidade de pessoas demitidas. Enquanto as contratações foram 510, o número de baixas foi de 586, ou seja, uma retração de 76 postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (CAGED), que divulga mensalmente os números de contratações e demissões em todo o país. Em outubro, o saldo foi diferente no mesmo período do ano passado e distinto também do mês anterior, que encerraram com saldo positivo. Em outubro a principal variação e teve expressivo reflexo no número de demissões foi o setor de da indústria de transformação, que contratou 184, mas em contrapartida demitiu 209 funcionários com carteira assinada. O comércio também demonstrou não estar indo bem em Penápolis. Foram 128 assinaturas de carteiras de trabalho, mas 151 desligamentos oficiais. Além do número de demissões serem maior que as contratações, o número de vagas abertas também diminuiu com relação ao mês anterior. Em setembro, foram criadas 595 vagas de emprego, enquanto no décimo mês do ano foram apenas 510. De acordo com o secretário de desenvolvimento, trabalho e turismo, Ênio Cesar de Almeida, é importante ficar de olho nos dados estatístico do Caged, mas, deve-se levar em consideração a sazonalidade das vagas de empregos.
“Se levarmos em consideração as vagas que mais demitiram no mês de outubro, iremos constatar que foram no setor da indústria de cana-de-açúcar, isso porque estamos entrando no período de entressafra. Isso pode piorar nestes dois próximos meses”, comenta.
Ele salienta ainda que o ótimo número apresentado no inicio do ano não reflete exatamente o período que região, o Estado de São Paulo e o Brasil vivem.
“Até o ano parado nós tínhamos uma usina parada, no inicio desse ano, com a compra feita pelo Clealco, houve um saldo nos dados de mais de mil postos de empregos, nos deixando por muito tempo como a cidade que mais gerou empregos de Bauru a Andradina, porém, é momento de cautela e sem muita euforia”.
REGIÃO
Segundo dados do Caged, não foi somente o município de Penápolis que encerrou o mês de outubro com baixa. A cidade de Birigui, conhecida nacionalmente pela forte indústria de calçados infantis, teve uma queda de 90 postos de emprego.
Já nas cidades de Andradina, Lins e Promissão os dados não são diferentes. Andradina registrou o saldo de 85 baixas. Em Lins, foi registrado o menor saldo de queda, totalizando 18 demissões. Mas em Promissão o número foi a maior registrada nas cidades consultadas, fechando o mês com 104 baixas na carteira.
O município de Araçatuba foi a única que registrou saldo positivo com 117 novos postos de emprego.
COMPARAÇÃO ANUAL
Na comparação entre outubro desse ano e o mesmo mês do ano passado, 2014 teve um resultado pior. Isso porque em outubro de 2013, o levantamento do Caged encerrou o mês com saldo positivo de 16 contratações. Foram ao todo criados 509 novos postos de trabalho, enquanto houve 493 demissões. DADOS
O Perfil do Município é um produto integrante do Programa de Disseminação de Estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) destinado às Comissões Estaduais e Municipais de Emprego, às Prefeituras, aos Sindicatos e a outras instituições usuárias de informações em nível municipal.
Tendo como fonte o (CAGED), o produto oferece acesso simplificado, auxiliado por mapas e filtros de seleção autoexplicativa, para proporcionar meios à obtenção de informações sobre a composição do emprego e sobre a movimentação de trabalhadores regidos pela CLT.
Os dados estatísticos são apresentados por setor e subsetor de atividade econômica, em nível geográfico, permitindo que se visualize a movimentação de um município com sua respectiva micro região ou Unidade da Federação e, em nível ocupacional (CBO), possibilitando a comparação das ocupações que mais admitiram, mais desligaram, tiveram maior ou menor saldo em determinado município.
Por se tratar de registro administrativo, há que se ressaltar a possibilidade de erro nas informações referentes aos municípios menores, onde a orientação aos declarantes é mais precária.
Mês   Admissões   Demissões   Variações
Janeiro     815   612   203
Fevereiro   1036  666   370
Março 839   661   178
Abril 768   729   39
Maio  651   599   52
Junho 617   511   106
Julho       564   575   -11
Agosto      561   528   33
Setembro    595   556   39
Outubro     510   586   -76



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.